A 19ª Live da Ação Cultural novamente trará o tema Cinema na Escola, ao centro da tela do facebook.
Nessa Live, o foco estará voltado para a apresentação de um resumo e recorte da dissertação de mestrado CINEMA-EDUCAÇÃO: ALTERIDADE, CRIAÇÃO, EXPERIÊNCIA, EMANCIPAÇÃO E ÉTICA, da autoria de Raul Marx, Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Audiovisual (UFS) e Mestre Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais (PPGCine/UFS).
Atualmente é Professor de Cinema, Educação e Direitos Humanos (DCOS/UFS), integrante do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE) e atua como social media e designer para empresas e movimentos sociais.
Essa live tem como eixo: Ação Cultural, Educação Popular e Juventudes.
A transmissão será através da página da Ação Cultural no facebook - https://www.facebook.com/acaocultur
Atividade com oficina de audiovisual do NICE
Assim também como um resumo do artigo O CINECLUBE REALIDADE COMO JANELA PARA VER A PERIFERIA SINGULAR E DIVERSA, da autoria de José de Oliveira Santos "Zezito de Oliveira", Professor de História na rede pública estadual, especialista em arte-educação, agente/produtor/assessor de iniciativas culturais de base comunitária.
A experiência do Cine Realidade tambem contará com a participação dos jovens Maíra Ramos e Willians Oliveira, integrantes da equipe organizadora/mobilizadora.
Exibição do filme "Flores do Jardim" no Cineclube Realidade
Olá, me chamo Wilians.
Eu sou originalmente de quebrada, viela, favela, comunidade, áreas periféricas e outros nomes, até mais extensos, os quais estamos acostumados a falar e a ouvir.
Meu contato com a cultura veio desde moleque. As memórias de ouvir meu vizinho ouvindo Rap passam sempre como flash. Era uma coisa espetacular de se ouvir, cantar, dançar e até mesmo se identificar.
Eu sempre fui curioso pra tudo aquilo que enchia meus olhos, então eu sempre tava colando com uma rapaziada mais velha, sempre tava tentando fazer qualquer tipo de curso para me manter equipado, pra ganhar mais sabedoria.
Até que aos 14 anos, eu e alguns amigos resolvemos criar um grupo de Rap, para por em prática tudo àquilo que já havíámos arquivado na mente.
E foi excelente quando entrei nesse mundo do Rap nacional, e que não é apenas cultura, mas um estilo de vida.
Algum tempo depois conheci o Professor Zezito que foi me apresentado por David, integrante do grupo, e começamos a não só apresentar o nosso trabalho em mais áreas periféricas, como também em uma escola no Conjunto Jardim onde residiámos, o que nos permitiu a oportunidade de passar o que sabíámos, para uma galera mais jovem e indecisa do que realmente queriam fazer.
Entre tudo, fomos mais fundo com o Cine Realidade que era muito educativo e promissor, então eu sou suspeito para falar de cultura, sou suspeito para dizer qualquer coisa contrária a tal assunto.
O Rap salva vidas e sou prova viva, vivida na trilha sem hipocrisia, com gíria na melodia, 100 % melanina!
Para assistir a primeira Live Cinema e Escola - “CINEMA NAS ESCOLAS”
14ª Live da Ação Cultural.
Essa live tem como eixo: Ação Cultural, Educação Popular e Juventudes.
Contaremos com a participação dos professores Wladimir Guimarães, Sérgio Borges e Zezito de Oliveira, e também com Levidário Pacheco, participante da oficina do projeto de iniciação ao audiovisual, Inventar com a Diferença, na Escola Estadual Júlia Teles.
RAUL MARX
Resumo da dissertação: "A presente pesquisa investiga as múltiplas significações do
encontro entre cinema e educação através
de dois anos de atividade junto ao Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação
(NICE), projeto de inserção social do Programa de Pós-Graduação
Interdisciplinar de Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O intuito foi estabelecer uma aproximação com os agentes que constroem a
escola, compreendendo a prática na instituição, estudantes, professores e a
escola."
MAÍRA RAMOS
"Os filmes apresentados tem como contexto, a realidade que os jovens de periferia enfrentam no dia a dia, incluindo a dança, o rap, as rádios comunitárias, e teatro, entre outros elementos que podem mudar a vida desses jovens. O Cine-Realidade não vem apenas para mostrar uma coisa óbvia, ele vem pra gerar um dialogo entre os jovens sobre o valor de um trabalho educativo e cultural dentro dessas periferias."
Resumo do artigo:
O presente artigo relata como foi implementado o cineclube na Escola Júlia Teles, localizada no Conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro, por meio de parceria com o Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, o qual teve como objetivo proporcionar diálogo entre os jovens ligados às oficinas dos ponto de cultura e os de outras realidade semelhantes, moradores de outros territórios, por meio do suporte fílmico. Apresentar o trabalho realizado pelo Cineclube Realidade é colaborar para inspirar novas iniciativas com propósitos semelhantes ou ampliá-las, bem como apontar possibilidades para a experiência democrática e inclusiva do audiovisual; e aqui, no caso específico do cineclube, permitir aos seus participantes uma saída dos limites condicionantes do território e das condições econômicas e socioculturais por meio do audiovisual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário