segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Um dia frio com chuva e o potencial dos estudantes que temos para fazer valer a pena ser professor ou não. Em que direção seguir?



 Hoje, 18 de agosto de 2025,  pela manhã na Escola Neyde Mesquita, localizada em uma zona periférica de São Cristóvão, mas muito ligada a Aracaju,  tivemos um grupo de alunos do sétimo ano que faltaram em razão da chuva, isso proporcionou na primeira sala de aula, com os cinco alunos que compareceram de um total de vinte,  abrirmos uma roda de conversa para abordar questões de relacionamento entre homens e mulheres sob uma perspectiva de respeito, cuidado, igualdade e etc., evidentemente, a questão de namoro não poderia ficar de fora.

A roda de conversa seria até um grupo maior de alunos chegar, mas a chuva não diminuiu e uma aula de geografia se transformou em uma aula de Projeto de Vida

Tivemos até julgamento da declaração de um dos alunos,  que disse a algumas colegas  gostar  de utilizar  o sentimento romântico das meninas para usar isso a seu favor. Ou seja, ação típica de um  latin lover ou Don Juan .

Para completar, uma das meninas “espertas” , até porque ela vê muito isso da parte dos meninos e homens da própria familia e na vizinhança,  propôs um julgamento da situação e como o colega não teve advogado de defesa, porque o outro menino da sala não teria condições de sustentar uma boa argumentação, ela assumiu e conseguiu fazer muito bem os dois papéis.

No final parabenizei a ela pela boa defesa, incluindo a parte da acusação, e agradeci ao aluno por ter se colocado a disposição em  ter uma opinião e comportamento pessoal  avaliado e julgado em sala de aula.

Como juiz dei o veredicto que  não haveria condenação,  mas ele deveria ter alguns momentos de conversa com profissionais ligados ao campo da psicologia, da pedagogia,  da assistência social e etc., para abordar a importância e necessidade de considerar questões como respeito, cuidado e igualdade na relação homem-mulher.

Há algumas razões para eu ter trazido essa situação para quem não esteve presente. A primeira delas é a possibilidade de fazer uma conversa  prazerosa e edificante como foi,   por causa da ausência de um número significativo de alunos, e podendo utilizar uma das minhas dinâmicas preferidas, o julgamento simulado, mas com grande dificuldade de ser aplicada nas turmas em geral. E o mais legal, nesse caso especifico,  protagonizado por uma aluna, que propôs e se dispôs a fazer.

O que fazer? Claro, não é deixar fora da escola alunos  que fazem de tudo para atrapalhar, não somente a aula tradicional, como também aulas com dinâmicas ativas de aprendizagem como essa e inspirada na filosofia freireana. Mas é preciso fazer algo mais, e não só pela ou através da escola.

Demandar mais da secretaria de estado da educação sim, como também de outros serviços públicos sim, incluindo das secretarias de saúde, assistência social, cultura e etc...Como? Pode ser uma boa discussão para ser realizada no âmbito das escolas, do  sindicato, dos cursos de licenciaturas, da imprensa.  Decerto discutir melhores condições de trabalho é  levar mais a sério, essa questão da indisciplina e agressão de alguns alunos a outros colegas e a professores.

O exemplo acima não tratou disso como a questão primeira, ou camada primordial, mas traz exemplo do quanto precisamos discutir o assunto “violência nas escolas”, porque isso trará os resultados esperados da aprendizagem adequada que nossos alunos precisam e do futuro da educação no Brasil.

Já em outra turma, também com menor quantidade de alunos,  mas nem tanto, na hora do recreio,  o que sobressaiu foi a grata surpresa de uma aluna ter solicitado para tocar a canção “Clube da Esquina” de Milton Nascimento, depois de uma sequência de duas canções da Rita Lee, em seguida,  escolheram para tocar Seu Jorge e ouviram/cantaram duas músicas deste último de forma bastante efusiva.

Isso acontece,  pois no horário do recreio às vezes fico na sala depois da aula passando algumas canções do youtube ligada na caixinha de som tipo JBL, mas fabricado pela Xaomi, a mesma que utilizo para transmitir o áudio dos vídeos que utilizo em sala de aula.

Na hora do recreio uma ou duas canções são escolhidas por mim, mas sempre no estilo pop (românticas ou dançantes) e as que seguem são escolhidas pelos alunos, na mesma linha, em geral dá para tocar ao todo, quatro ou cinco canções. Músicas muito agitadas e/ou com palavrãos, e as de  sofrência,  são solicitadas a não serem escolhidas  para não ficar um clima tenso, e também por não terem condições de contribuir para o enriquecimento pedagógico e cultural dos alunos.

Sobre a segunda questão que trouxe acima, como é fundamental considerar a presença da música e das artes de diversos formatos  e maneiras dentro da escola e fora, na comunidade,  visando melhorar o repertório cultural de nossos alunos, iniciativa imprescindível pelos diversos motivos que repetidamente estamos trazendo aqui no blog, escrito por mim e por outros autores.

Por outro lado, vale a pena aproveitar o exemplo acima, para explicar o motivo dos professores da rede estadual não terem aceitado a proposta de auxilio tecnológico por meio de um tablet comprado pelo governo do estado, o que significa dizer, mais do que um tablet precisamos de um auxilio financeiro como feito na gestão passada do governo estadual, auxilio em dinheiro para prestar contas por meio de notas fiscais de  compra de equipamentos que podem servir para diversas finalidades, além do registro no diário eletrônico, como projetar audiovisual, escrever, tocar música e etc...

  Zezito de Oliveira - É professor na Escola Neyde Mesquita, além de  editor do blog da cultura

 quinta-feira, 14 de agosto de 2025

A Islândia sabe como acabar com as drogas entre adolescentes, mas o resto do mundo não escuta


terça-feira, 29 de julho de 2025

Comunicado do blog da Cultura aos professores e estudantes da educação básica e superior. Cinema é um dos mais importantes canais de formação humana integral.


14º Concurso de Desenho e Redação da CGU - O clima está mudando! E você?

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domingo, 8 de março de 2020

"A gente não precisa somente de comida, a gente precisa de comida, diversão e arte.."Parafraseando Titãs.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024


 

 

 

 

 

 

 





Um comentário:

Anônimo disse...

Texto maravilhoso