segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projetos Lixo Urbano e Comunidade Educadora, do C.E. Guadalajara)

A três anos atrás a ong Care Brasil, após conseguir recurso financeiro da UPS e contratar a ong OIA ( O Instituto  Ambiental), instalou, com o autorização da escola, um biossistema de tratamento de dejetos humanos (biodigestor). Ele deveria tratar o esgoto da escola e produzir o biogás. A escola optou por utilizar o biogás na cozimento de alimentos, economizando na aquisição do gás derivado do petróleo.

O Guadá conseguiu junto a prefeitura, através da secretaria de meio ambiente, autorização para instalar e explorar o gás. No dia 30 de agosto deste ano observamos queimar no fogão adaptado para este fim uma timida chama. È isso mesmo! Começou a produção do gás! 


Hoje utilizamos um mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) que contribui para diminuir o impacto na camada de ozônio e a poluição na Baía de Guanabara.Agora estamos nos preparando para instalar um aquecedor solar de baixo custo. Nós vamos ensinar, na prática, que a sustentabilidade não é apenas uma palavra de efeito, mas algo real. Nosso sonho de transfrmar um terreno baldio em um ECO Espaço, começa a se desenhar como algo mais palpável. È a escola publica cumprindo o seu papel de estabelecer uma relação palpável entre o que ensina e a vida dos seus alunos.

--
               Helenita Beserra
Coordenadora do Programa Guadá Vida
(Projetos Lixo Urbano e Comunidade Educadora, do C.E. Guadalajara)
Rua Aristides Caire, s/nº - Olavo Bilac - Duque de Caxias - Tel: (21) 2783-1681 e (21) 8454-9552


Recebido via e-mail

Nenhum comentário: