quarta-feira, 2 de maio de 2012

DANÇAS CIRCULARES – ARTE OU CIÊNCIA?




Imagem inline 1


                                                            DANÇAS CIRCULARES – ARTE OU CIÊNCIA?

*Déa S Melo
Abril/2012


Foi a busca pela paz no mundo, almejada pelas nossas mentes, mas adormecida em nossos corações, que na Universidade Internacional Holística da Paz – UNIPAZ, Núcleo Pará - educação com abordagem transdisciplinar, onde despertamos, ao descobrir que haviam muitas disciplinas e caminhos para aprender a ser e agir pela paz.

Assim as Danças Circulares Sagradas ancoraram no coração da Amazônia – Belém/PA como meio e mensagem para a paz. Das comunidades urbanas para as comunidades tradicionais, foi um passo. E não podia ser diferente, já que no berço da maior biodiversidade planetária - a Amazônia, danças tradicionais, ritmos e lendas ainda vivas, são roteiro seguro para redescobrirmos nossas raízes genuinamente brasileiras. Mais do que cultural ou social, foi um movimento natural rumo a nossa identidade, nossa alma, nossa paz.

Foram estudos, pesquisas, ações e programas que deram origem a ONG Mana-Maní Círculo Aberto de Comunicação e Cultura, completando 10 anos de serviços no próximo 05 de Maio de 2012. Nesta mesma data - 05 e 06/05/2002, iniciávamos em Belém/PA, a primeira formação em Danças Circulares do Brasil, referendada por Renata Ramos/SP, uma das pioneiras do movimento dessas Danças no Brasil, idealizadora do Encontro Brasileiro de Danças Circulares e a primeira focalizadora desta formação. 

Nenhum comentário: