sexta-feira, 12 de abril de 2024

Como foi a 2ª Sessão do Cine Realidade na Paróquia São Pedro Pescador em 19/04/ 2024 . Uma benção! Parecia até que o Papa Francisco estava presente fisicamente.

 Tema - Papa Francisco e o Cinema


A 2ª sessão do cine-realidade  realizada na noite dessa sexta-feira, 19 de abril de 2024,   com a exibição do filme “Francisco, o Papa de todos”   foi satisfatória mais uma vez. O filme foi produzido e lançado  em 2013,  mesmo ano em que o cardeal Jorge Maria Berglogio ascende com o nome de Francisco  ao papel de  liderança principal da igreja católica.

O documentário tem como diretor Jorge Levin e está centrado na trajetória   de Berglogio como arcebispo em Buenos Aires, apresentando um rico painel de depoimentos de pessoas que conviveram mais próximos a ele, inclusive o rabino judeu-argentino Abraham Skorka,  assim como imagens da televisão argentina com homilias e reportagens sobre o cardeal arcebispo.

O documentário apresenta  o pensamento que deu base ao modo de vida do religioso. "Seu estilo de vida simples, próximo do povo e seus profundos conhecimentos sobre Teologia, contribuíram para que Bergoglio conquistasse a confiança e simpatia dos fiéis e de boa parte da opinião pública, que o conduziram à trajetória de novo Sumo Pontífice. O filme mostra um pouco do estilo de Bergoglio à frente da Igreja Católica na Argentina, que já apontava para a construção de uma nova era da religião para o mundo. Em seus primeiros dias em Roma, o Papa Francisco mostrou que vai conduzir a estrutura da Igreja Católica com uma atitude austera, com forte preocupação social e favorável a uma cultura de encontro entre Deus e os homens. (site Livraria da Travessa).

A última jovem a tecer comentários acerca das suas impressões sobre o filme, lembrou uma cena forte e comovente, a que mostra  mães e familiares em uma missa de sétimo dia em sufrágio das almas de dezenas de jovens que perderam a vida no incêndio de uma discoteca em Buenos Aires. Bergoglio foi o celebrante e dentre outras palavras fortes proferidas por ele, foi destacado, “Buenos Aires como cidade ainda não chorou o necessário pela tragédia”. Francisco aqui estava falando de solidariedade coletiva, empatia, compromisso cidadão na luta por justiça. Estava querendo se referir a banalidade do mal, como é tratado pela pensadora Hanna Arendt.

“Hannah Arendt chegou à conclusão sobre o mal de Eichmann. O mal que ele praticava não era um mal demoníaco, mas era um mal constante que fazia parte da rotina dos oficiais nazistas como instrumento de trabalho. Ou seja, a banalidade do mal é um mal que virou comum de ser praticado.” (site politize) 

Eichmann foi um dos principais comandantes nazistas, julgado e condenado a morte por participação nos crimes do holocausto no tribunal internacional de Nuremberg, realizado no ano de 1945

O mal da omissão, e não apenas da cumplicidade ou da participação ativa também traz consequências trágicas para a humanidade em muitas situações . A propósito da semelhança com o  acontecimento trágico  na discoteca em Buenos Aires (2004), foi lembrado pelo Pe. Anderson o incêndio da boate Kiss (2013) no Brasil.

Fotos: Maxivel Ferreira e arte do card

Dentre vários aspectos positivos da sessão dessa sexta-feira, destacamos:

a)     Termos encontrado um lugar bem interessante por ser  totalmente aberto, o que é  importante nestes tempos quentes em Aracaju, um pouco diferente do primeiro local, mas bem próximo, embora o primeiro seja parcialmente aberto  e a contento. Como diz a tradição popular, São Pedro nos abençoou.. E Raoni Smith, completa: Faz sentido, a igreja é dedicada a ele... São Pedro Pescador.. 

b)     A presença de Maxivel Ferreira da Ação Cultural, assim como a presença dos padres José Soares e Anderson Gomes, respectivamente vigário e pároco. As falas dos três foram bastante enriquecedoras para a assimilação do conteúdo do filme. Assim como a fala de Débora Rabelo, coordenadora do Crisma.

c)      O público presente foi ampliado com relação a primeira sessão realizada em março, com  presença de pessoas adultas ligadas a outros grupos e movimentos da paróquia. A participação dessa vez foi  melhor, mesmo que de forma mais provocada, na maior parte das vezes..

d)     O tempo de duração do filme foi legal, 60 minutos. O filme traz uma narrativa com forte carga emocional e afetiva, bem de acordo com a personalidade do Papa Francisco.

e)      Também as pipocas preparadas pelos catequistas, assim como a presença de José Expedito como motorista,  sempre importante, até como auxiliar de produção substituto, na instalação dos equipamentos, como aconteceu nessa sexta-feira...

 Ainda no clima de satisfação pelo resultado das duas exibições do primeiro ciclo de exibição de retomada do Cine Realidade intitulado “Papa Francisco e o Cinema” já estamos nos preparando para a última sessão desse primeiro ciclo, a qual tem previsão de realização em junho do corrente, com o  filme “A Carta” baseado na encíclica Laudato Si (Louvado Seja) do Papa Francisco e como parte da celebração do dia internacional do meio ambiente.

arte do card acima: Maíra Ramos com a colaboração de Maxi Ferreira

Para a sequência das sessões do segundo semestre intitulada “Fraternidade e Amizade Social” inspirado no tema da Campanha da Fraternidade deste ano, estamos programando filmes produzidos em Sergipe, inclusive pela Ação Cultural e outros realizadores, assim como filmes produzidos pela produtora católica “pé no chão de nossa realidade”  Verbo Filmes, sediada em São Paulo, mas com histórias e imagens de outras cidades e regiões  brasileiras.  

Dentre esses destacamos:

Chica Chaves, que traz a história do Bairro Industrial – De Gabriela Caldas e Sérgio Borges

Flores do Jardim  – Criação e produção coletiva com participação de Gabriela Caldas e Zezito de Oliveira – resultante do projeto Inventar com a Diferença..

Tribos Urbanas da Verbo Filmes e mais uns dois a serem escolhidos da mesma produtora.

Voa Passarinho, clip musical e “Se todas as escolas fossem Ponto de Cultura” – Ação Cultural.

Massa, Zezito! 👏🏽 A sua narração "cinematográfica", como sempre, ótima! Incrível como nos conduz bem às imagens dos acontecimentos in loco; a gente acaba se sentindo como se tivesse estado lá. Os pontos destacados foram emocionantes, como a fala do Papa Francisco quando da celebração da missa em  homenagem às vítimas do incêndio na boate em sua terra natal, em 2004 - impossível não lembrar das nossas, em 2013. Arendt presente! E reflito, se o "mal da omissão" não é tão terrível quanto a ação ativa, e olhe lá se não for ainda pior... 😒 

Lembrei da notícia que li, hoje, sobre o estudante autista morto na escola em que estudava por crianças como ele. Que chocante, Zezito! Que tipo de sociedade é essa em que até as crianças estão sendo vítimas da brutalidade, as que morrem e as que matam?! O pensamento de Hannah Arendt parece ter saído agora do forno. 

Quando tive contato com a sua leitura, ainda no começo da minha vivência na universidade, senti uma realidade distante, como aquela ideia que a gente tinha de que guerras pra nós só eram identificadas nos livros, parecendo ser algo que jamais conheceríamos de perto. Ledo engano! Nem as guerras nem Arendt estão distantes de nós. 

Espero mesmo ainda poder estar partícipe do Cine Realidade, que é uma excelente ideia!! Olha aí algo pra se pensar (levar o cinema aonde o povo está), aquele trabalho de formiguinha pra politizar na tentativa de desconstruir as falsas narrativas!! Há que se pensar nisso de forma ampla, essa é a minha sugestão. 

Beijo e parabéns a toda  equipe!! ✊🏽😘🙌🏽👆🏼🌺

Tânia Maria - cantora, atriz e professora de artes cênicas.

Acesse também:

Papa Francisco na Wikipédia 

sábado, 6 de janeiro de 2024

Papa Francisco e o cinema

 A "catequese da humanidade": o cinema, segundo Francisco

O filme "Francisco, o Papa de Todos" dublado, com baixa qualidade de 

imagem e gratuíto.

O filme "Francisco, o Papa de Todos" legendado, com melhor qualidade de

 imagem e com acesso pago.














Nenhum comentário: