terça-feira, 9 de abril de 2024

Nancy Fraser - Diante da metástase do sistema, o embate deve incluir nova gramática de vida – e o Cuidado tem papel crucial.

 


Nancy Fraser vê saídas ao capitalismo canibal

Pensadora provoca: há algo além da necessária luta de classes. Diante da metástase do sistema, o embate deve incluir nova gramática de vida – e o Cuidado tem papel crucial. Isso exige ação política e, talvez, o populismo de esquerda

por Nancy Fraser

Publicado 04/04/2024 às 19:27 - Atualizado 04/04/2024 às 19:51

Nancy Fraser em entrevista a Martín Mosquera, na Jacobin América Latina | Tradução: Rôney Rodrigues

Durante décadas, a teórica estadunidense Nancy Fraser contribuiu com ideias poderosas para a esquerda. Por vezes, estas ideias são claramente políticas, como quando Fraser apela ao feminismo para cortar os seus laços com a elite econômica e adotar uma política de classe que possa atacar a opressão nas suas raízes. Noutras ocasiões, são conceitos fortemente teóricos, como quando Fraser analisa a interação entre o capitalismo e as “condições de fundo” das quais o sistema depende e as quais não pode subordinar completamente.

Nos seus últimos trabalhos, Fraser defende uma síntese entre o prático e o teórico, a fim de evitar o desastre iminente que ela chama, em novo livro, de “capitalismo canibal”: a perspectiva de que o capitalismo, ao invadir todas as esferas da vida, pode destruir as suas próprias condições de sobrevivência e, mais importante ainda, as nossas.

Martín Mosquera conversou com Fraser sobre os cenários futuros que podem ser vislumbrados no horizonte se não agirmos de forma decisiva para minar o poder do capital e sobre os desafios na construção de uma alternativa. Segue a entrevista:

https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/nancyfraser-ve-saidas-ao-capitalismo-canibal/

sábado, 6 de abril de 2024

Convite à utopia do Comum

https://acaoculturalse.blogspot.com/2024/04/convite-utopia-do-comum.html

Nenhum comentário: