O vereador Chico Alencar (PSOL´RJ) perguntou a um grupo de cerca de 800 pessoas , a maioria que lhe acompanham no whatzap , sobre a possibilidade de se candidatar nas próximas eleições a um cargo eletivo ou se manter como vereador da cidade do Rio de Janeiro....
Independente do resultado, penso que deveria ser uma atitude de toda pessoa interessada em decidir uma candidatura, inclusive os marinheiros de primeira viagem.
Muitos desses quebram a cara porque lançam uma candidatura que nasce muito mais de uma vontade individual ou de um pequeno grupo.
O que pode não ser um problema para quem dispõe de muito dinheiro ou que é apoiado por quem tem.
Mas aí, já sabemos no que vai dar... Politicos fisiológicos que ganham eleição e exercem o mandato na base do toma lá, dá cá..
Me faz lembrar o candidato oligarca que representei repetidas vezes, na peça curta "Promessas de Politico", nos tempos da AMABA, década de 1980. Mais detalhes consta no livro....
"Sou o seu candidato e seu voto é meu". É uma das frase que me lembro.
O pior é ver esse tipo de mentalidade disseminada até mesmo, no meio de gente que se diz de esquerda....
Vou ver se encontro o texto para socializar, é baseado em um livro de cordel e infelizmente, a mentalidade do candidato de "Promessas de Politicos", ainda é compartilhada por muitos eleitores e candidatos.
A mentalidade do toma lá, dá cá, que cresce no meio pobre e da classe média, sustentada na pobreza material e na pobreza de horizonte, de solidariedade cidadã e coletiva... O que reforça uma das máximas de Paulo Freire. "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar opressor". Isso, para quem teve a acesso no minimo, ao ensino básico...
Se morasse no Rio de Janeiro o meu voto para deputado federal seria para Chico Alencar..
Como um dia seria para Modesto da Silveira quando morei por lá, mas ainda não tinha idade para votar....
P.S.: Outra frase lembrada da peça curta "Promessas de Politicos" . "Vote em mim que eu lhe darei a minha riqueza, um pobre que for meu amigo não viverá na pobreza." Em 13/03/2022
PRÉ-CANDIDATURA: SUA OPINIÃO
Março chegou! 2022 vai ser marcado, no nosso Brasil sofrido em meio a um mundo conflagrado, também pelo embate eleitoral. Pela possibilidade de começarmos a nos livrar desse horror bolsonarista que nos atrasa, machuca, indigna. Não será fácil.
Muita gente tem indagado sobre o meu papel nessa disputa - que deve estar sempre norteada por ideias e causas de igualdade, justiça, ética, transparência, cuidado ambiental e solidariedade.
Fiz uma consulta preliminar a pessoas próximas, de vida e fé, no PSOL (capital e interior) e junto a lideranças de movimentos sociais e amig@s da cultura.
A proposta que predomina é a de que apresente meu nome para a disputa de uma cadeira à Câmara dos Deputados. Nunca fui candidato de mim mesmo, nem de círculos restritos.
Cerca de 800 pessoas (587 no grupo de zap que acompanha o mandato municipal), até aqui, deram retorno: 83% optaram por uma postulação a deputado federal ou apoiaram "qualquer decisão de candidatura" (a federal, senador, estadual, governador e até presidente!); 10% por não candidatura, seguindo na vereança; 7% registraram um sinal afirmativo (👍🏾) ou escreveram "vou pensar, depois respondo".
Essas opiniões são muito importantes para mim. Como a SUA, agora, nessa dimensão mais ampla do face. E, em caso de simpatia por futura candidatura, sua disposição em construí-la.
Há etapas a cumprir. Um querer coletivo expressivo daria legitimidade democrática à apresentação de PRÉ-CANDIDATURA à convenção do partido, em abril (também será nessa instância que se resolverá sobre alianças nas disputas dos governos, tanto estadual quanto nacional).
🤜🏽🤛🏽Agradeço, desde já, sua manifestação! Vamos em frente e juntos!
Chico Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário