quarta-feira, 10 de abril de 2024

#1964+60 - Unirio vai homenagear estudantes mortos na ditadura que não concluíram cursos

 Publicado por Caique Lima - 10 de abril de 2024 no DCM


Lúcia Maria de Souza, Renê Silveira e Silva e Elmo Corrêa foram mortos na ditadura e não conseguiram concluir cursos na Unirio. Foto: Reprodução

A Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) vai diplomar três estudantes que morreram durante a ditadura militar e não conseguiram concluir seus cursos na instituição. Elmo Corrêa, Lúcia Maria de Souza e Luiz Renê Silveira receberão as homenagens póstumas da universidade.

A cerimônia está agendada para a próxima sexta (12) e as famílias das vítimas vão receber as homenagens. Os três cursavam Medicina e eram militantes do PCdoB na época em que foram assassinados.

Lúcia dá nome ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade e estava em seu quarto ano da faculdade, estagiando no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Elmo cursava o terceiro ano e Luiz Renê, o segundo.

Os três foram executados pelas forças de repressão enquanto combatiam a ditadura na Guerrilha do Araguaia, no sul do Pará. Seus corpos não foram entregues às respectivas famílias até hoje.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/unirio-vai-homenagear-estudantes-mortos-na-ditadura-que-nao-concluiram-cursos/

Nenhum comentário: