http://iberculturaviva.org/scholas-occurrentes-e-cultura-viva-a-arte-do-encontro-num-projeto-do-papa-francisco/
                    
                                    
                
O que aconteceria se um 
jovem checheno tivesse que conviver com um jovem russo, dormindo no 
mesmo quarto e dividindo a comida? Ou se um israelense tivesse que viver
 com um palestino sob o mesmo teto? Em Rondine, uma vila medieval em 
Arezzo, na Itália, isso já é realidade: ali, graças a um projeto do Papa
 Francisco, jovens de países “inimigos”, ou de culturas bem diferentes, 
são convidados a estudar e viver juntos, para que aprendam a dialogar e 
se tornem os “líderes de amanhã”. “Potenciar o encontro, praticar a 
alteridade (ou se reconhecer no ‘outro’ por mais diferente que este 
‘outro’ possa parecer), exercitar a tolerância e a paz, esta é a ideia 
do Scholas Occurrentes”, explica o historiador Célio Turino, 
ex-secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura [*].
E foi para tratar dessas “Escolas do 
Encontro” – ou melhor, de como a experiência da Cultura Viva Comunitária
 na América Latina pode contribuir para a promoção desses encontros para
 a paz – que Célio Turino esteve nesta quarta-feira (03/02), pela 
segunda vez, com o Papa Francisco no Vaticano. Ele foi a Roma 
acompanhado da mulher, a professora universitária Silvana Bragatto, e do
 cineasta Silvio Tendler, que pretende dirigir um documentário sobre 12 
experiências emblemáticas de Cultura Viva na América Latina.
O registro audiovisual dessas 
iniciativas de cultura de base comunitária foi um dos compromissos 
firmados neste encontro, além da confecção de um livro, da realização de
 residências artístico-pedagógicas sobre a relação entre escolas e 
comunidades, e da organização de um congresso mundial de arte-educação, o
 Encontro da Harmonia, provavelmente em maio de 2017, no Vaticano. Um 
seminário de imersão na cidade de Medellin, Colômbia, em maio de 2016, 
também está nos planos.
A reunião de trabalho foi organizada por
 José Maria Corral, presidente da Fundação Pontifica de Scholas 
Occurrentes. “Foi um encontro de simplicidade e audácia. Papa Francisco,
 mais uma vez, falou da importância da arte para uma mudança 
civilizatória. E saímos com resultados práticos e um convênio assinado, 
com previsão de três anos de duração inicial”, escreveu Célio Turino em 
sua página no Facebook.
Segundo ele, a ideia é desenvolver, a 
partir de agora, acordos com governos, universidades, empresas e 
entidades comunitárias para a criação de Pontos de Encontro (semelhantes
 aos Pontos de Cultura) em todo o mundo, “com orçamento mínimo e 
garantia de autonomia, protagonismo e empoderamento social”. A partir 
desses Pontos de Encontro seriam realizadas atividades culturais, 
ambientais e comunitárias, num serviço-aprendizagem chamado Agentes 
Jovens de Cultura Cidadã. Esses acordos também teriam como objetivo os 
“entornos criativos para novas pedagogias que cruzem arte/educação e 
comunidades”.
As escolas do encontro
Organização internacional de direito 
pontifício instituída pelo Papa Francisco em  agosto de 2013, as Scholas
 Occurrentes (“Escolas do Encontro”) estão presentes em 82 países e têm 
sedes no Vaticano, na Argentina, na Espanha, no Paraguai e em 
Moçambique. Sua missão é integrar as comunidades, com foco naquelas de 
menores recursos, buscando integrar escolas (públicas e privadas) e 
redes educativas de todo o mundo a partir de propostas tecnológicas, 
esportivas e artísticas.
 São vários os programas educativos que fazem parte da organização. Há o Scholas Cidadania, o Scholas Social, o Scholas Art, o Scholas Labs… Quem fez a ponte com Célio Turino foi a argentina Damiana Lanusse, responsável pelo Scholas Art. Os dois foram apresentados pela bailarina e coreógrafa Inés Sanguinetti (Fundación Crear Vale la Pena), que há muito trabalha com comunidades da periferia de Buenos Aires. Damiana recebeu a edição em espanhol do livro de Célio, Puntos de Cultura – Cultura Viva en Movimiento, e pouco depois ele foi convidado pela Academia de Ciências do Vaticano para a conferência de abertura do IV Congresso Scholas.
Inés, Célio e Damiana tiveram uma 
primeira conversa com o papa sobre Cultura Viva em fevereiro de 2015. No
 fim de outubro, os três apresentaram a proposta do Vaticano aos 
participantes do 2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva 
Comunitária, em San Salvador. Em reunião com o Conselho Latino-americano
 de CVC, eles falaram sobre como acreditavam que os Pontos de Cultura 
podiam fazer a mediação dos encontros pela paz idealizados pelas Scholas
 Occurrentes. Afinal, ainda que não trabalhem com realidades extremadas,
 como as dos jovens que vivem em áreas de guerra, os Pontos de Cultura 
há anos vêm buscando o diálogo, a harmonia, em regiões onde a guerra não
 é declarada, mas existe em forma de desigualdade social.
Pontos de convergência
Na plenária final do congresso, na 
Concha Acústica da Universidade de El Salvador, eles ressaltaram que se 
tratava de um programa laico e que surgiu de uma iniciativa do Papa 
Francisco quando ainda era arcebispo de Buenos Aires. “Era um encontro 
de vizinhos de realidades e religiões diferentes, e que agora se 
transformou num programa que pretende atingir 60 milhões de jovens em 
200 mil pontos do mundo”, destacou Célio.
Damiana, por sua vez, disse que estava 
muito impressionada com o que o movimento de Cultura Viva havia 
conquistado nesses anos e que via nessas iniciativas de base comunitária
 muitas afinidades com as Scholas Occurrentes. “Com esse programa que 
lançou há dois anos, o papa pede que a educação se transforme por meio 
da arte, do esporte e da tecnologia. Creio que a rede de Cultura Viva 
Comunitária já o faz por meio da arte e seria espetacular que a 
experiência de vocês pudesse ser levada a outros continentes, a outros 
povos, e lhes servisse de modelo”, comentou.
Outro ponto de convergência, segundo 
ela, seria a proposta de “sair dos muros, construir pontes, ir às 
periferias”. “Isso certamente pode se ressignificar de acordo com cada 
contexto e é um convite que vocês já estão vivendo na prática com essas 
experiências”, afirmou a argentina, antes de repetir para a plateia a 
palavra que havia aprendido no dia anterior com uma companheira 
colombiana: yuluka. “Significa estar de acordo para viver em harmonia”, explicou. Como ensinam os índios kogi de Sierra Nevada, yuluka é estar de acordo em todos os planos, conquistando a harmonia interna e externa, alcançando o equilíbrio com a natureza.
Saiba mais: http://www.scholasoccurrentes.org
Leia o convênio firmado no Vaticano em 3 de fevereiro de 2016



Nenhum comentário:
Postar um comentário