terça-feira, 29 de agosto de 2023

Apatia dos movimentos sociais trava demandas populares e preocupa Lula

 



Segundo aliados próximos, Lula tem se queixado de que a mobilização de movimentos sociais tem sido morna durante o seu governo, segundo a Folha.

Para o presidente, este fator acaba dificultando a discussão de pautas e a implementação de medidas que não são bem recebidas por setores políticos e da economia não alinhados ao petismo ou à esquerda.

Com a demanda popular dormente, a avaliação é a de que o governo fica fragilizado diante de pressões da direita e do centrão.

“Quando um grupo democrático e popular vence as eleições, muitas forças progressistas acham que acabou, que vencemos e que tudo vai ser implementado. Essa ilusão precisa ser trabalhada”, disse o presidente da Fundação Perseu Abramo e um dos principais conselheiros de Lula, Paulo Okamotto.

“Os projetos precisam de aprovação no Congresso, no Judiciário, na sociedade. Portanto é importante que a gente tenha um processo de discussão na sociedade, para fazer avançar um projeto democrático e popular”, completou.

Fonte: DCM

O que fazer? 

"Há muito a fazer para conscientizar, organizar e mobilizar o povo brasileiro. Recursos existem.  ​E há vontade política por parte de Lula e da Secretaria Geral da Presidência da República, monitorada pelo ministro Márcio Macedo.   ​Faltam apenas maior empenho, produção de material para os veículos de comunicação social e verba para que o governo disponha de uma rede de educadores populares de, no mínimo, 50 mil pessoas!"

Sobre a importância do papel da educação popular e da ação cultural de base comunitária para pensar  o tema  construção da hegemonia  cultural e politica... AQUI

O frade dominicano e escritor Frei Betto, 73 anos, acredita que uma possível prisão de Lula deve gerar algumas manifestações isoladas, mas o povo não vai tomar as ruas do Brasil. A falta de iniciativa popular é resultado das prioridades políticas dos governos petistas. “Nós estamos desmobilizados. Por que? Porque nos 13 anos do PT no Poder investimos mais em ofertar bens pessoais do que sociais. Fortalecemos a mentalidade consumista e não a cidadã”.

Frei Betto: “Estamos desmobilizados. Com o PT, fortalecemos a mentalidade consumista e não a cidadã”


"A direita criou o fantasma Paulo Freire, ou o bicho papão da doutrinação esquerdista, porque sabe do potencial da práxis freireana, mesmo que efetivamente esta teve e têm pouca utilização em nossas escolas e universidades. Ou seja, a crítica da extrema direita a presença de uma suposta presença de Paulo Freire na educação brasileira, embora afirme como já é, é mais pelo que pode vir a ser. E o governo Lula patina com relação a esta compreensão... Zezito de Oliveira"


FOLHA DE SÃO PAULO - 08/07/2013 - 03h07  RICARDO MENDONÇA

Os protestos pelo país não provocaram impacto só na popularidade da presidente Dilma Rousseff. Sua agenda também sofreu uma guinada. Nos últimos dias, ela passou a receber representantes de movimentos sociais que esperavam por uma audiência desde sua posse, em janeiro 2011.
Na lista dos que foram ou serão recebidos estão organizações recentes, como o MPL (Movimento Passe Livre), mas principalmente militantes com relações antigas e desgastadas com o PT, como gays, indígenas, camponeses, feministas e ativistas digitais.
A nova postura já rendeu as primeiras fotos para Dilma e gerou algum noticiário positivo. O histórico de desgastes com vários desses movimentos, porém, sugere que a reaproximação não deverá ser fácil. A lista de embates, reclamações e divergências em políticas públicas é extensa.

foto divulgação do apoio dos movimentos sociais a chapa Lula e Alckimin

Adicionado em 10 de setembro de 2023

CONVERSANDO SOBRE A DEMISSÃO DA ANA MOZER NO FACEBOOK

"Lembra no ano passado, durante o processo eleitoral, quando o Lula disse ( por mais de uma vez ) que era importante além de votar nele, eleger um bom congresso, com senadores e deputados progressistas?
Pois é... a demissão da Ana Mozer é sobre isso. "
Luiz Paiva

"Mas deveria haver um meio de começar a desmascarar esse câncer congressistas..." 🫤🫤🫤

Isabel Rodrigues

"Sim! Mas depende de um grande investimento em cultura de base comunitária e educação popular. O para isso precisamos trabalhar mais para conversar e convencer os nossos, os próximos a nós do campo da esquerda, é por isso que insisto na Ação Cultural, embora se fosse pensar mais em mim mesmo estaria pesquisando, escrevendo, produzindo espetáculos e etc..."

Zezito de Oliveira



Nenhum comentário: