domingo, 27 de agosto de 2023

O que a Poesia tem a ver com a minha vida? Oficina de Experimentações Agroecológicas em Dispositivos do Cineclube Cidadania.


 São duas oficinas, que dialogam entre si, com experimentações agroecológicas em dispositivos do Cineclube Cidadania, no quintal produtivo da Maumau Galeria. A vivência da jornalista, produtora cultural e agroecologista, Annìna Dias sobre como se produz uma sessão cineclubista na prática, com uma curadoria baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS, da Agenda 2030. E a do engenheiro agrícola e ambiental, André Cardim sobre compostagem regenerativa de resíduos orgânicos. 

Um exercício audiovisual de cidadania, que fortalece o olhar decolonial, focado no ODS 11, sobre educação para a sustentabilidade nas cidades e comunidades, seguido de uma prática agroecológica de como revitalizar nossos territórios. No final, vamos realizar uma pequena mostra de vídeos experimentais agroecológicos, seguida de roda de diálogos. Cada inscrito/a na oficina deve trazer o celular e uma foto e/ou vídeo quando criança, com registro dos seus primeiros contatos com a Natureza. Vai ser lindo! Bora?🌳


MAIS DETALHES: 

Por Annìna Dias

O que a Poesia tem a ver com a minha vida? Oficina de Experimentações Agroecológicas em Dispositivos do Cineclube Cidadania, com Annìna Dias e Compostagem Regenerativa, com André Cardim

O título da oficina é grande, mas ela é bem simples, prática e planejada com muito amor para reflorestar a vida da gente. Tem uma metodologia que convida os participantes a contarem histórias de seus primeiros contatos com a natureza, por meio do registro de fotos ou vídeos. Portanto, quem tiver interessado em se inscrever, não esqueça de vir com o celular carregado, e trazer junto as fotos antigas do álbum de família e/ou vídeos dos passeios de criança ao zoológico, da reserva ecológica, da primeira semente plantada no jardim de casa.

No decorrer da oficina de Cineclubismo e Compostagem, vamos produzir novas imagens em celulares e

no final, realizar uma pequena mostra de fotos e vídeos, dentro de três eixos temáticos: o cineclubismo, a memória e a sustentabilidade. Um exercício audiovisual decolonial que projeta a beleza do pertencimento, por meio de uma curadoria de filmes, feita por Annìna Dias, para o estímulo da prática do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 11, da Agenda 2030, sobre sustentabilidade nas cidades e comunidades.

Serviço

Dias: 02 e 03 de setembro de 2023 - Hora: 09h às 12h e 14h às 17h

Custo: R$ 100,00 pagos no dia da oficina, a Annìna Dias ou André Cardim

Onde: Maumau Galeria, que fica na Rua Nicarágua, 173, Espinheiro

Mais informações pelo Direct do Instagram de @aninadias, ou pelo whatsApp: (81) 99702 7171, com

Annìna. Divulguem, compartilhem e participem!

A oficina é uma realização da Rede de Economia Solidária: 🍃 @maumaugaleria

@cineclubecidadaniaoficial @cria.verde

MiniBio de Annìna Dias

Graduada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo (1991), com Especialização em Jornalismo Cultural (2007), ambas na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e Técnica em Agroecologia, no Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA (2023). Tem ampla atuação em Assessoria de Comunicação e Cultura, Tecnologias Sociais e Educação para a Sustentabilidade, por meio da atividade cineclubista na escola pública e privada, pontos de cultura, territórios pesqueiros e agroecológicos. É redatora, cantriz, produtora cultural, parecerista de projetos com ênfase no Audiovisual, Artes Visuais, Música, Cultura Digital, Economia Criativa e Solidária, e Coordenadora do Cineclube Cidadania. Acesse: cineclubecidadania.org.

Em 2018, produziu dois documentários em curta-metragem, como corroteirista e codiretora: Na Cúpula e Fornada. Desde 2020 é colaboradora da RedeKino – Rede Latino-Americana de Cinema, Educação e Audiovisual, e a partir de 2023, do Lab Kumã - Laboratório de Pesquisa e experimentação em Imagem e Som (Cinema/Ppgcine, da Universidade Federal Fluminense/UFF), Cinema de Grupo com processos subjetivos na educação e na clínica. Como produtora de conteúdo independente, atualmente estuda roteiro, cinema documental e comunitário.

MiniBio de André Cardim

Mestrado em Eng. Ambiental - UFRPE (2020), Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental - UFRPE (2016), Técnico em Saneamento Ambiental - IFPE (2006). Técnico em Agroecologia - SERTA (Em andamento). Experiência em gestão de resíduos sólidos, saneamento ambiental, construção de estradas, limpeza urbana, compostagem de resíduos orgânicos, agricultura urbana, tecnologias alternativas, agroecologia, educação popular e socioambiental. Trabalhos acadêmicos na área de conservação e preservação de talude (PIBITI/CNPq), projeto de pesquisa com educação ambiental e gestão de resíduos sólidos em shoppings centers. Consultor ambiental da Cria Verde - Consultoria ecológica, fundador da Vida - Compostagem Regenerativa. Participante dos Coletivos Jardim Secreto do Poço e da Associação Kapiwara. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, Saneamento ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos, Compostagem de Resíduos Orgânicos, Economia Circular, Conservação de talude, Degradação e Preservação ambiental, Agroecologia e Educação popular.

Nenhum comentário: