terça-feira, 24 de julho de 2012

Secult promove oficinas de orientação para Edital de Apoio a Oficinas Culturais


No dia 30 de julho inicia o prazo de inscrições para o Edital de Apoio a Oficinas Culturais, promovido pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), como parte do Plano Sergipe Mais Justo. Como forma de informar e incentivar os artistas, agentes e produtores culturais e comunidade a participar dessa grande ação do Governo de Sergipe, a Secult irá promover oficinas de orientação sobre o edital.

As oficinas ocorrerão em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, municípios que serão contemplados pelo Edital, que irá beneficiar comunidades de baixa renda. Além de envolver os possíveis proponentes de projetos, a Secult está mobilizando as prefeituras municipais, os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), e entidades vinculadas a vários segmentos das artes no Estado a participar dessa ação.

No dia 31 de julho, às 9h, a oficina será realizada em São Cristóvão, no Museu Histórico de Sergipe (MHS). No mesmo dia, às 18h, será a vez dos agentes de Nossa Senhora do Socorro conhecer o Edital e tirar dúvidas sobre as inscrições. O encontro ocorrerá no Sesi do Marcos Freire. Já no dia 1º de agosto, será a vez da Barra dos Coqueiros receber o curso, que acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir das 18h.  A última oficina acontecerá em Aracaju, em data e local a confirmar.

A oficina é gratuita e está aberta a todos os interessados que queiram inscrever projetos para concorrer ao edital. Ao todo, serão contemplados 30 projetos nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Artes Integradas e Cultura Popular que trabalhem com linguagens da cultura sergipana e afro-brasileira.

Cada instituição ou pessoa física será contemplada com um valor de R$ 15 mil para viabilizar as oficinas, totalizando um investimento de R$ 450 mil, recurso proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Inclusão 

Um dos focos principais do Edital de Apoio a Oficinas Culturais, promovido pela Secult e Seides, é a inclusão e capacitação dos jovens em situação de risco através da arte. Pensando nisso, que os projetos deverão ter como protagonistas ou beneficiários jovens de 16 a 29 anos, residentes em um dos municípios da Grande Aracaju, e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Essa iniciativa inédita trabalha a dimensão da Cultura enquanto ferramenta para
o desenvolvimento do cidadão valorizando as potencialidades da cultura sergipana e afro-brasileira. “Essa parceria entre a Secult e Seides vai mobilizar os agentes culturais para levar a arte e a cultura para comunidades carentes da Grande Aracaju. Para nós, é muito importante que os interessados comparecem às oficinas, para tirar dúvidas e obter informações para que possamos ter um grande número de inscritos nesse Edital, uma ação estratégica e inovadora do Governo de Sergipe”, destaca a gestora.

Para acessar o Edital de Apoio a Oficinas Culturais clique aqui.

Nenhum comentário: