sábado, 23 de janeiro de 2021

Caos cognitivo! "Não viemos para explicar, viemos para confundir".

 CAOS COGNITIVO! UM EXEMPLO!

 Já faz  um bom tempo, dez anos aproximadamente, quando  fui convidado para fazer parte de coletivo para administrar um grupo de Teologia da Libertação (TdL) no facebook, possivelmente o pioneiro no  tema.

Em termos de qualidade de postagens o grupo é muito bom. O debate acontece,  e em muitos casos, a qualidade do mesmo  agrega ainda mais valor ao que é publicado. 

Mas também, ao longo desses anos nos deparamos com situações bem diferentes e constantes de  adversários contrários a TdL, buscando minar, atrapalhar, confundir, em síntese, combater a teologia da libertação dentro do próprio grupo. Ora vejam!!

Como o grupo começou   antes da renúncia de Bento XVI, o jogo era mais pesado, afinal, ser adepto da Teologia da Libertação naquele momento era ser contra a igreja, contra o Papa, havia mais reforço para acusar os adeptos da teologia da libertação de heresia e declarar excomunhão.  

Nos tempos atuais, estamos na companhia do próprio Papa Francisco quanto a este tipo de acusação. Pode isso Arnaldo?  E se Jesus voltasse como na primeira vez também seria incluído  nesse tipo  de grupo.  Imaginem vocês! O próprio fundador do caminho, sendo acusado de heresia, traição e por isso necessitado de uma nova crucificação.

Nos tempos atuais o grupo conseguiu um equilibro, embora para isso, medidas preventivas de contenção ou de reparação imediata do dano cometido, precisem ser tomadas,  o que leva no limite  a expulsão sumária do membro adversário.

Mas,  no inicio dessa semana,  uma postagem me chamou a atenção pelo nível de confusão que  busca espalhar, além do que percebi a primeira vista,  e isso merece ser

 socializado com mais pessoas. 

O assunto dessa postagem é  um  comparativo de dados do desempenho econômico e social, na época Lula/Dilma e agora na era Bolsonaro.

Mas o questionamento inicial que fiz a quem publicou foi sobre a forma como a página fazia sua apresentação.

Esquerda com Jair Bolsonaro e Lula

“Uma nova união vai surgir, vamos acreditar. Contra a Globo, contra o Moro. #COMUNISMOCONSERVADOR.”

Outro membro do grupo se manifestou estranhando,  e então marquei o autor da postagem para se explicar, e este me respondeu,  dizendo não ter o que explicar.



Já em outro grupo administrado pelo autor, onde a postagem também foi publicada,  o debate foi direcionado para o questionamento aos números apresentados. 

Um comentarista afirmou discordar dos dados de pobreza e desemprego, por razões óbvias , apresentando argumento lógico e outro complementou:  " O  desemprego chegou a 4 % no governo Lula, uma taxa  baixa , mas não zero. O  nosso país nunca teve analfabetismo zero também. Temos que ser diferente deles para não ficar propagando fake news."

O autor da postagem insistiu ser correto compartilhar os dados "tendenciosos" na opinião dele, porque a situação atual está muito critica mesmo. Na verdade dados mentirosos misturados com possíves verdadeiros.  

 No grupo da TdL, reafirmei esse ponto de vista, mesmo sendo o post   supostamente "favorável" a Lula e ao PT, não podemos aceitar o compartilhamento de fakenews.

Por outro lado, é estranho o autor da postagem mentirosa, e não tendenciosa, ter se apresentado no grupo em alguns momentos, como defensor da candidatura de Ciro Gomes a presidente, fazendo criticas ferrenhas a preferência de muitos integrantes do grupo da TdL demonstram por Lula e pelo PT.  

Zezito de Oliveira

Para saber mais:

A Teologia da Libertação está mais atual do que nunca

Teologia da Libertação: o que significa no contexto atual?

Papa enaltece padre pioneiro da Teologia da Libertação argentina

Curso Teologias da Libertação para os nossos dias – Aula 01 – (Marcelo Barros) - 22.07.20




Nenhum comentário: