sábado, 12 de agosto de 2023

Seminário Educação Popular, Audiovisual e Lei Paulo Gustavo acontece em Aracaju no próximo sábado, 19 de agosto S U S P E N S O


O evento foi suspenso em razão de dificuldades operacionais local. Quando estas questões forem resolvidas informaremos a nova data. Agradecemos aos agentes culturais e educadores populares que manifestaram interesse em participar, mas temos certeza que uma nova data proporcionará a satisfação das melhores expectativas depositadas para este evento..  

O seminário que contará com a presença de Everlaine Martines Brennand, assessora técnica na Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, pretende  reunir um grupo de pessoas interessadas na organização de um Observatório de Políticas Culturais de Sergipe, a ser criado com intelectuais acadêmicos e da sociedade civil ligados à organizações e movimentos sociais e culturais, e também no curto prazo promover o acompanhamento a agentes culturais/educadores populares que estão na ponta e necessitando de orientação para participar de editais das leis de fomento.

A iniciativa é da Associação de Docentes da UFS (Adufs) e Associação Cultural (Ação Cultural).

A caminhada que chega até ao proposto acima,  tem inicio a partir do final de 2019 com algumas atividade livres de formação com o tema “ educação popular, memória, cultura  e movimentos sociais"  realizadas sob a coordenação do professor Romero Venâncio (UFS) em parceria com intelectuais da universidade e/ou ligados a organizações e movimentos sociais e culturais. 

Na sequência, com a pandemia da COVID 19 a partir de 2020 se sucedeu uma série de atividades virtuais com a mesma temática, através de lives e cursos livres. 

Com o fim da pandemia houve diminuição em  termos  quantitativos, mas o estudo e divulgação da temática prossegue, tendo como marco recente a realização do curso virtual de  extensão “TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, CINEMA E MEMÓRIA NO BRASIL” em 1, 8 e 15 de JULHO.  

PROGRAMAÇÃO  

Manhã - 9 às 12 horas 

Abertura - Fala dos representantes as entidades promotoras e apoio cultural Adufs. Ação Cultural e SINTESE (aguardando confirmação) 

Evelaine Brennand–  Redes de Educação Popular e Audiovisual e a Lei Paulo Gustavo  - 25 minutos  

Romero Venâncio (UFS)  - Educação Popular e Memória no Cinema brasileiro dos anos 1960 até os nosso dias  - 15 minutos 

Marco Vieira (Produtora Clip Filmes) – O olhar humanista  como ferramenta de uma construção imagética popular.. 

Filme Doc. Meninos Marcado pra Morrer - CESEP 1991 - 15 minutos  

Tarde - 14 às 16 h 

Acácio Nascimento (IFS-Lagarto) – O Centro Sergipano de Educação Popular e o trabalho de formação politica nas bases populares em Aracaju nos anos 1980 e 1990 - 15 minutos

 Gilson Reis (Ação Cultural) – Os movimentos de educação popular e a cultura no relatório da comissão sergipana da verdade. Fontes para a produção audiovisual - 15 minutos; 

Sérgio Borges (Massapê Filmes)A produção de documentários sobre a história social e  cultural de Sergipe. - 15 minutos 

Filme: Chica Chaves - Documentário em homenagem ao Bairro Industrial - Massapê Filmes



Não há necessidade de inscrição para participar. É só chegar no dia...

Leia também:

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

O QUE FAZER? PARA SE CONTRAPOR A FORÇA DA BRASIL PARALELO, PRODUTORA DE AUDIOVISUAL DA EXTREMA DIREITA.

 Um programa de rádio e televisão semanal para dar visibilidade aos projetos contemplados na Lei Paulo Gustavo.  

Ô Cride fala para Margareth Menezes, Paulo Pimenta e Secretários (as)  Estaduais de Cultura, assim como para  dirigentes de rádios e tvs universitárias e legislativas. Missão para a EBC e Tvs Públicas dos estados, universidades e legislativas.. 


Nenhum comentário: