CANAL DA AÇÃO CULTURAL

Loading...

domingo, 14 de dezembro de 2014

Gonzagão no dia do seu aniversário de nascimento. Pense neu.....





Ontem, 13 de dezembro, foi o dia de Santa Lúzia e também o dia do nascimento de Luiz Gonzaga, um de nossos artistas brasileiros mais queridos. Por causa disso, neste dia foi instituído o dia nacional do forró.

No ano de 2012, centenário de nascimento do velho Lua, a Funarte (MINC) lançou o edital que premiou iniciativas voltadas para a celebração da memória desse nosso grande cantador, músico e compositor.

A Caravana Luiz Gonzaga vai a Escola foi um dos projetos selecionados e o video abaixo conta como foi e os resultados alcançados.

A postagem que fazemos neste neste  momento, serve para relembrar/comemorar a realização da Caravana e quer estimular governos, escolas, iniciativas culturais e meios de comunicação a seguirem em frente.

Como Gonzagão, devemos ter em mente que a nossa principal meta " é andar por este país", não apenas fisicamente, como por meio da música, da poesia, da literatura, da pintura, do audiovisual e o que mais a nossa imaginação permitir..

Quem sabe, conhecendo para amar e transformar o que não serve, não consigamos mais rápido, construir uma nação mais justa, democrática, plural, diversa, ambientalmente sustentável, tolerante e criativa. 




Documentario experimental produzido pelos alunos das turmas 01 e 02, ano 2012, da oficina de audiovisual do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania/Ação Cultural.


Outras iniciativas semelhantes..


O imaginário do rei - visões do
universo de Luiz Gonzaga.  AQUI
Iniciativa  contemplada no Edital Funarte -  Centenário de Luiz Gonzaga.

-------------------------------------
 No ano em que diversas homenagens são produzidas sobre o centenário do Rei do baião, como o filme "Gonzaga de pai para filho" e a exposição "Baixio dos Baixos", não poderíamos deixar de homenagear o Rei.
Dominguinhos canta e conta Gonzaga, documentário inédito.
 Iniciativa  contemplada no Edital Funarte -  Centenário de Luiz Gonzaga.


 -------------------------------------
 Trecho do show LUA. O espetáculo presta uma homenagem ao "rei do baião" Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado no ano de 2012 - ano em que também é celebrado os 60 anos de idade e 40 anos de carreira de Nobrega.

Filmagem realizada no Instituto Brincante, no dia 17 de agosto de 2012. Esta iniciativa foi contemplada no Edital Funarte -  Centenário de Luiz Gonzaga.


------------------------------------------------------

 www.luizgonzagaeasdancasbrasileiras.blogspot.com

Facebook Aqui


 Iniciativa  contemplada no Edital Funarte -  Centenário de Luiz Gonzaga.

------------------------------------------------

 http://www.radiogonzagao.com.br
Iniciativa  contemplada no Edital Funarte -  Centenário de Luiz Gonzaga.

-------------------------------------------------
 https://bomdiagonzagao.wordpress.com
  Iniciativa  contemplada no Edital Funarte -  Centenário de Luiz Gonzaga.
-------------------------------- 

A sociologia de um gênero: o
baião.
A pergunta que anima este trabalho e que subsidia outras indagações no decorrer do livro é a seguinte: por que e como um gênero musical considerado de matriz rural só se definiu e se consolidou no espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro?  AQUI
 Iniciativa  contemplada no Edital Funarte -  Centenário de Luiz Gonzaga.

 -------------------------------------
 O PROJETO ASA BRANCA - TRAÇOS DE CANÇÕES
é uma realização da Dupla Criação, com o objetivo de visitar alguns dos clássicos da vasta obra poético-musical de Luiz Gonzaga. Com isso, queremos de instigar nos jovens a curiosidade por essa tão fascinante personalidade da cultura brasileira, ao mesmo tempo em que os apresentamos à sua obra.
É resultado de projeto aprovado pela FUNARTE, por ocasião das comemorações do 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga.
Músicas como 17 e 700, A rede véia; Xote ecológico e Numa sala de reboco, compostas e interpretadas por Luiz Gonzaga são fonte de inspiração para a criação de histórias em quadrinhos, mais uma forma de mostrar a riqueza musical do mestre pernambucano que ajudou a redefinir o espaço do Nordeste no mapa cultural do Brasil.
 http://pjluizgonzaga.blogspot.com.br/p/os-artistas.html

 Iniciativa  contemplada no Edital Funarte -  Centenário de Luiz Gonzaga.
 -------------------------------------
 A saxofonista Daniela Spielmann e o violonistas de 7 cordas Marcello Gonçalves lançam o CD De Onde Vem o Baião, uma homenagem a Luiz Gonzaga e aos artistas que ele influenciou. Integrantes do grupo Rabo de Lagartixa, daniela e Marcello estreiam em duo com a maturidade de anos de amizade e entrosamento musical. AQUI
 Iniciativa  contemplada no Edital Funarte -  Centenário de Luiz Gonzaga.


-------------------------------
 A HISTÓRIA DO REI, CONTADA PELOS SEUS SÚDITOS
Cantador Celo Costa homenageia Gonzagão em Documentário

 

No próximo dia 13 de dezembro, quando todo o país prestará homenagens ao centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o cantor e compositor Celo Costa, estará presente no CineCena Unijorge do Shopping Itaigara, às 20h, onde será apresentado o documentário “Luiz Gonzaga Tocava Asssim - uma aula de sanfona com Dominguinhos”. O título faz referência a forma única de tocar sanfona de Gonzaga, descrita por Dominguinhos, personagem principal do vídeo.
O documentário, que foi contemplado com o Prêmio Funarte Centenário Luiz Gonzaga - 2012, foi produzido e dirigido por Celo Costa e Antonio Nykiel e traz relatos e particularidades da história de Gonzaga através da visão de um artista que teve uma vivência bastante próxima à dele. “Muito além da questão didática envolvida na aprendizagem do instrumento musical, o DVD apresenta momentos singulares da vida de Gonzagão pelas lembranças de Dominguinhos, o que amplia o tema inicialmente proposto, dando um tom mais universal ao trabalho”, explica Celo Costa.

Celo Costa conta que teve a ideia de realizar o documentário a partir da necessidade, como músico e apaixonado pela sanfona, de conhecer e aprender mais sobre o instrumento. “Durante este trabalho, aprendi muito sobre a sanfona, sobre a maneira de se tocar e tive a oportunidade de me aproximar de Dominguinhos. Foi uma experiência muito rica, principalmente pela pessoa que ele é”, revela Celo.

  
A escolha de Dominguinhos como referência, como explica Celo, foi essencial para o resultado do trabalho “Inicialmente a proposta era fazer um trabalho direcionado para os músicos, os sanfoneiros. Mas Dominguinhos trouxe uma nova abordagem para o trabalho com suas vivências, trazendo outros assuntos que são de uma relevância universal, que gera um interesse muito além do estritamente musical.”   AQUI


 -------------------------------

“Gonzaga Contemporâneo”, contemplado pelo Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, estará dias 13 e 14 na Sala Guiomar Novaes


Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga
A Orquestra Visual Chawarma apresenta, dias 13 e 14 de novembro de 2012, na Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo, o show audiovisual Gonzaga Contemporâneo, em homenagem ao centenário de nascimento deste músico e compositor pernambucano.
O projeto, da produtora paulistana Scubidu Produções Culturais e Artísticas, foi um dos 20 primeiros classificados do Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, que recebeu ao todo 589 propostas oriundas de todo o Brasil.
Em Gonzaga Contemporâneo a Orquestra Visual Chawarma recorre a tecnologias de ponta em mixagem de som e vídeo para sincronizar o cenário à música, executada no palco pelo compositor Danilo Moraes, pelo pandeirista Sergio Krakowski e por Guilherme Ribeiro, na sanfona e teclado. Para desafiar a versatilidade destes três músicos – que recriam, com arranjos tradicionais e contemporâneos, as canções de Luiz Gonzaga – imagens do agreste e cenas da carreira do Rei do Baião serão projetadas em multimídia, no ritmo determinado pela apresentação ao vivo.

------------------------------------

Projeto "Centenário de Luiz Gonzaga - o lado carioca de Luiz Gonzaga", realizado em escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, através do Edital FAM 2012. Idealização: Fernando Gasparini; direção musical e apresentação: Marcelo Caldi; músicos: Fábio Luna (bateria e flauta) e Nando Duarte (violão de sete cordas).

Nenhum comentário: