quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Eis o FASC!

A ideía acima, da autoria do grande poeta Fernando Pessoa, exprime muito bem o significado do Festival de Arte de São Cristóvão para muitos sergipanos que sonharam com o retorno desse acontecimento. 
Pode-se também agregar a esta, outra idéia utilizada por Raul Seixas em uma de suas canções. “Sonho que se sonha sozinho é só um sonho, mas sonho que se sonha junto torna-se realidade”.
É com esse espirito que saudamos a retomada do FASC, cujo programação tem inicio no dia de hoje, 30 de novembro , prosseguindo até o próximo domingo. 

Em termos de reconhecimento, parabenizamos a atual administração da cidade, por comprovar a tese defendida pelo Movimento Pró Retomada do Festival de Arte de São Cristovão (PROFASC), a favor da realização de um FASC com menos recursos, e sem uma dependência muito grande daqueles diretamente investidos pelo ministério da cultura. 

A esse propósito, a comissão organizadora/mobilizadora do movimento, argumentou diversas vezes, sobre a necessidade da redução dos valores propostos no projeto elaborado pela gestão que estava a frente da prefeitura no ano de 2011, assim como a busca por outras fontes de patrocínio e de apoio, isso como forma de tornar viável a realização do FASC naquele momento.

Na reportagem abaixo, pode-se perceber um pouco as diferenças de perspectivas. https://www.youtube.com/watch?v=aTN4IxFWw40
Aqui o blog com informações sobre a memória do movimento PROFASC e assuntos correlatos.
http://scprofasc.blogspot.com.br/…/…/memorias-do-fasc-3.html

Mas ainda há muito que superar em termos de limites e desafios, em especial no que diz respeito ao fortalecimento da dimensão cidadã e econômica. Um problema crônico das iniciativas culturais promovidas pelo poder público em Sergipe Del Rey.

Em termos da dimensão cidadã, um bom ponto de partida foi proposto também em 2011, porém as próprias organizações que estiveram diretamente ligadas a organização ou apoio ao movimento PROFASC, não conseguiram obter o consenso necessário para realizar o seminário proposto abaixo, assim fosse, colaboraria para a dimensão cidadã ser considerada com maior potência neste FASC redivivo

Quanto a dimensão econômica, a nossa expectativa é que a universidade e/o sistema S, notadamente o SEBRAE, façam estudos/pesquisas necessárias para o levantamento do investimento realizado no FASC e em outras iniciativas culturais , assim como acerca do retorno econômico , não apenas o imediato, como o de médio e o de longo prazo.

Ah! E não pode esquecer de disponibilizar o resultado desse estudo/pesquisa para a coletividade, porque o conceito INVESTIR NA ARTE E CULTURA PARA ALAVANCAR A ECONOMIA, precisa conquistar mais mentes e corações, em especial dos responsáveis pelas secretarias de finanças ou de fazenda, assim como da parte de outros gestores públicos que não conhecem o potencial de geração de empregos, rendas e tributos, proporcionado pelo investimento em iniciativas culturais de pequeno, médio e grande porte. 

Aqui um excelente vídeo aula sobre cidades criativas, abordando aspectos importantes da dimensão econômica e gestão politico-administrativa https://www.youtube.com/watch?v=NAiKjYz_P1Q

E finalmente, nos encontramos em São Cristóvão. A programação está aqui https://www.facebook.com/festivaldeartesdesaocristovao/

Não sei se haverá transmissão de algumas atividades via youtube e facebook. Se não acontecer este ano, com certeza no próximo.
Fica como sugestão a equipe organizadora/mobilizadora do FASC. Reforçando: A transmissão via os dois canais citados acima é o ideal.

P.S.: Em comentário desse post no facebook, fomos informados que a Rádio Aperipê fará a transmissão ao vivo de alguns shows.

http://www.radiosaovivo.net/aperipe-aracaju/
José de Oliveira Santos – “Zezito” – Educador e Agente/Produtor Cultural.

Gravação realizada pela Aperipê TV em Abril de 2010