segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Feira orienta estudantes na escolha de suas carreiras profissionais



Camila Maciel
Jornalista da Adital
AditalEm sua sexta edição, a Feira das Profissões da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul (Brasil) já se tornou tradicional no auxílio a jovens estudantes que, aos 16 ou 17 anos, precisam decidir sobre sua futura carreira profissional. Nos dias 22 e 23 de setembro, cerca de 15 mil jovens visitarão a Feira que dará mostras dos cursos ofertados pela Universidade.
O evento promove a interação entre os estudantes de ensino médio, universitários, pais e professores com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a Universidade e seus cursos. "A proposta é oferecer informações para que eles respaldem a sua decisão”, afirma Maria Helena Oliveira, coordenadora de Relacionamento Institucional, da PUC-RS.
Das 9 às 22 horas, o Centro de Eventos da Universidade aglutinará todos os cursos da PUC-RS para receber os estudantes. Maria Helena avalia como uma ação bastante positiva, tendo em vista que contribui para uma escolha consciente de milhares de estudantes. Desde a primeira edição, aproximadamente 90 mil estudantes já percorreram os corredores da Feira.
Este ano será realizada uma atividade voltada especificamente para os pais de vestibulandos: "Sem pressão, mas também sem solidão”. Uma palestra com especialistas, nas áreas de neurociência, nutrição, psicologia e educação física, orientará os pais para um convívio que favoreça um ambiente saudável ao estudante. Embora a Feira seja aberta e gratuita, para participar dessa atividade é necessário fazer inscrição pelo site (www.pucrs.br/feiradasprofissoes).
Outra atividade que precisa de inscrição é o Simulado do Vestibular, que, segundo Helena Oliveira, já conta com mais de dois mil inscritos. No dia 22, os alunos irão passar por um teste similar ao dia do vestibular, com provas específicas sobre as áreas escolhidas, resultado final e, inclusive, colocação.
De acordo com Helena, a Feira é apenas um dos espaços voltados para o público do ensino médio. Após esse evento, outras atividades complementares são desenvolvidas com o intuito de aprofundar o conhecimento em uma área específica. "Na Feira, eles conhecem a totalidade das profissões e outras atividades permitem o aprofundamento em alguma que o estudante tenha interesse”, explica.
Uma dessas ações é o PUC Tour, no qual os alunos passam um dia na faculdade escolhida, acompanhando o dia do curso. Para Maria Helena, essas ações ajudam o estudante a perceber com mais clareza suas habilidades e afinidades, evitando uma troca de curso futura ou a desistência do curso superior. Outra ação é a realização de painéis, a convite das escolas. Nesse caso, as profissões são apresentadas no próprio ambiente escolar.
Para o ano que vem, está sendo pensado o projeto Menu Degustação, que pretende aproximar os pré-universitários com o ambiente acadêmico. Nessa proposta, os estudantes passariam um dia vivendo vários ambientes da universidade, como laboratórios, biblioteca, restaurante universitário, dentre outros.
Profissão e mercado
De acordo com o professor Antônio Carlos Jardim, supervisor acadêmico administrativo da Pró-Reitoria de Graduação da PUC-RS, a procura pelos cursos no vestibular expressa também um movimento de mercado. "Há cerca de quatro, cinco anos houve uma queda na procura dos cursos de engenharia, mas agora está em alta novamente”, explica. Ele credita esse movimento à expansão de infraestrutura, pela qual o país vem passando, inclusive com incentivos governamentais. O curso de informática também está dentre os mais procurados.
Por outro lado, ele revela que há cursos que se mantém sempre em alta, como a carreira de medicina, a qual, normalmente, figura dentre as mais concorridas. "Mantém-se na ponta”, destaca. Nesse caso, a procura não estaria exatamente relacionada a um movimento de mercado.
Antônio Carlos reforça, no entanto, a necessidade de vincular as necessidades do mercado ao perfil profissional. "As pessoas estão atentas ao mercado, mas é preciso ter perfil para escolher determinada área. Nesse sentido, a Feira oferece uma grande ajuda”, avalia.
Para mais informações: http://www.pucrs.br/eventos/feiradasprofissoes/

Festival de Ideias premia boas iniciativas na solução de problemas sociais

Camila Maciel
Jornalista da Adital
Adital
"Disponibilizar armários coletivos em lugares públicos estratégicos para facilitar a mobilidade de ciclistas e cidadãos”. Essa foi uma das ideias selecionadas para participar da etapa presencial do Festival de Ideias: inovações para o desenvolvimento social (FdI), a ser realizada nos dias 20 e 21 de setembro. A comissão julgadora do Festival selecionou 20 de 346 propostas inscritas, as quais apresentaram soluções criativas para problemas sociais nas áreas de mobilidade urbana, violência e catástrofes naturais.
De acordo com Cláudia Cavalcanti, organizadora e coordenadora do Centro Ruth Cardoso, o evento tem um formato inédito que alia a tendência de uma ação colaborativa, por meio da internet, com as iniciativas da sociedade civil. "Acreditamos na interação da sociedade para que ela proponha suas demandas e construa meios de viabilizá-la”, afirma.
De acordo com a organização do evento, a seleção buscou equilibrar popularidade, relevância, capacidade de replicação e operacionalização. As centenas de proposta inscritas ficaram disponíveis em uma plataforma online, na qual receberam apoio e sugestões dos visitantes da página. "O que nos impressionou foi a quantidade de propostas de outros estados fora de São Paulo, das 20 selecionadas, 10 são de fora do estado”, ressalta Cláudia.
A etapa presencial, além de premiar os três vencedores, servirá para aperfeiçoar os projetos, "inclusive com a colaboração de especialistas”, explica Cláudia. Os projetos selecionados receberão a quantia de 10 mil reais, que irão para a plataforma do crowdfunding Catarse.me. É nessa plataforma que os projetos poderão reunir fundos para as suas ações.
Crowdfunding, de acordo com a tradução literal, quer dizer financiamento pela multidão. A proposta é que determinada ideia seja financiada a partir de pequenas quantias por pessoas que acreditam no projeto. "Há um sistema de recompensas para os colaboradores, de acordo com a quantia doada. Se for uma empresa, por exemplo, que doe um valor maior, a marca dela poderá ser estampada como patrocinadora”, explica a coordenadora.
Os vinte selecionados irão para a plataforma de captação de recursos. O dia 20 servirá para orientar os idealizadores, formulando planos de execução, definindo quantitativo de recursos, bem como outros meios necessários. Segundo Cláudia Cavalcanti, "há casos em que não é necessário dinheiro, mas capital social, como um técnico ou um engenheiro”.
O evento presencial, que será realizado na Cinemateca Brasileira, na cidade de São Paulo (SP), é gratuito e aberto ao público. Mesmo os autores das ideias que não foram selecionadas podem participar, contribuindo, pessoalmente, para viabilizar as ideias da melhor forma. Essa etapa permitirá, ainda, o contato com empresas e especialistas.
Para mais informações: http://festivaldeideias.org.br/pt

 Mais:
Acesse. http://www.adital.com.br

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