quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A CARAVANA LUIZ GONZAGA COM O PÉ NA ESTRADA.

 
 
 
Exposição Fotográfica e Cronológica
 
 
 
Professora Célia, diretora da Escola Estadual Petrônio Portela, Ana Lúcia (blusa rosa) e Irene Smith (preto) assistentes de produção
 
 
 

Meninas da oficina de iniciação a dança moderna do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania.

 
 
Muito feliz por ter estado ontem (12 de setembro de 2012) na Escola Estadual Petrônio Portela, no Conj. A. Franco,  realizando o primeiro itinerário da Caravana Cultural Luiz Gonzaga Vai a Escola, após a realização do sensacional lançamento que ocorreu no dia 31 de Agosto no Museu da Gente Sergipana.

A razão maior disso tudo é poder estar contribuindo para unir arte e educação, cultura e cidadania com  qualidade pedagógica  e estética , ajudando escolas,  artistas e grupos culturais na busca de laços, vínculos e pontos de convergência  que possam fortalecer estes encontros e alianças.

Outro motivo de grande alegria foi o fato da escola está situada próximo ao Complexo Cultural “O Gonzagão”,  local de realização das Semanas Luiz Gonzaga durante os anos de 2007 e 2008 e uma das iniciativas que serviram de inspiração para a elaboração do projeto da Caravana Luiz Gonzaga.

Também contamos com a presença da Dona Genilda, fundadora e presidente da quadrilha Asa Branca e alguns componentes, uma das duas  sediadas no local, e  que também estiveram  presentes na noite de lançamento no Museu da Gente.

Na fala de abertura registramos  a ausência/presença do professor José dos Santos, patrono da biblioteca da escola. A ausência se deve a morte prematura do profissional que ocorreu há cerca de três anos , com a idade de 54 anos,  e a  presença por causa da importância que o professor dava ao  convite realizado as escolas da região, quando da realização das Semanas Luiz Gonzaga e pelo fato da Caravana Luiz Gonzaga Vai a Escola, ser um sonho também compartilhado com ele e que vai se tornando realidade.

Na ocasião,  também foram lembrados aqueles  que estão contribuindo para a realização da iniciativa,   a Fundação Nacional de Arte – Ministério da Cultura, patrocinador oficial e os apoiadores locais, Fundação Aperipê, Museu da Gente Sergipana/Instituto Banese, Banco do Nordeste, Sebrae, Centro de Criatividade e Secretaria de Estado da Educação.

Por último a colaboração da  articuladora local, professora Fátima Viana e a da direção, professora Célia  e equipe técnica e funcionários da escola. A equipe do projeto,  foi lembrada nas pessoas de Ana Lúcia e Irene Smith, assistentes de produção.

E como no dia do lançamento, a palestra do professor José Augusto e as apresentações artísticas das meninas do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania e do Trio Casaca de Couro deixaram um gosto de quero mais.

A diretora da escola, professora Célia, solicitou que voltássemos outras vezes aquela unidade de ensino com ações semelhantes e que não esquecêssemos das outras escolas que não foram contempladas este ano com a Caravana Luiz Gonzaga.

Dito e feito,  nesta perspectiva,  já estamos elaborando um segundo itinerário para o próximo ano e com o sucesso da edição 2012, acreditamos que obteremos sucesso na obtenção dos novos recursos financeiros necessários para tal empreitada.

Dentro de mais alguns dias, estaremos publicando as datas  das nove escolas restantes da edição 2012 e para mais  informações sobre a Caravana Luiz Gonzaga e sobre dicas de utilização da vida e da obra musical de Luiz Gonzaga em sala de aula, recomendamos que acessem o blog: http://caravanaluizgonzaga.com.br

Quem esteve presente e quiser enviar imagens e textos, fiquem  a vontade.
Zezito de Oliveira e Dona Genilda
 
Público

Nenhum comentário: