sexta-feira, 27 de abril de 2012


Seed e comunidade Xokó lançam livros para escolas estaduais.

Fonte: Portal da SEED
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a comunidade indígena Xokó, está preparando um grande evento que vai levar conhecimentos específicos às escolas públicas estaduais que atendem os remanescentes indígenas de Sergipe. No próximo dia 3 de maio, às 9h, será realizado o lançamento dos livros "Os Xokó e o rio São Francisco" e "Povo Xokó: Histórias de Luta e Resistência". O evento será na Igreja de São Pedro, que fica na Ilha de São Pedro, município de Porto da Folha.

Os livros foram escritos de forma coletiva por alunos, professores e lideranças que atuam no Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, no processo de formação continuada, com o assessoramento técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (NEDIC/DED).

Segundo a coordenadora do NEDIC, Maria Conceição Mascarenhas, os livros vão servir de material didático específico para a comunidade indígena. Para os alunos das comunidades não indígenas, os livros servirão de material de pesquisa.

Serão distribuídos dois mil livros, sendo mil de cada título, em todas as escolas da rede estadual de ensino, atendendo ao que preconiza a Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas de ensinos fundamental e médio.

A coordenadora do NEDIC ressaltou a relevância desses livros. "Essas obras têm uma grande importância para a comunidade indígena e para toda a sociedade, pois são materiais que vão mostrar a história dos índios contada por eles mesmos", explicou.

Nenhum comentário: