quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Filmes para melhor entender o Brasil

Na semana passada eu vi nas telas de cinema um Brasil sórdido, perverso e estúpido. É o Brasil mostrado pelo filme 'Excelências" que está na segunda semana em cartaz. Por outro lado,também vi, com a pouca quantidade de pessoas na platéia, um Brasil omisso,apático, que não procura se preparar para melhor enfrentar e se defender destas elites opulentas, anti povo e anti nação O filme " Excelências" está  em exibição em diversos cinemas de rua e/ou de arte em diversas cidades.
Zezito de Oliveira - educador e agente cultural.



 -------------------------------
BYE BYE BRASIL 



Bye Bye Brasil ontem e hoje.  

  ---------------------------

Terra em Transe - Filme completo de Glauber Rocha; 1967.

 

  Crítica | Terra em Transe

 Acima sugestões do gestor de conteúdo do blog. Abaixo outros blogs e sites

----------------------- 

Dez filmes para entender melhor o Brasil - clique aqui. 

 -----------------------------

A jornalista Nathalí Macedo seleciona os 5 filmes nacionais que você precisa assistir: "O Que É Isso, Companheiro?", dirigido por Bruno Barreto; "O Cheiro do Ralo", dirigido por Heitor Dhalia; "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho; "Tatuagem", de Hilton Lacerda; "Sequestro Relâmpago", dirigido pela convidada de hoje no programa Palavra de Mulher, Tata Amaral. Não perca!

 

---------------------------------------------

 

Da escravidão à ditadura: 10 filmes para entender o Brasil

Inspiração para o cinema, a história brasileira ajuda a compreender o presente

14 abr 2015 07h40
atualizado às 07h40

O Brasil, mais uma vez, passa por um período de crise econômica e política. Temas do momento, como alta do dólar e Operação Lava Jato se misturam com questões históricas e ideológicas - pedidos por golpe militar, diferenças entre classes sociais e a “ameaça” do comunismo não são discussões novas. Para entender o presente, é imprescindível olhar para o passado.

O conhecimento histórico vem por diferentes meios, e o cinema pode ser um dos mais interessantes. Davi Rushel, professor de História do Colégio João Paulo I e do curso pré-vestibular Universitário, de Porto Alegre, acredita que o cinema é uma ferramenta importante para despertar a curiosidade histórica. “Os filmes são maneiras atraentes de levar a história ao público. Um atrativo a mais. Filmes ajudam a compreender os períodos, desde que não contenham grandes erros históricos”, afirma.
Mas saber quais filmes são mais fiéis à história nem sempre é simples. Para auxiliar na sua escolha, listamos 10 filmes que retratam a história do Brasil e permitem estabelecer relações com o contexto atual do país.
1. Quanto vale ou é por quilo (2005)
Direção: Sérgio Bianchi


Foto: Reprodução
Inspirado no conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis, o filme marca semelhanças entre dois períodos diferentes. No século 18, a escravidão transformava negros em mercadorias. Caçados pelos capitães do mato e negociados com senhores de terra, seres humanos eram apenas meios de buscar o lucro. Já na atualidade, o filme apresenta uma ONG que lucra com medidas assistencialistas e com a exploração da miséria. Para Rushel, a relação entre as desigualdades sociais e raciais apontadas na trama provocam uma boa reflexão sobre os problemas vividos no país.
2. Mauá - O Imperador e o Rei (1999)
Direção: Sérgio Rezende


Foto: Reprodução
Paulo Betti vive Irineu Evangelista de Sousa, gaúcho órfão de pai, que se tornaria Barão e depois Visconde de Mauá. Chegou a ser um dos homens mais ricos do Segundo Reinado e um dos pioneiros em diversos setores da indústria nacional. “Ajuda a refletir sobre as elites brasileiras e suas relações com o poder público”, comenta o professor de história.
3. Guerra de Canudos (1997)
Direção: Sérgio Rezende


Foto: Reprodução
Na República Velha, Antônio Conselheiro (José Wilker) lidera um vilarejo com cerda de 25 mil sertanejos humildes em uma guerra contra a República. Ruschel ressalta que a luta entre camponeses do sertão nordestino e latifundiários, retratada no filme, é uma luta que ainda não foi superada no Brasil.
4. Olga (2004)
Direção: Jayme Monjardim


Foto: Reprodução
A história da militante comunista Olga Benário e seu romance com o brasileiro Luís Carlos Prestes, durante o governo constitucional de Getúlio Vargas e a 2ª Guerra Mundial. A única vez em que, segundo registros históricos, houve de fato um plano comunista de tomada do poder no Brasil. A “ameaça comunista” depois foi argumento para o Estado Novo, em 1937, para a tentativa de impedir a posse de João Goulart, em 1961 e para o golpe militar de 1964.
5. Getúlio (2014)
Direção: João Jardim


Foto: Reprodução
A película mostra os últimos dias de Getúlio Vargas (Tony Ramos), quando enfrenta uma crise política que culmina com o seu suicídio. O professor Davi Ruschel destaca a articulação dos golpes políticos no País, mostrada no filme. Ela ainda lembra que com a morte em 1954, Vargas conseguiu adiar em 10 anos o golpe militar.
6. Jango (1984)
Direção: Silvio Tendler


Foto: Reprodução
O documentário conta a história de João Goulart, presidente deposto em 1964. “Vale a pena lembrar que Jango foi derrubado do poder por tentar realizar reformas profundas em nosso País. Elas afetariam os interesses das elites, que se articularam e utilizaram o clima de histeria anticomunista para solicitar uma intervenção dos militares”, comenta Ruschel.
7. Batismo de Sangue (2007)
Direção: Helvécio Ratton


Foto: Reprodução
Nos anos 60, um grupo de frades dominicanos decide apoiar o grupo guerrilheiro liderado por Mariguella contra o regime militar. Os religiosos são presos e torturados. Para Ruschel, a obra se torna ainda mais importante “em uma época em que alguns pedem intervenção militar”.
8. Ação entre amigos (1998)
Direção: Beto Brant


Foto: Reprodução
Um grupo de amigos que foi torturado durante a ditadura encontra e sequestra o seu torturador, 25 anos depois. A impunidade pelos crimes cometidos na época, a Lei da Anistia e a Comissão Nacional da Verdade, são temas atuais que podem ser pensados a partir da trama.
9. Ônibus 174 (2003)
Direção: Felipe Lacerda e José Padilha


Foto: Reprodução
O documentário narra a história do sequestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro, em 2000 e também a vida do sequestrador, menino de rua, sobrevivente da chacina da Candelária. Ruschel define a obra como uma aula de sociologia e critica a cobertura da imprensa que transformou o sequestro em um espetáculo.
10. Notícias de uma guerra particular (1999)
Direção: Katia Lund e João Moreira Salles


Foto: Reprodução
O documentário mostra o cotidiano de traficantes e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, entre 1997 e 1998. Com entrevistas de policiais, moradores e traficantes, o filme conta a situação das pessoas com baixa renda e sua complexa relação com traficantes e policiais e a ausência do Estado.
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra 

Nenhum comentário: