domingo, 9 de dezembro de 2018

Célio Turino vem a Bahia propor aliança em favor da cultura do encontro.

09.12.2018 - 16h34

Em iniciativa conjunta com o Papa Francisco.
Cris Alves e Zezito Oliveira
  arte Nayara Vieira
No próximo dia 14 de dezembro de 2018, o Sr. Célio Turino será recebido pelo Governo da Bahia representado pela  Sra. Arany Santana – Secretária de Cultura do Estado no período da manhã. Já  a tarde conversará com ativistas culturais, pontos de cultura, gestores culturais, redes de juventudes e demais agentes culturais e sociais,   para tratar  do programa "Scholas Ocurrentes" (Escola de Encontros), o qual propõe a formação de uma ampla rede de apoio voltada para o incentivo as ações  de fortalecimento da convivência solidária e da criação de vínculos comunitários mais sólidos, mediados por iniciativas no campo da cultura, esporte, lazer,  ecologia, comunicação alternativa  e economia solidária, visando atuar como antídoto contra os dramas e tragédias de cunho humanitário, social, ambiental, cultural, econômico e político, que tende  a se agravar nos próximos anos, tanto no Brasil, como no planeta.  

No período da tarde,  com  representantes da sociedade civil, além da apresentação do programa “Scholas Ocurrentes”  , Célio Turino irá  abordar o cenário atual e futuro das politicas culturais no Brasil e na América Latina, a partir do olhar de ex integrante da equipe de  gestão do Ministério da Cultura , nos oito anos em que Lula foi presidente do Brasil, sob a batuta   do ministro  Gilberto Gil, àquela que é considerada  como a mais exemplar no Brasil  em matéria de inovação, inclusão e criatividade no campo das politicas públicas  de cultura.  O Encontro com a comunidade será às 15 horas na Sala do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.  

Célio Turino é idealizador e foi gestor de inúmeras políticas como o projeto Recreio nas Férias, que, no início dos anos 2.000, beneficiava 200.000 crianças e jovens por edição, os Agentes Jovens de Lazer, o programa CULTURA VIVA e os Pontos de Cultura, entre outras. Suas idéias e trabalhos  ganharam o mundo e hoje estão presentes em duas dezenas de países. Em 2015, o Papa Francisco chamou Célio Turino para realizar conferência de abertura do IV congresso do programa Scholas Occurrentes (Escolas do Encontro), na cidade do Vaticano, deste então estabeleceram uma intensa parceria, que culminou com o Projeto UNI+ON. 

O objetivo desse projeto é desencadear uma campanha mundial por um salto civilizatório a partir da Cultura do Encontro, buscando implantar 200.000 Pontos de Encontro pelo mundo e 10 milhões de bolsas para Agentes Jovens da Cidadania, que, durante um ano, terão formação, em serviço-aprendizagem nos campos das artes, organização cidadã, mídia livre, ambiente, tecnologia, etc., sempre a partir da atuação em suas próprias comunidades.

Em total sintonia os ativistas da nossa rede colaborativa  nos estados: Sergipe, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba  e Maranhão  estão  intermediando as agendas e encontros  do Projeto  Junto ao Instituto Casa Comum.

O que: Encontro com representantes da  sociedade civil baiana, para conversar sobre o programa brasileiro aliado ao "Scholas Ocurrentes" do Papa Francisco. 

Dia: 14/12/2018
(sexta-feira)

Hora: 15h00
Local: Sala do Conselho Estadual de Cultura – Campo Grande Ao Lado do
Palácio da Aclamação Passeio Público - Salvador

Acompanhe as notícias nos Blog da Ação Cultural – SE (https://acaoculturalse.blogspot)
e no Portal Iteia.Net-PE/BA (iteia.org.br)

Informações:  Cris Alves 71 9 99529753 


Nenhum comentário: