quinta-feira, 11 de abril de 2024

livro “O PUM DO PALHAÇO: o desmonte da cultura sob Bolsonaro” e as dificuldades atuais para implementação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc na maioria dos estados e prefeituras.

 

É IMPORTANTE LEMBRAR PARA NÃO ESQUECER. E LEMBRAR A PARTIR DE AGORA....

A Ação Educativa lançou  o livro “O PUM DO PALHAÇO: o desmonte da cultura sob Bolsonaro”, escrito por Eleilson Leite.

A obra traça uma linha histórica dos últimos sete anos da Cultura no Brasil e destaca sua importância para a construção de uma sociedade inclusiva, plural e democrática. O livro ainda apresenta uma análise do desmonte sofrido pela área de cultura na última gestão do governo federal, além de propor reflexões sobre liberdade de expressão e diversidade de pensamentos, valores fundamentais para uma sociedade progressista.

O autor, Eleilson Leite, é mestre em estudos culturais e coordena a área de cultura da Ação Educativa.

UFC CULTURAL

"Sinceramente, viver de cultura nesse estado cansa demais. Haja psicológico do agente cultural. Luta política, luta para estudar e se inteirar, luta pra aprender a escrever um projeto (que muitas vezes num tem uma avaliação de qualidade) luta para receber um resultado de edital, luta para executá-lo, luta para prestar contas...me sinto quase uma lutadora de um UFC Cultural." Tá Marya no grupo Comitê Paulo Gustavo (SE)

 RESISTIR E AVANÇAR É PRECISO.. PARA PODER VIVER DE ARTE.

 Isso lembra o que está escrito no livro "O pum do palhaço" desmonte da cultura no governo Bolsonaro, sendo que no caso da maioria dos governos municipais e estaduais, isso é feito de forma indireta e seletiva.Ou seja para os grandes ou médios conglomerados da cultura e da comunicação, o máximo apoio, para os micros e pequenos empreendedores culturais, o resto, as migalhas que sobraram. Haja vista a novela como é tratado o recurso da Lei Paulo Gustavo. Não é fácil. Mas resistir e avançar é preciso. Tomara que consigamos avançar nesta próxima eleição. Tomara que votar e fazer campanha para candidatos mais identificados com os interesses e anseios dos micros e pequenos empreendedores culturais , esteja em nosso radar. Do contrário, como diz a cantiga da perua, será pior a pior.

 Não resolve,mas ajuda.

P.S.: Os parlamentares que lideraram a formulação e mobilização pró Lei Aldir Blanc 1, Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 - Benedita da Silva (PT), Jandira Feghali (PC do B) e Paulo Rocha (PT).

Aqui em Sergipe, mais precisamente Aracaju, é importante lembrar a importante contribuição da saudosa vereadora Ângela Melo (PT), falecida infelizmente durante o exercicio do mandato.

Zezito de Oliveira no grupo Comitê Paulo Gustavo (SE)

Para adquirir o livro  " O Pum do Palhaço" 

 https://www.literarua.com.br/livros/o-pum-do-palhaco

Lei Paulo Gustavo em postagens AQUI no blog da cultura

 

Nenhum comentário: