Na Comunidade Católica Bom Pastor, bairro Santos Dumont, Aracaju.
Nos próximos dias 1, 2 e 3 de
abril realizaremos um conversão, mais uma grande roda de conversa sobre a
Campanha da Fraternidade de 2022. O convite é aberto para católicos, pessoas de
outras denominações cristãs ou outras religiões, ou mesmo quem não tem religião
definida.
O que é a Campanha da Fraternidade e qual a sua importância
e necessidade? Alguns links publicados
no blog ajuda a compreender bastante.... E há muito mais na internet, até
vídeos que se colocam de forma contrária.
E quem não é bobo sabe porque...
Uma frase bem conhecida de Paulo Freire pode ajudar a entender: “Quando a educação
não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar opressor.”
Logo, quem critica a Campanha da Fraternidade se
incomoda com o despertar da consciência e solidariedade cidadã, coletiva, de classe.
Com o a abertura dos olhos de quem sabe ler mas não sabe interpretar o texto,
além do pouco conhecimento de memória histórica....
Veja como surgiu a Campanha da Fraternidade
No sábado pela manhã, 02 de abril, este que escreve contribuirá com um olhar sobre educação popular e participação social/cidadã nos textos base das CF de 1982 e de 1998.
No sábado a tarde, haverá uma apresentação do texto base da CF de 2022. Isso será realizado por Cláudio Caducha, com histórico de liderança sindical, educador popular/agente cultural e liderança politica (vereador e vice-prefeito na Barra dos Coqueiros).
A programação prossegue no domingo , 03 de abril, com a apresentação de um documentário sobre o Padre Josimo, avaliação desta segunda grande roda de diálogo, planejamento para futuras ações e etc...
Rádio Aparecida - Jornal Especial da CF 2022
A INSCRIÇÃO DEVERÁ SER REALIZADA ATÉ O DIA 28 DE MARÇO do corrente e o preço está está bem acessível, custa R$20.00 e cobre os lanches dos três dias e o almoço do sábado... Isso se torna possível por conta do patrocinio da seção local do Centro Ecumênico de Estudos Biblicos (CEBI).
Para isso, é só preencher um ficha de inscrição no google form. (clique em cima desta linha em azul)
O local, sede da Comunidade Bom Pastor, dispões de instalações adequadas para os dias de pernoite para quem mora longe e/ou preferir dormir no local. Neste caso é necessário trazer lençóis, toalhas, material de higiene pessoal e etc...
Quem for participar e não puder estar presente nos três dias, não há problema. Embora em dois dos três dias a programação será realizada apenas em um turno. Isso na sexta e no domingo. Durante o sábado será nos dois turnos (manhã e tarde).
Como já informado, a minha contribuição será apresentar um recorte dos textos base das CF 1982 e 1998, considerando os eixos temáticos educação popular e participação social cidadã..
Para quem puder fazer, há uma tarefa a ser levada por escrito e que será socializada nos subgrupos antes da minha intervenção... Quem não puder levar, será convidado a fazer no inicio da atividade educativa no dia 2 de abril (sábado).
TAREFA; Lembranças das Campanhas da Fraternidade (CF). Qual (is) a (s) campanha (s) que mais lhe marcou (aram) e por qual (is ) razão (ões). Escrever antes do encontro e levar. Se o texto for grande, fazer um resumo para apresentar no sub-grupo... Os textos poderão ser publicados no blog da Ação Cultural em data posterior ao encontro, a depender da liberação dos autores dos mesmos.
Para quem mora fora do estado ou para quem quiser rever, pretendo realizar uma sequência de duas lives onde apresentarei o mesmo conteúdo. A primeira acerca da Campanha da Fraternidade de 1982 e segunda acerca da Campanha da Fraternidade de 1998. Isso até o final do primeiro semestre...
Nenhum comentário:
Postar um comentário