domingo, 13 de agosto de 2023

Pai! Sejamos os melhores que pudermos. Para o mundo ser um lugar melhor para se viver. Com Chico Alencar, Chico Buarque, Toquinho, Vinicius , Raoni Smith e Verbo Filmes

Hoje é dia de quem é pai receber mensagens afetuosas, de perto e de longe. Algumas nem chega diretamente, mas de forma indistinta para quem está nos grupos de zap ou facebook, como em outras redes virtuais. E vale bastante, vale muito..

Das que recebi, tanto de uma forma, como de outra,  seleciono as três abaixo. O título dessa postagem foi a resposta que dei a uma das pessoas que entraram em contato comigo diretamente..

A primeira abaixo, considero uma sequência das deliciosas crônicas dominicais do pai, professor, historiador, escritor e deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ).

Leio-as com a mesma atenção e alegria como lia as crônicas de Dom Adriano Hipólito no folheto da missa dominical, saudoso bispo da diocese de Nova Iguaçu, região onde morei toda a minha adolescência e inicio da juventude, mais precisamente em São João de Meriti

DANDO A MÃO NA TEMPESTADE 

(Breve reflexão para cristãos ou não)

Que bonita coincidência entre o texto do Evangelho de Mateus (14, 22-33), lido hoje em milhares de igrejas cristãs do mundo, e o DIA DOS PAIS, instituído no Brasil em 1953 (mais por razões comerciais que espirituais, reconheçamos).

"Deus é pai", reza o dito popular. Mais: é Pãe (pai e mãe), Irmão, "força maior que nos guia", cósmica e primordial energia.

Pois nessa passagem da barca dos apóstolos em mar revolto (existir é também encarar tormentas), Jesus se apresenta com os atributos de grandeza que deviam ser praticados por todos os pais (e mães, e irmãos experientes - navegantes em meio às ondas ameaçadoras do mundo da pressa, da avidez do ganho, dos vírus e das bombas destruidoras, da prepotência dos que se julgam donos até das forças da natureza).

Nesse episódio, Jesus exercita o recolhimento, para não ficar prisioneiro do barulho, do ativismo "militonto"; a ousadia, recomendando aos seus sair ao mar, "ir para o outro lado"; a firmeza da fé, que dá leveza e ajuda a vencer a liquidez das águas e até andar sobre elas; a tranquilidade, apesar das agitações, incertezas e riscos de naufrágios; a coragem de ir contra a corrente e animar os outros a fazê-lo; a generosidade de, sempre e sobretudo na hora do sufoco, dar a mão, socorrer, não faltar. 

Pai é como esse Jesus no mar tempestuoso, certo de que virá bonança. Pai é aquele que diz que "navegar é preciso" e "coragem, não tenham medo: a paz esteja contigo".

Aquele que sabe arcar, cercar, zelar, velar, sem impedir ninguém de se lançar! Afastando fantasmas, singrando com confiança os oceanos de "ventos contrários" da vida. 

Pai é aquele que se faz tão confiável que os filho(a)s se atiram nos seus braços, sem qualquer receio.

Que consigamos ser assim, ao menos um pouquinho. Como nossos pais tentaram. E os filhos dos filhos dos nossos filhos - todos filhos e filhas do Amoroso Deus - também tentarão. O imenso (a)mar está à nossa frente!

"Ó mar salgado, quanto de teu sal são lágrimas de Portugal? (...) Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Quem quer passar além do (cabo) Bojador, tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu" (Fernando Pessoa, 1888-1935).

FELIZ DIA DOS PAIS!

(Chico Alencar)

www.comboni.org


A canção abaixo é uma canção melancólica,bela por isso também, assim como pelos ricos versos da autoria de Vinicius de Moraes, A música é da autoria do não menos genial Toquinho. Mas gosto dela também por trazer  o ciclo completo, inicio, crescimento e final da relação definitiva entre  pai e filho, pelo menos por um tempo para os que tem fé, e a continuidade quando o filho se torna pai e assim sucessivamente.
Assim, como no título, sejamos os melhores pais que pudermos ser, até porque muito do que somos continuará em nossos filhos, tantos os de sangue, como àqueles por afinidade ou escolha..

O Filho Que Eu Quero Ter


E para fechar, o meme que afirma ser mãe e pai,  duas faces de uma mesma moeda. Às vezes concentradas em um único ser, mulheres na sua maioria e não por escolha própria.


O vídeo abaixo foi preparado pelo filho Raoni Smith que segue e atualiza a trilha do pai e do avô paterno.  

E por último, um curta-metragem da produtora Verbo Filmes. Vale a pena, para quem quer conversar sobre pais e filhos em sala de aula, na igreja,nos equipamentos públicos de saúde, cultura e etc.


Abaixo adicionado no mesmo dia da postagem,, mas às 17:52
Abaixo adicionado no mesmo dia da postagem,, mas às 18:10


Zezito de Oliveira

Nenhum comentário: