quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

COMEÇA EM SERGIPE A CELEBRAÇÃO DO ANO PAULO FREIRE - PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SERGIPANA.

 Parabéns ao deputado Iran Barbosa por essa iniciativa.

Em termos de contribuição:
1 – A Assembleia Legislativa pode criar um hotsite, um sitio de internet especifico e exclusivo, para servir como espaço de cadastramento e agenda do que está programado para homenagear Paulo Freire durante este ano em Sergipe.
2 – A TV ALESE pode realizar série de programas de entrevistas, com no mínimo uma hora de duração, cada um, sobre a presença de Paulo Freire e sua influência em trabalhos desenvolvidos aqui em Sergipe no campo da Educação Popular, incluindo até mesmo experiências que tiveram inicio de forma concomitante ao Sistema de Educação Paulo Freire no inicio da década de 1960, e que também retroalimentaram-se mutuamente, como é o caso do MEB – Movimento de Educação de Base e as Caravanas UNE Volante e CPC da UNE em SERGIPE , assim como experiências realizadas no período da redemocratização como é o caso do Centro Sergipano de Educação Popular, AMABA/Projeto Reculturarte, estes nas décadas de 1980/1990 e etc..
SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: DO MEB AO CESEP : UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SERGIPE.
Nesse caso, faz-se necessário a contratação de um pesquisador ou o deslocamento de um profissional da ALESE para fazer trabalho de levantamento bibliográfico nesse campo.
3- Por último, no caso de audiência pública, entrevistas na TV Alese e etc., considerar a importância da participação de educadores populares, mesmo que não tenham pós graduação ou tradição no campo da produção acadêmica, educadores populares aqui, incluindo dirigentes de movimentos sociais e sindicatos, religiosos, artistas ou ativistas culturais, terapeutas populares e etc..
4 - A Assembleia Legislativa em parceria com a Secretaria de Estado da Educação pode incentivar a produção de desenhos, redações, podcast, vídeos e artigos científicos para alunos e professores da rede da educação básica. Os escolhidos podem concorrer a prêmios em bens culturais e/ou tecnológicos, desde que não sejam equivalentes a souvenirs.

Em reunião, deputado Iran Barbosa e presidente da Alese

Iran Barbosa discute preparativos para o Ano Cultural Paulo Freire com o presidente da Alese

Webinário que abre as comemorações dos 100 anos do pedagogo e escritor Paulo Freire, com a participação de Nita Freire, viúva do educador, e a colaboração dos professores sergipanos Flávio Nascimento, Sandra Beiju e Ângela Melo, vereadora por Aracaju; além do jornalista e doutor em Comunicação, Cristian Góes. - Acrescido em 27/01/2021 - 19:47



LEIA/ASSISTA TAMBÉM!




Nenhum comentário: