sábado, 8 de dezembro de 2018

Célio Turino vem a Sergipe propor aliança em favor da cultura do encontro. Em iniciativa conjunta com o Papa Francisco.



 
Nessa terça feira, 11 de dezembro de 2018, o Sr. Célio Turino será recebido pelo Governador  Belivaldo Chagas no período da manhã. Já  a tarde conversará com educadores,  ativistas culturais  e líderes de ongs, pastorais e movimentos religiosos, para tratar  do programa "Scholas Ocurrentes" (Escola de Encontros), o qual propõe a formação  de uma ampla rede de apoio voltada para o incentivo as ações  de fortalecimento da convivência solidária e da criação de vínculos comunitários mais sólidos, mediados por iniciativas no campo da cultura, esporte, lazer,  ecologia, comunicação alternativa  e  economia solidária, visando atuar como antídoto contra os dramas e tragédias de cunho humanitário, social, ambiental, cultural, econômico e político, que tende  a se agravar nos próximos anos, tanto no Brasil, como no planeta.

No período da tarde,  com  representantes da sociedade civil, além da apresentação do programa “Scholas Ocurrentes”  , Célio Turino irá  abordar o cenário atual e futuro das politicas culturais no Brasil e na América Latina, a partir do olhar de ex integrante da  equipe de  gestão do Ministério da Cultura , nos oito anos em que Lula foi presidente do Brasil, sob a batuta   do ministro  Gilberto Gil, àquela que é considerada  como a mais exemplar no Brasil  em matéria de inovação, inclusão e criatividade no campo das politicas públicas  de cultura.  O encontro terá inicio às 14h30,  do dia 11/12, terça-feira, na comunidade Bom Pastor, localizada na  Rua Efrem Fernandes Fontes, 65, no bairro Santos Dumont, próximo ao terminal de ônibus  Maracaju.

Célio Turino é idealizador e foi gestor de inúmeras políticas como o projeto Recreio nas Férias, que, no início dos anos 2.000, beneficiava 200.000 crianças e jovens por edição, os Agentes Jovens de Lazer, o programa CULTURA VIVA e os Pontos de Cultura, entre outras.

Suas idéias e trabalhos ganharam o mundo e hoje estão presentes em duas dezenas de países. Em 2015, o Papa Francisco chamou Célio Turino para realizar conferência de abertura do IV congresso do programa Scholas Occurrentes (Escolas do Encontro), na cidade do Vaticano, deste então estabeleceram uma intensa parceria, que culminou com o Projeto UNI+ON. 

O objetivo desse projeto é desencadear uma campanha mundial por um salto civilizatório a partir da Cultura do Encontro, buscando implantar 200.000 Pontos de Encontro pelo mundo e 10 milhões de bolsas para Agentes Jovens da Cidadania, que, durante um ano, terão formação, em serviço-aprendizagem nos campos das artes, organização cidadã, mídia livre, ambiente, tecnologia, etc., sempre a partir da atuação em suas próprias comunidades.



O que: Encontro com representantes da  sociedade civil sergipana, para conversar sobre o programa brasileiro aliado ao "Scholas Ocurrentes" do Papa Francisco.
Dia: 11/12 (terç-feira)
Hora: 14h30 
Local: Comunidade Bom Pastor, Rua Efrem Fernandes Fontes, 65. Bairro Santos Dumont. Próximo ao terminal de ônibus Maracaju. 

 Como chegar ao local: A comunidade bom pastor está localizada próximo ao Terminal Rodoviário da Av. Maracaju no bairro Stos. Dumont. Saindo do terminal Maracaju em direção a Av. Visconde de Maracaju, sentido Soledade, Lamarão e Conj. João Alves, ao sair do terminal, entrar na segunda rua a direita após o terminal, na esquina desta segunda rua encontra-se a Igreja Adventista. Esta rua é a Efrem Fernandes Fontes, no numero 65 está localizado a comunidade bom pastor, que fica localizada a 250 metros da Igreja Adventista.

Mais informações com Zezito de Oliveira  079 9 8802-0711 
zezitodeoliveira@gmail.com

Leia também:

 Scholas Ocurrentes: projeto político pedagógico de Francisco que atualiza as CEBs.

 
Ouça canções que traduzem a proposta da cultura do encontro.

Play list - A arte de viver da arte.

 



Nenhum comentário: