terça-feira, 11 de setembro de 2012

CARAVANA LUIZ GONZAGA VAI PASSAR AMANHÃ NA ESCOLA PETRÔNIO PORTELA NO AUGUSTO FRANCO

 
A aula de quarta feira a noite vai ser diferente na Escola Petrônio Portela, localizada no Conjunto Augusto franco,  Zona Sul de Aracaju.  A instituição vai ser a primeira a ser visitada pela “Caravana Luiz Gonzaga vai à Escola”, projeto realizado pela Ação Cultural  e  contemplando pelo prêmio Funarte em homenagem ao centenário Luiz Gonzaga.
 Por volta das 14h uma exposição de aproximadamente 30 fotos de várias fases da vida de Luiz Gonzaga será aberta com um cenário que remete ao interior: mural que lembra casa de taipa, esteiras de palha. As fotos retratam a família, momentos de Era de Ouro das Rádios, o sanfoneiro com sua roupa em homenagem aos vaqueiros e imagens do local onde o Luiz Gonzaga nasceu.  Durante a noite o pesquisador e apaixonado pela obra do Rei do Baião, José Augusto de Almeida, fará uma palestra contando diversos fatos da vida do sanfoneiro e sua importância na música brasileira.  Após a palestra  adolescentes das  oficinas do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania farão apresentação de dança.  A noite será fechada com um repertório especial selecionado pelo trio Casaca de Couro com belas músicas do Rei do Baião.
Expectativa – cerca de 100 alunos do turno da noite estarão também assistindo e conhecendo a Caravana.  A professora de português da Escola Petrônio Portela, Fátima Viana, acredita que o projeto terá uma boa receptividade pelos alunos. “Acredito que eles vão gostar. A gente fez uma gincana cultural uma vez e a resposta foi muito legal. Eles participaram bastante e apresentamos a dança de São Gonçalo. Se dizem que Sergipe é o pais do forró nós precisamos conhecer Luiz Gonzaga. O forró é a nossa cultura  e precisamos valorizar”, destaca a professora.
Pedagoga responsável pelo turno da noite a professora Acácia Maria Santos acredita que o projeto da caravana merece apoio porque auxilia aos alunos a fazerem novas leituras de mundo. “O contato com elementos da obra de Luiz Gonzaga contribuirá para a formação dos nossos alunos e poderá suscitar o interesse pelas manifestações culturais nordestinas mais autênticas. Luiz Gonzaga é um ícone da cultura brasileira, não apenas da nordestina, seja pelo repertório, pelo estilo implantado, pelo que ele representou  para o Nordeste, apresentando a realidade do nosso povo às outras regiões do Brasil”, afirmou.
 
SERVIÇO
O QUE?  Caravana Luiz Gonzaga vai à Escola Petrônio Portela
 
QUANDO? Quarta feira (12 de Setembro) – Exposição será aberta às 14h
                                                                            -Palestra, apresentações artísticas – A partir das 19h30 
 
ONDE?  Escola Estadual Petrônio Portela – Rua Maria Adolfina Costa, nº 65, Conjunto Augusto Franco,
CONTATOS:    
Zezito de Oliveira – produtor executivo – 9993-4483(vivo)*8864-5927(oi)*8117-2290 (claro)
Joaquim Antônio – 79 9979 8190 (vivo) e 79 8809 7065 (Oi)
José Augusto - curador e palestrante da Caravana – 9961 0661 (vivo)

ESCOLAS CONTEMPLADAS NA CARAVANA LUIZ GONZAGA
Aracaju
Colégio Estadual 24 de Outubro
Colégio Estadual Valnir Chagas
Escola Estadual Petrônio Portela
Escola Municipal Juscelino Kubitschek
São Cristóvão
Escola Estadual Olga Barreto
Escola Estadual Elisio Carmelo
Escola Estadual Gaspar Lourenço
Colégio de Aplicação
Nossa Senhora do Socorro
Escola Estadual Júlia Teles
Escola Estadual Antônio Fontes Freitas

Nenhum comentário: