Stênio Ribeiro - Agência Brasil 11.11.2012
Os internautas da classe C são responsáveis por 56% de
acessos no Facebook e 55% no Twitter (Marcello Casal Jr./ABr)
Brasília – A nova distribuição socioeconômica do país, com mais
pessoas tendo acesso a bens de consumo, fez com que a classe C, ou classe média,
passasse a ser maioria no uso de redes sociais na internet. A constatação foi
feita por pesquisa do Instituto Data Popular (IDP), que será apresentada no
Fórum Novo Brasil, amanhã (12) e terça-feira (13), em São Paulo. Um dos
convidados é o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
De acordo com a pesquisa, que ouviu 1,8 mil pessoas nas ruas de
57 cidades e 20 mil pela internet, 48% dos 75 milhões de internautas brasileiros
são da classe média - assim considerada a família com renda mensal entre R$
1.540 mil e R$ 2.313 mil. A pesquisa informa que 44% estão nas faixas A e B, que
compõem a classe alta, e 8% são dos estratos sociais D e E, de mais baixo poder
aquisitivo.
Os internautas da classe C são responsáveis por 56% de acessos
no Facebook e 55% no Twitter, contra 24% da A/B nos dois casos. Quadro
totalmente diferente de pesquisa semelhante feita em 2009, que apontava absoluto
domínio da classe alta nas duas redes, de acordo com o diretor do IDP, Renato
Meirelles.
Virada perfeitamente normal, segundo ele, considerando-se que
em torno de 30 milhões de pessoas foram incorporadas ao mercado de consumo nos
últimos dez anos, nas contas do governo. Fato que alargou a base da classe
média, estimada em 101,1 milhões de brasileiros, equivalentes a 53% dos 190,7
milhões de brasileiros registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) em 2010. A baixa renda reúne 51,5 milhões (27%) e 38,1
milhões (20%) estão na classe alta.
Edição Beto Coura
Um comentário:
As redes sociais são mais usadas pela classe média porque são os que tem mais acesso a tecnologia e é uma forma importante de comunicação.
Eu perguntei o outro dia as carateristicas do valtrex e muitos medicos que tenho em facebook me responderam.
Postar um comentário