terça-feira, 24 de abril de 2012

I Festival da Juventude


I Festival da Juventude
Proposta de Tema: JUVENTUDES: FAZER PARTE EM TODA PARTE
Promoção: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
Apoio: UESB, FAINOR
Parceria: Coletivo Suíça Baiana/ Circuito Fora do Eixo


Introdução

A existência de espaços sociais, políticos e culturais juvenis no Brasil e no mundo que cumprem um papel formativo e mobilizador de transformações culturais nos autoriza a contribuir com essas iniciativas que objetivam democratizar a fruição e a produção da cultura contemporânea, as discussões sobre temas atuais e a possibilidade de criar movimentos de transformação social libertadora.

Vitória da Conquista pode fortalecer seu caráter e sua marca de Cidade Universitária e da Juventude enriquecendo com um Festival de Juventude com esse caráter seu calendário de um ano inteiro de atividades culturais em Música, Teatro, Dança, Literatura, Artes Plásticas e Ciência. Devemos nos inspirar no exemplo de Ouro preto para criar um turismo jovem tendo Conquista como foco regional e nacional, investindo na criação de pousadas e hotéis acessíveis, restaurantes e espaços culturais. Conquista deve ser o espaço da liberdade, da Cultura, da Criatividade, da viagem de amadurecimento dos jovens da Bahia e do Brasil. Essa iniciativa deve ser elaborada pelas Secretarias de Cultura, de Educação e Comunicação junto com as IES públicas e privadas do município e com os movimentos sociais juvenis.

Espaços de debate e reflexão nos moldes do que se construiu no Fórum Social Mundial (FSM) e em Fóruns temáticos e Fóruns regionais, inclusive os de juventude, nos indicam um caminho bem sucedido para criar uma programação sobre a temática social, cultural, política, econômica e comportamental, convidando intelectuais, lideranças jovens, gestores públicos e artistas para estimular uma massa crítica de formação e posterior transformação social através dos movimentos sociais. Os recentes e inúmeros eventos do FSM e do Fórum Mundial de Juventude comprovam que esses eventos têm uma audiência muito numerosa e qualificada, impactando muito positivamente nas cidades onde são realizados.


Objetivo

O Festival da Juventude, Diversidade e Cidadania é a proposta do município de Vitória da Conquista para conjugar essas duas demandas, a cultural com a social e política. Começará em 2012 com sua primeira edição para se tornar um evento permanente do calendário municipal, e se constitui desses dois momentos, o momento dos debates, encontros, oficinas, mostras e espaços para organização de movimentos juvenis durante o dia e das apresentações artísticas à noite.

Os debates, as reuniões de grupos de trabalho dos diversos movimentos de juventude, palestras, oficinas são planejadas anualmente por uma comissão formada pela administração municipal junto com representantes de movimentos sociais juvenis de negros, mulheres, LGBT, movimento estudantil, cultural, indígena, quilombolas, movimento Hip-hop e de pesquisadores em Ciência. Da mesma maneira, a programação cultural nos palcos montados na cidade será o resultado dessa interlocução, colocando o protagonismo juvenil em primeiro plano, sempre respeitando o caráter plural e diverso das juventudes que existem no país e o objetivo de estimular o mútuo conhecimento, a convivência dos diferentes, a busca da paz e da solidariedade e o fortalecimento dos valores dos Direitos Humanos.

O objetivo do encontro se volta justamente para os mesmos anunciados pelo Fórum Social Mundial: o fortalecimento dos direitos humanos de diversas dimensões, civis, sociais, econômicas, culturais e ambientais, o estímulo à paz e à convivência entre os diferentes e o fortalecimento dos movimentos sociais que buscam esses objetivos, a justiça social e a distribuição de riqueza.

Aproveitando a forma de funcionamento do FSM expressa em sua carta de princípios, o Festival será "um espaço aberto de encontro" (ponto 1), "plural e diversificado, não confessional, não governamental e não partidário" (ponto 8). A delimitação do Festival como espaço "de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo" (ponto 1). Suas propostas "contrapõem-se a um processo de globalização comandado pelas grandes corporações multinacionais e pelos governos e instituições internacionais a serviço de seus interesses, com a cumplicidade de governos nacionais" (ponto 4). O caráter não deliberativo é claro no Festival: "não se constitui em instância de poder, a ser disputado pelos participantes de seus encontros" .

Público Alvo

Jovens que pertencem às diversas juventudes: da cidade e do campo, estudantes secundaristas e universitários, militantes e simpatizantes dos movimentos negros, LGBT, de mulheres, do MST, indígenas, quilombolas, movimento Hip-hop e estudantes universitários pesquisadores. O objetivo é convidar e atender prioritariamente os jovens da Bahia

Programação

A ideia inicial é que seja um evento que tenha um perfil que coadune a experiência do Festival de Inverno de Ouro Preto, pela proposta cultural, lúdica, de diversidade cultural e artística, e o Fórum De Juventude, ligado ao Fórum Social Mundial.  Será um evento sem caráter deliberativo, que durante o dia tenha uma programação de debates e discussões sobre temas da conjuntura social, política, econômica, cultural e ambiental, oficinas, encontros e plenárias de movimentos sociais; e a partir das 20 horas teremos palcos para apresentações culturais, principalmente, mas não exclusivamente, de música, ligadas aos diversos gostos das diversas juventudes.

Os espaços mais apropriados para um evento desses durante o dia de discussões e debates são as instituições universitárias públicas em Vitória da Conquista, a UFBA, o IFBA e a UESB, por terem auditórios para grandes palestras e debates, salas de aula para oficinas, reuniões de grupos de trabalho e movimentos sociais, corredores para exposição de livros e produções culturais e, no caso da UESB, um restaurante universitário que pode servir aos jovens que vieram de outras cidades. As salas de aulas das instituições também servirão para alojamento dos jovens de fora da cidade de Vitória da Conquista.

O espaço de apresentações artísticas mais apropriado são as praças Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, por serem centrais e podermos articular linhas de ônibus entre os alojamentos e locais de discussões diurnos nas universidades e o centro da cidade. A realização de shows em palcos permite uma variedade maior de estilos e linguagens, assim como uma atendimento mais efetivo à diversidade cultural que estará presente no evento.

Nessa primeira edição, o Festival será realizado nos datas de 4, 5 e 6 de maio de 2012 (sexta, sábado e domingo), e o local dos eventos diurnos será ou na UESB ou nos espaços públicos em torno da Praça Tancredo Neves (Casa Régis Pacheco, rede de Atenção da Criança e Adolescente, Museus e outros)

Organização

A promoção do Festival Juventudes, Diversidade e Cidadania é da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, correalização da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, apoio da Faculdade Independente do Nordeste/FAINOR e parceria com o Coletivo Suíça Bahiana/Circuito Fora do Eixo.

A busca de patrocínio dos governos federal e estadual, assim como de suas fundações e empresas será importante. O empresariado deve ser convidado também a contribuir com o evento, uma vez que fortalece a identidade e a força da cidade de Vitória da Conquista no cenário regional e Nacional e isso impulsiona o turismo e demais negócios.



PROGRAMAÇÃO – Sujeita a alteração
DIA 1
04 de Maio – SEXTA - Manhã
09h
Início do Credenciamento
Centro de Cultura
09h às 12h
Apresentações culturais locais: ternos de reis, Pilão de Aroeira, Esquetes teatrais, dança, música.
Centro de Cultura
12h
Almoço
UESB
04 de Maio – SEXTA – Tarde
14h
Mesa de Abertura
Prefeito Municipal
Autoridades
Líderes estudantis
Dr. João Batista de Castro Jr – Juiz Federal
Centro de Cultura
15h
Palestra de Abertura: Gilberto Gil
Tema: Tema central do evento
Centro de Cultura
17h
Passeio Ciclístico
Saída da Praça da Escola Normal

04 de Maio – SEXTA - Noite
20h
Atrações Culturais:
Achiles e Convidados
Ladrões de Vinil
Vendo 147 convida Nina Becker, Lucas Santtana e Pepeu Gomes
Praça Barão do Rio Branco
Dia  2
05 de Maio – SÁBADO - Manhã
09h às 12h
DISCUSSÕES TEMÁTICAS (período reservado para reuniões e plenárias de movimentos sociais e organizações de juventude)
UESB
12h
Almoço
UESB
05 de Maio – SÁBADO – Tarde
14h às 17h
Rodas de Conversa
14h às 17h
Tema 1 -POLÍTICAS PÚBLICAS PARA/DA/COM A JUVENTUDE E O PLANO NACIONAL DE JUVENTUDE
Possibilidade de Convidados:
Gabriel Medina – Conselho Nacional de Juventude
Elisa Guaraná – Professora da UFRRJ
Severine Macedo - Secretaria Nacional e Juventude da Presidência da República
Lindberg Farias – Senador
Luís Eduardo Soares – Antropólogo
Memorial Régis Pacheco
14h às 17h
Tema 2 -CIÊNCIA, TECNOLOGIA, E EDUCAÇÃO
Possibilidade de Convidados:
Eliezer Pacheco – Secretário de Educação Profissional do MEC
Naomar de Almeida Filho – Professor da UFBA
Daniel Ilescu – Presidente da UNE
José Sergio Gabrielli – Ex - presidente da Petrobrás
Rede de Atenção
14h às 17h
Tema 3 – O QUE O JOVEM ESPERA DA RIO+20
Possibilidade de Convidados:
Mayra Ferrari – Nós Ambiente
Beth Wagner - ex-diretora do Instituto do Meio Ambiente/BA
Leonardo Sakamoto – Blog do Sakamoto
Marina Silva – Ambientalista/ ex-ministra
Casa da Melhor Idade
14h às 17h
Tema 4 - DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA
Albino Rubim – Secretário de Cultura do Estado da Bahia
Emir Sader – Professor da USP
Juca Ferreira – Ex Ministro da Cultura
Orlando Senna – Bate papo sobre “Perspectivas para o Audiovisual na Bahia”




Câmara de Vereadores
Tema 5 -DIVERSIDADE E IGUALDADE NO BRASIL: CIDADANIA DAS MULHERES NO BRASIL
Eleonora Munecucci – Secretária de Política para as mulheres
Nallu Farias – Marcha Mundial de Mulheres
Representante da Via Campesina
Lucia Barbosa – Secretária de Políticas Publica para Mulheres – Bahia
Creuza Maria Oliveira – FENATRAD
Núbia Regina – Uesb
Raquel Souza – socióloga -UFBA
18:30h
Café
APAE
05 de Maio – SÁBADO - Noite
20h
Atrações Culturais:
Complexo Ragga e Convidados
Tom Zé
Móveis Coloniais de Acaju convidam Leoni
Praça Barão do Rio Branco
DIA 3
06 de Maio – DOMINGO - Manhã
Rodas de Conversa




09h às 12h
Tema 6 -DIVERSIDADE E IGUALDADE NO BRASIL: DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT
Marcelo Cerqueira – Presidente do GGB
Vinícius Alves da ABGLT
Jean Wyllis – Deputado do PSOL
Ricardo Henrique Andrade – Professor da UFRB
Raphaela Oliveira (Lesbibahia)
Irina Bacci (presidente interina do conselho nacional LGBT
Câmara de Vereadores
09h às 12h
Tema 7–DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Pola Ribeiro – Cineasta e Professor
Pedro Caribé - Representante da Intervozes
Diogo Carvalho – Cultura digital e juventude – Secult
Marcelo Branco – Software Livre
Ruy Medeiros
Emiliano José – Deputado Federal
Rede de Atenção
09h às 12h
Tema 8 – DIVERSIDADE E IGUALDADE NO BRASIL: COMBATE AO RACISMO
Vilma Reis – Professora da UNEB (Politicas públicas para a Juventude Negra)
João Nogueira – Núcleo de Estudos do Negro
Preto Zezé – Presidente da CUFA
APRESENTAÇÃO CULTURAL: HIP HOP
Casa da Melhor Idade


09h às 12h
Tema 9–ECONOMIA CRIATIVA E PRODUÇÃO COLABORATIVA
Ivana Bentes – UFRJ
Pablo Capilé – Criador do Circuito Fora do Eixo
Paul Singer – USP
Márcio Pochman - Presidente do IPEA
Geraldo Reis - Diretor da SEI-Bahia
Martiniano Costa – Presidente da CUT Bahia
Museu Regional
12h
Almoço
UESB
06 de Maio – DOMINGO - Tarde
14h às 17h
Oficinas de Teatro, Vídeo, Cinema e Produção Cultural
UESB
18h
Café
UESB
06 de Maio – DOMINGO - Noite
20h
Atrações Culturais:
Gafieira Brasil e Brincando de Cordas juntos
Mundo Livre S/A
Criolo
Praça Barão do Rio Branco




2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, boa noite
sou da banda Saida de Emergencia e gostaria de saber como fazer para mandar material para avaliação de vcs. somos de Lauro de Freitas e alguns dos integrantes são alunos da UFBA. Nosso estilo é o Rock. Aguardo retorno, muito obrigado.
bandasaidadeemergencia@hotmail.com

AÇÃO CULTURAL disse...

Boa Noite.

A sugestão inicial é vocês entrar em contato com a prefeitura de Vitória da Conquista, caso esteja se referindo ao evento acima.
No caso de eventos de rock em Sergipe, lhe envio logo que possivel o contato de um produtor de bandas indepedentes que trabalho no Ponto de Cultura.
Abraço,

Zezito
gestor de conteúdo do blog