PROJETO JORNADA ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE


  Projeto II Jornada Ecologia e Espiritualidade - Edição 2012 é aprovado

O projeto II Jornada Ecologia e Espiritualidade foi aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade. Confira  lista, aqui

Embora tenha sido aprovado com um valor menor do solicitado, R$5.100,00 ao invés do  R$7.000,00 solicitado, fica  garantido o custeio do principal que é o cachê do assessor/artista,  Zé Vicente,  passagens aéreas e estadia. O custo de som e a cobertura fotográfica/ vídeográfica foi uma das contrapartidas oferecidas  pelo ponto de cultura "Juventude, Cultura e Cidadania"  que  contará com equipamentos apropriados.

Para cobrir as demais despesas que foram cortadas, como material  de divulgação e etc. buscaremos outras parcerias.

Mais...
 Zé Vicente será o assessor/artista convidado


O olhar do Pe. Soares sobre a primeira reunião preparatória da segunda jornada ecológica. AQUI

 

A vida no planeta

Depois da RIO + 20 parece que certo desânimo tomou conta de algumas organizações que lutam pelo meio ambiente. As decisões foram tímidas e a sociedade organizada se pergunta: até quando conviveremos com tanta incerteza? Os próximos meses e anos com a insistência da "crise econômica" na Europa não oferece a humanidade grandes esperanças. O momento é deveras delicado. Num texto emblemático Leonardo Boff aponta:

"Depois das crises que afligem toda a humanidade, particularmente a do aquecimento global, da insustentabilidade do planeta Terra e ultimamente da econômico-financeira, atingindo o coração dos países opulentos, o crescimento do fundamentalismo e a permanente ameaça do terrorismo, os cenários dramáticos que muitos analistas sérios desenham para o próximo futuro da Terra, da Humanidade, da vida[1] ...", completamos, não são animadores. A primazia do econômico sobre o social tem sido a grande mazela da nossa civilização ocidental.

As futuras gerações terão um papel fundamental na disputa pela sustentabilidade do planeta. O sistema necrófilo que alimentamos após a Revolução Industrial, precisa mudar rapidamente. Quem da nossa geração - década de 1960 - não se lembra dos engajamentos sociais e políticos durante a ditadura militar no Brasil? Quem não recorda a formação de uma base utópica em meio às religiões e a sociedade da época? Bons tempos. Só que, passaram. O crivo de análise é outro. O subjetivismo exacerbado que vivemos hoje nos aproxima incomensuravelmente da indiferença e da negação do outro. É preciso rever esse quadro.

Nossa geração necessita de uma marca indelével para substituir a depredação do meio-ambiente. E, em coisas pequenas e simples podemos mudar. Tomar atitudes que revelem o lado místico e mistérico de homens e mulheres mais espiritualizados. Esse combate já se iniciou e com palavras motivadoras, Boff nos apresenta esse caminho como essencial:

"Do capital material somos forçados passar ao capital espiritual. O capital material tem limites e se exaure. O espiritual, é infinito e inexaurível. O capital espiritual feito de amor, de compaixão, de cuidado, de criatividade, realidades intangíveis e valores infinitos que não há limites[2] "
Na comunidade eclesial e com a ONG Ação Cultural, queremos esse ano dá mais um passo na conquista desse equilíbrio entre o ser humano, a natureza e a vida de fé sem limites. Estamos preparando para setembro a II Jornada Ecologia e Espiritualidade com Zé Vicente. Venha e some-se a nossa luta e ardente desejo de justiça, solidariedade equilíbrio ambiental e espiritual.

José Soares de Jesus

 

Justiça e Beleza se abraçam na obra de Zé Vicente.  


Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
21/12/2008 ·
Em 1968 Gilberto Gil, através da composição Procissão, afirmou: “Eu também tô do lado de Jesus, No entanto, acho que ele se esqueceu de dizer que na terra a gente tem que arranjar um jeitinho pra viver" .

Certamente ele não havia tido contato com os pensamentos e ações de centenas de religiosos cristãos (bispos, padres, freiras e leigos) que, no final da década de 60, atuavam de forma discreta para tornar possível o sonho de transformar este mundo em
“festa, trabalho e pão” como disse o compositor e parceiro tropicalista Capinam.

Provavelmente, ao mergulhar nas brenhas e veredas do Brasil, a partir de 2002, Gilberto Gil como ministro, pôde perceber os frutos maduros plantados por tantos cristãos, que nem sempre precisaram romper de forma radical com as estruturas religiosas, como o
Padre Nando, do romance Quarup, de Antonio Calado.

Estes resultados, em termos de ação cultural, estão materializados em milhares de artistas e iniciativas socioculturais que foram alimentados no passado e ainda um pouco nos dias de hoje, pelo compromisso com as mudanças socioestruturais por parte da igreja católica no Brasil.


Quem se der ao cuidado de pesquisar este assunto a fundo, irá se deparar com uma significativa quantidade de
artistas populares e intelectuais orgânicos que iniciaram suas trajetórias na seara de tantas comunidades cristãs de base.
Leia mais:

http://www.overmundo.com.br/overblog/justica-e-beleza-se-abracam-na-obra-de-ze-vicente


 Leia também o release 01 do Zé Vicente, AQUI

Leia sobre o  Sertão Vivo, projeto idealizado e realizado por uma equipe liderada por Zé Vicente. AQUI

O olhar de Zé Vicente sobre a Romaria dos Mártires da Caminhada em Conceição do Araguaia. AQUI



 Ecologia com arte e com as tradições espirituais.  

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
17/9/2012 ·
O mundo vive uma crise ambiental sem precedentes, e as recentes e constantes tragédias climáticas são o retrato visível dessa realidade.

A causa fundante dessa situação é o sistema capitalista predatório e excludente, cujas origens mais distantes no tempo estão ligadas aos primórdios da revolução industrial, que teve início no século XVIIII, embora haja quem defenda que se pode retroceder ao século XV, com o mercantilismo, para localizar as origens de tanta barbárie.

Nos dias de hoje, o capitalismo tornou-se muito mais que um sistema econômico, fortalece-se porque está cada vez mais integrado ao sistema de valores, de significado e de sentido que mobiliza corações e mentes de bilhões de pessoas no mundo inteiro, em especial por meio da publicidade que visa o consumo insano e inconsequente dos bens naturais, tanto em sua forma primária, quanto na industrializada.

Dessa forma, o capitalismo é também um sistema cultural, notadamente nestes tempos da chamada revolução pós industrial, cuja base de exploração e de consumo está cada vez mais alicerçada na produção do conhecimento, dos símbolos e do imaginário individual e coletívo.

Neste sentido, a dimensão cultural é um componente fundamental para compartilharmos informações e conhecimentos com vista à apresentação de outras formas de nos relacionarmos, de produzirmos e consumir, almejando a superação da cultura que tem na ideologia capitalista a sua base de sentido e significado.

As grandes tradições espirituais têm um tesouro inesgotável de informações e conhecimentos que podem ser obtidos por aqueles que se preocupam com a superação do modo de produção capitalista não apenas por meio de grandes sistemas de idéias e ações baseadas na razão, mas também por meio de reflexões, experiências ou vivências relacionadas a outros sistemas de idéias, valores, ou comportamentos, que estão registrados nos modos de viver, nas memórias escritas e nas obras literárias e artísticas de muitas instituições, comunidades ou grupos religiosos espalhados pelos cinco continentes.

O Cristianismo tem referenciais muito importantes neste aspecto: um deles é na pessoa de São Francisco de Assis, um homem com idéias e atitudes atemporais, ou seja, que valem para qualquer tempo.

Outras referências importantes neste sentido podem ser redescobertas não apenas no comportamento de pessoas como São Francisco, mas também nos modos de pensar e agir contidos na bíblia e nos escritos e atitudes de homens e mulheres, tanto da igreja católica romana, quanto das ortodoxas orientais, e das igrejas surgidas com a reforma protestante, iniciada por Martinho Lutero.

A espiritualidade de matriz indígena, africana e oriental também detêm um manancial de riquezas muito grande na perspectiva defendida acima e cada vez mais atraem a atenção de pessoas e setores que tem compromisso com a causa ambiental.

Como elemento fundamental no avanço e consolidação do chamado para a realização das jornadas “ecologia e espiritualidade”, citamos a criação artística, pois os artistas são as antenas da raça, na feliz expressão do escritor Ezra Pound.

Dessa forma, a produção artística tem sido outro manancial importantíssimo de informações e conhecimentos para a compreensão da necessidade de mudarmos nossas ideias, valores e hábitos, que alimentam o monstro que devora a todos e a tudo e, consequentemente, ameaça a permanência da espécie humana (ou da vida) no planeta terra.

Um desses artistas é Saint-Exupery, que afirma no livro “O Pequeno Príncipe” que o essencial é invisível aos olhos. Portanto, mergulhemos nos mistérios de nossas tradições espirituais e busquemos redescobrir em nosso acervo artístico, inclusive em nosso próprio potencial de criação interior, as fontes para descobrirmos ou redescobrirmos aquilo que é mais sagrado, o que é essencial.

Para ajudar nesta tarefa, teremos no inicio da primavera de 2012, em Aracaju, a participação de Zé Vicente, missionário, cantor , compositor, músico, educador e ecologista, definido pelo site MPBnet da seguinte maneira: "Um apaixonado por seu povo, sua terra, pátria, planeta, suas raízes sagradas. Através de Shows e das Oficinas de Arte-Vida, Zé Vicente vai sensibilizando pessoas com sua poesia e música criativa , em sintonia permanente com as grandes causas humanas, sociais e ecológicas do nosso tempo.”

Pode chegar quem estiver sentindo a necessidade de trilhar por este caminho, seguindo as pegadas de muitos homens e mulheres que estão fazendo o mesmo, em diversos lugares do mundo, como ocorreu recentemente no Rio de Janeiro, por ocasião da Cúpula dos Povos na Rio+20.

Para saber mais detalhes sobre a Edição 2012 da Jornada Ecológica, acesse:
AQUI

Leia o artigo "Justiça e Paz se abraçam na obra de Zé Vicente". AQUI

Leia também:

INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO PARA OS RELIGIOSOS(AS) HOJE. AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇA CLIMÁTICA.

AQUI

Baixe e ouça um dos primeiros gravados por Zé Vicente em parceria com Babi Fonteles.
emCANTO. AQUI

2ª Jornada Ecologia & Espiritualidade Edição 2012  

de 21/9 a 23/9 · Aracaju, SE


Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
12/9/2012 
Estamos na reta final para a realização da 2ª Jornada Ecologia & Espiritualidade (21 a 23 de Setembro) – JE2012.

A nossa esperança é que possamos ampliar os resultados e corresponder a algumas expectativas despertadas durante a realização da JE -2011. Uma delas diz respeito à necessidade de ampliação do número de participantes.

Esta constatação foi feita pelos participantes da JE -2011, que se surpreenderam com as condições e oportunidades criadas naquele momento para a discussão de uma abordagem integral ou sistêmica que oriente a vivência de metodologias de educação criativa, pouco comuns em processos de formação e de mobilização em nosso Estado.

Esta é uma das razões mais importantes na motivação do grupo formado por cerca de 7 agentes sociais e culturais que, desde abril, se reúnem na paróquia São Pio X, em Aracaju, para organizar mais uma jornada “ecologia e espiritualidade”.

Lembrando as palavras de Jesus Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”

Que venham à JE-2012 todos os que estão em busca da unidade perdida ou, em outras palavras, querendo combinar fé e compromisso sociotransformador, luta e prazer, razão e emoção, trabalho e alegria, pão e poesia, preservação da natureza e atendimento às necessidades humanas essenciais, e, ainda, harmonizar politica e estética.

Convidem aqueles que estão inquietos, indignados e que sentem que é preciso mais coragem, criatividade e generosidade para nos relacionarmos em busca da unidade com todos os seres da criação, tendo como objetivo a superação da crise em que a humanidade está mergulhada em decorrência do modelo capitalista predatório e excludente, que neste início do século XXI se fortalece por estar incorporado aos símbolos, valores e sentidos que alimentam mentes e corações de amplas parcelas da população.

Ainda há tempo!! Como diz o rapper Criolo, em uma de suas músicas: “Ainda há tempo!!”

Por esses motivos, estamos lançando a campanha de divulgação da JE - 2012, que teve inicio com a distribuição de panfletos às centenas de pessoas que participaram da celebração do Grito dos Excluídos, realizada na manhã de 7 de setembro de 2012.

A programação da JE-2012 será composta de palestras e oficinas, noite cultural (show musical, apresentações artísticas e roda de danças circulares) e exposição e venda de comidas, CDs, livros e artesanato.

A assessoria da JE 2012, estará a cargo do missionário, cantor , compositor, músico, educador e ecologista Zé Vicente, definido pelo site MPBnet da seguinte maneira: "Um apaixonado por seu povo, sua terra, pátria, planeta, suas raízes sagradas. Através de Shows e das Oficinas de Arte-Vida, Zé Vicente vai sensibilizando pessoas com sua poesia e música criativa , em sintonia permanente com as grandes causas humanas, sociais e ecológicas do nosso tempo.”

Também na assessoria contaremos com a presença do Padre Isaias e Marlene Ribeiro. (Diocese de Propriá).

Esperamos contar com a colaboração de vocês, compartilhando no facebook, blogs, twitter e outras mídias, as imagens, textos e músicas de divulgação que serão postados nestes dias que antecedem à realização da JE-2012.

Leia também: Justiça e Beleza se abraçam obra de Zé Vicente.

 Inscrições abertas para a 2ª Jornada Ecologia e Espiritualidade em Aracaju.

2ª Jornada Ecologia e Espiritualidade 2012
21 a 23 de Setembro
Realização: Ação Cultural e Paróquia São Pio X
Patrocinio: Fundo Nacional de Solidariedade/Cáritas Brasileira/CNBB
Apoio: Arquidiocese de Aracaju, Paulinas, Rádio Cultura, Gráfica Farias, Instituto Federal de Ensino e Centro Educacional Futuro Feliz
 FICHA DE INSCRIÇÃO
Sol de Primavera (Beto Guedes)

“Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou,  juntos outra vez
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar”


           O projeto da II Jornada Ecologia e Espiritualidade (JE), busca articular e contribuir no processo de formação politico pedagógica de uma rede de ativistas e educadores ambientais que considerem de forma integrada, a arte, a cultura, a ciência, a  educação popular e o conhecimento bíblico como bases metodológicas e éticas para a compreensão e comprometimento com as causas ambientais nos tempos atuais.
          O projeto é direcionado para agentes e animadores de comunidades, pastorais e movimentos religiosos, além de educadores, agentes culturais e  lideres de comunidade e de  movimentos sociais.
          O projeto será realizado por meio de atividades que já começaram com a avaliação da I Jornada Ecológica em 2011, prosseguindo com a realização de reuniões mensais de planejamento e encaminhamento. A JE ocorrerá no período de 21 a  23 de setembro de 2012 no auditório do Instituto Federal de Ensino (21/09 - abertura-19 horas -) e Centro Pastoral anexo à Paróquia São Pio X, localizada à Av. Visconde de Maracaju, s/n°, bairro 18 do Forte, em Aracaju. (22/09 – 8 ás 17horas e 19h30 ás 24 horas) e (23/09 – 8 ás 12 horas)
          A programação da JE-2012 será composta de palestras e oficinas, noite cultural (show musical, apresentações artísticas  e roda de danças circulares) e exposição e venda de comidas, CDs, livros e artesanato.
         A assessoria da JE 2012, estará a cargo do  missionário, cantor , compositor, músico, educador e ecologista Zé Vicente, definido pelo site MPBnet da seguinte maneira: "Um apaixonado por seu povo, sua terra, pátria, planeta, suas raízes sagradas. Através de Shows e das Oficinas de Arte-Vida, Zé Vicente vai sensibilizando pessoas com sua poesia e música criativa , em sintonia permanente com as grandes causas  humanas, sociais e ecológicas do nosso tempo.”
Também na assessoria contaremos com a presença do Padre Isaias e Marlene Ribeiro.  (Diocese de Propriá).
Nome completo:__________________________________________________
Nome para o crachá:____________________________________________________
Endereço completo: _____________________________________________________________________
Bairro:__________________________________ Cidade: _______________________
CEP:_______________Data de Nascimento: ________________Sexo:____________
Tels: Residencial:______________________Celular:______________________
E-mail:________________________________________________________________
Trabalho Profissional: ___________________________________________________
Religião:___________________________Igreja:______________________________
Entidade/Movimento/Organização: _____________________________________________________________________
Em que atividade religiosa, eclesial, do movimento social, sindical, político, cultural, você participa atualmente??_________________________________________________________
 Que responsabilidade você tem neste trabalho?____________________________________
____________________________________________________________________________
Taxa de Inscrição: R$ 10,00(sem almoço) (  )  Com almoço R$15,00 (no sábado e Domingo) (   ).  
Data de Inscrição: ______/______/______  
Conta para depósito identificado: Associação Cultural – Banco do Brasil -Ag. 2611-5 C/C  27.014-8. No caso de depósito bancário será necessário informar ao secretariado geral do evento através de e-mail e/ou telefone.
Contato: (79) 8107-3513 (Bel) – 8864-5927 (Zezito) – 9836-1945 e 3241-8972 (Irene).


http://acaoculturalse.blogspot.com.br/p/jornada-ecologia-e-espiritualidade-em.html
VAGAS LIMITADAS.

Hospedagem: Os participantes do interior que desejarem, serão acolhidos gratuitamente por famílias e comunidades envolvidas no mutirão da Jornada Ecológica, para jantar, dormir e café da manhã. (noite de sábado e domingo de manhã). Neste caso, esta informação deve ser repassada através de e-mail e telefone e por meio de observação nesta ficha.

 copie, cole em word e envie esta ficha para o  e-mail acima.

NOVO Músicas do Zé Vicente para ouvir e baixar.

Companheira.  AQUI

Meu canto, minha arma.  AQUI

O que vale é o amor. AQUI



NOVO Primeira parte do vídeo de apresentação e reflexão sobre "Fraternidade e a Vida no Planeta"
Primeira parte do vídeo de apresentação e reflexão sobre "Fraternidade e a Vida no Planeta", tema da Campanha da Fraternidade 2011, realizada pela Igreja Católica durante a Quaresma.
Equipe técnica
Direção, edição e trilha musical: Cirineu Kuhn, svd
Supervisão: Padres Luiz Carlos Dias e Valdeir dos Santos Goulart
Co-produção: Edições CNBB e Verbo Filmes


 Em Sergipe, primavera inicia com Jornada Ecológica  

Zezito de Oliveira
Participantes reunidos no abertura da jornada - sexta-feira - 23/09/2011


Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
3/10/2011
Unindo ciência, compromisso social e político, afeto, arte e espiritualidade.

OS BONS TEMPOS ESTÃO DE VOLTA.

Neste 25 de setembro de 2011, ao ultrapassar o portão que dá acesso às salas e auditórios localizados nos fundos da igreja São Pio X para participar do último dia da Jornada Ecologia e Espiritualidade, lembrei-me de bons momentos vividos na década de 80 e meados dos anos 90 do século passado no Rio de Janeiro, em Pernambuco e São Paulo, quando adentrava em alguns espaços eclesiais para participar de encontros, celebrações e eventos culturais.

Naqueles anos, havia um maior número de bispos, padres, irmãs e leigos da igreja católica, como também religiosos e fiéis de igrejas evangélicas históricas, a exemplo das Luterana, Metodista, Congregacional, Presbiteriana (os ramos denominados independente e unida), Anglicana e outras mais, buscando se associar de forma ativa e constante a pessoas que participavam de processos educativos, sociais, políticos e artísticos voltados para a construção de um mundo melhor, independente de crença religiosa ou ideologia.

Por esta razão, a sociedade brasileira avançou em muitas conquistas sociais, políticas, éticas e culturais.

Leia  mais:

http://www.overmundo.com.br/overblog/em-sergipe-primavera-inicia-com-jornada-ecologica
 
Mais músicas de Roberto Malvezzi "Gogó". Para ouvir e/ou baixar

http://www.overmundo.com.br/banco/maria-e-ecologia

Musica Beleza Iluminada - Baixe e Espalhe


            
Clique, aqui

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA JORNADA ECOLÓGICA 2011

ENTRADAS:

Inscrições (60) ..............................................................    300,00

Doação do Apostolado da oração .................................     100,00

Doação (Bel)                                                                           120.00

Doação (Zezito) .................................................................            80,00

Doação (Caminhada Biblica) ........................................        52,00

Venda de bolsas (2) .......................................................     20,00

Doação anônima ............................................................   100,00

Doação (José Barbosa) ..................................................     15,00

Lanche ( Manhã do Sabado) ..........................................        19,00

Almoço (Sabado) ...........................................................     50,00

Lanche (Tarde do Sabado) ..............................................    40,00

Cantina (Sabado à noite) ................................................   115,00

Doação sem identificação             ...............................       200,00

Lanche (Domingo de manha) ........................................       95,00

TOTAL ..........................................................................    1.306,00

SAIDAS:

Xerox e impressão dos cantos .......................................          4,90

Despesas solicitadas: Refrigerante, carvão e gelo ........          52,20

Assessoria e contribuição para passagem (Gogó) ........        650,00

Contribuição de combustível (pe. Soares) ....................          40,00

Material das bolsas (tecido e enfeites) ..........................       120,00

Auxilio de taxi  ..............................................................        20,00      

Panfleto extra                                                                              80.00

Camisas e ingredientes do almoço ................................        160,00

Gráfica                                                                                        178,90

TOTAL .........................................................................     1.306.00

                   

OBS: Essa prestação de contas não mensura os valores financeiros dos serviços voluntários.  materiais e equipamentos cedidos .

   

O gospel socio-ecológico de Roberto Malvezzi  divulgação


capa do CD Belo Monte-Nilton Freitas, Targino Gondim e Roberto Malvezzi "Gogó"
1
Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
19/7/2011 · 1 · 10
Sem dúvida, o Brasil é um país cheio de mazelas: uma das maiores concentrações de renda do mundo, situações de violência que, em algumas regiões, equivale a de países em guerra, crimes contra o meio ambiente e seus defensores e outras tantas.

Mas, quem pode negar que o povo de nosso país tem uma capacidade enorme de se unir em situações de tragédia? Que tem um potencial inesgotável de criatividade e uma diversidade cultural considerada das mais ricas do planeta, dentre outras virtudes e oportunidades?

Imagine só, juntar solidariedade, criatividade e diversidade cultural para combater essas mazelas ! Sim, é possível, e está sendo feito por muita gente boa desse imenso e rico país, como diz uma bela canção interpretada por Milton Nascimento.

Todavia, esse tipo de atitude e seus protagonistas nem sempre chegam ao conhecimento de parcela significativa da população. Pelo pouco acesso a esse tipo de informação há dificuldades para motivar pessoas a se envolverem constante e ativamente com processos de transformação das estruturas que (re)produzem injustiça, violência e miséria, tanto material quanto espiritual.

Para fazer com que mais pessoas conheçam e se envolvam de uma forma diferente com as grandes causas do presente e do futuro, está sendo organizada, por um grupo de entidades religiosas e culturais, uma jornada de estudos composta de oração, leitura biblica, danças circulares e cantoria para tratar da questão ambiental.

LEIA MAIS:

http://www.overmundo.com.br/overblog/o-gospel-socio-ecologico-de-roberto-malvezzi

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 – Palestra (19h30) – Convivência com o Semi-Árido e Transposição do Rio São Francisco.

Dias 24 e 25 – Estudo Biblico – (9 ás 17hs - dia 24) – (8h30 ás 12h – dia 25)

Dia 24 – Noite Cultural (forró, cantoria e danças circulares) - Das 20 ás 24hs.

Local: Anexo da Igreja São Pio X – Av. Visconde de Maracaju – bairro 18 do Forte.

REALIZAÇÃO - ONG AÇÃO CULTURAL E PARÓQUIA SÃO PIO DÉCIMO

APOIO: Centro Educacional Futuro Feliz, Gráfica Farias, Rádio Cultura e Fundação Aperipê.

Ouça e espalhe! Música Água da Chuva

http://www.overmundo.com.br/banco/agua-de-chuva

Para saber mais, clique aqui 


E aqui




Foto: Roberto Malvezzi "Gogó"

Jornada discute ecologia e espiritualidade

Release       
                         
Uma programação voltada para discutir a ecologia, a religião como estímulo de transformação social e ainda, finalizando, com atividades culturais que incluem cantoria e danças circulares.  Essa é a principal proposta da “Jornada Ecologia e Espiritualidade” organizada pela ONG Ação Cultural e a Paróquia Pio Décimo que  acontecerá nos próximos dias 23 a 25 de setembro na Igreja São Pio X, localizada no Bairro 18 do Forte.
Segundo um dos coordenadores do evento Zezito Oliveira um dos  objetivos do evento é  fazer com que mais pessoas conheçam e se envolvam de uma forma diferente com as grandes causas do presente e do futuro e coma a questão ambiental.  O Brasil é um país cheio de mazelas: uma das maiores concentrações de renda do mundo, situações de violência.  Mas existe muita gente trabalhando com solidariedade e criatividade  para mudar essa realidade”.  A  Jornada também foi planejada por agentes agentes ligados as comunidades eclesiais de base (CEBS) e ao centro ecumênico de estudos bíblicos (CEBI).

DESTAQUE
Na programação (que pode ser conferida logo abaixo) um dos destaque é o músico e ativista Roberto Malvezzi, também conhecido como Gogó.  Malvezi é agente da comissão pastoral da terra (CPT), residente no sertão baiano, compositor e músico desde os anos 70.  Em seu histórico sintetiza uma atuação de organização social através da música.  Nas suas composições , Gogó absorve ritmos da música popular brasileira além de atuar como pesquisador, palestrante e escritor de artigos críticos sobre as questões do meio ambiente. Seu mais recente trabalho musical é o CD “Belo Sertão”, em parceria com Targino Gondim e Nilton Freitas.


PROGRAMAÇÃO

Local:  Anexo da Igreja São Pio X – Av. Visconde de Maracaju – bairro 18 do Forte.
Dia 23 – Palestra (19h30) – Convivência com o Semi-Árido e Transposição do Rio São Francisco.
Dias 24 e 25 – Estudo Bíblico – (9 ás 17hs  - dia 24) – (8h30 ás 12h – dia 25)
Dia 24 – Noite Cultural (forró, cantoria e danças circulares) -  Das 20 ás 24hs.
A jornada está organizada em três blocos. Palestra, Estudo Biblico e Noite Cultural.
A participação em todos os momentos não é obrigatória. No caso do estudo biblico, sugerimos que a participação seja durante o sábado e o domingo,
No sábado será servido almoço no local (opcional). Quem desejar deve acrescentar mais R$5.00 ao valor da taxa e realizar reserva antecipada. O  pagamento pode ser realizado  na secretaria da igreja São Pio Décimo ou depositado  - valor de R$10.00 (taxa de inscrição e + almoço) na conta:
Quem for pagar apenas a taxa de inscrição dever fazer preferencialmente com antecipação na secretaria da igreja ou na sexta (23) ou sábado (24).

Taxa de inscrição R$5.00 
Contatos:
[Irene Smith]9836-1945 ou 3044-8186
{Pe. Soares} - 3236-5833
{Zezito de Oliveira} - 9993-4483
Para saber mais, clique

Colaboração: jornalista Thiago Paulino

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA A JORNADA ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE


FICHA DE INSCRIÇÃO PARA A JORNADA ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE

Nome:.......................................................................................................

E-mail:..................................................................................Fone/Celular...........................

Paróquia:............................................................................Religião......................................

Ong ou instituição:................................................................................................................

Taxa: R$5.00
Copie,  cole, preenche e envie para
ongacaocultural@yahoo.com.br