domingo, 23 de dezembro de 2018

Natal com esse tipo de arte é tudo o que eu quero. (2)

Um espetáculo musical com o titulo "Pastoris e Lapinhas" no Rio de Janeiro, projeto seis e meia, no teatro João Caetano, fins dos anos de 1970 ou inicio do anos de 1980, não sei em qual ano exatamente. Mas que foi um momento marcante foi, porque após dez anos afastado do nordeste, pude assistir algo desse tipo, lembrando cenas muito distantes e adormecidas de quando tinha tinha por volta de uns seis ou sete anos. 

Canções, instrumentos, vestimentas, cores e adereços de uma rica tradição construída a base de muito esforço e insistência para gravar a marca do catolicismo em nossa memória, muitas vezes violentando outras expressões culturais, como a indígena e a africana, que nem assim deixaram  de colar um pouco do seu legado em muitos destes modos de festejar e de celebrar os santos e o suspiro dos viventes.

Em meados da década de 1980, aqui em Aracaju, durante alguns anos, a lembrança do Auto do Menino do Quilombo, iniciativa da professora Aglaé Fontes, quando gestora no Centro de Criatividade.

Nos idos de 1990 a aquisição de um Lp CANTIGAS DO POVO - ÁGUA DA FONTE , de Ely Camargo, muito bem interpretado e produzido pela  gravadora das irmãs paulinas.

 

 

Nos anos 2000, seguindo o cordão que ia atrás do Auto do Menino Deus, também em Aracaju.

 

Há cerca de uns três anos a informação da montagem de um espetáculo longevo em Pernambuco, O BAILE DO MENINO DEUS, uma mistura de tudo citado acima e algo mais. E este ano, uma aproximação maior com esse trabalho por meio da internet, com a promessa de ir ao Recife no próximo ano para assistir presencialmente.

 

 Já há alguns anos os textos escritos sobre o natal,  sempre destacando  o quanto é importante  não perdermos a ligação com a riqueza cultural do ciclo natalino.

 Os texto estão aqui: Natal com este tipo de arte é tudo o que eu quero.  ou aqui

O natal e seus simbolos; Feliz Natal com arte, afeto, justiça e paz! ;  

Aqui o deste ano.

Mensagem para o advento e o natal. Ou natal com o compromisso e o sentido da estrela que guiou pastores e reis magos.

O que chega como novidade em 2020 - 
16/12 



18/12
A História do Natal no Brasil 



Chama as crianças - Zé Vicente






24/12

Baile do Menino Deus - O FILME - Audiodescrição e Libras





Para os próximos anos, a esperança de que mais escolas, universidades, prefeituras, governos, iniciativas culturais, igrejas e etc.., busquem investir em propostas semelhantes ao que está escrito acima.

Propostas que contemplem oficinas de artes integradas, reunindo artistas profissionais com estudantes das escolas públicas e mestres e brincantes idosos. Encontro de conhecimentos e de gerações, cujo resultado pode ser um auto popular de natal, que circule por vários locais durante o mês de dezembro , encerrando no dia da festa dos santos reis, em 06 de janeiro. 

Proposta que considere a realização de oficina de criação de presépios com material reciclado, prioritariamente com estudantes de escolas públicas, realizadas por estas também. Assim como concurso de presépios contemplando pessoas ou organizações/instituições que costumam organizá-los ou que se disponham. 

Proposta que solicite as orquestras sinfônicas e bandas filarmônicas, além das tradicionais canções natalinas, o incremento com um repertório baseado em manifestações populares do ciclo natalino.

  Proposta que solicite aos corais que cantem cantos tradicionais,  como estes que constam no disco Pastoril e Lapinha - Natal Brasileiro

 

  Zezito de Oliveira

ASSISTA/OUÇA TAMBÉM:

 

 

  A fala acima, resumida nesse texto: Jesus: um bebê pobre, visitado por pastores malcheirosos

LEIA TAMBÉM : 

Pastoril é um dos principais espetáculos populares nordestinos

 O apoio público à atividade tem sido fraco na gestão atual do Recife 


O pastoril nordestino

terça-feira, 6 de janeiro de 2015


Play list.. "Hoje é o dia de Santos Reis!"



Nenhum comentário: