terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mais uma edição do nosso Boletim para você.
Problemas para visualizar?
Acesse este link
 
13 de dezembro de 2011

Mapa cultural de três favelas do Rio será lançado
em 15 de dezembro
Mapa cultural dos morros dos Cabritos/Tabajaras (Copacabana), da Providência (Centro) e do Salgueiro (Tijuca) será lançado em 15 de dezembro, apresentando um total de 100 pontos culturais, além de circuitos e história das comunidades.
Jovens moradores dos morros dos Cabritos/Tabajaras (Copacabana), da Providência (Centro) e do Salgueiro (Tijuca) concluem guia cultural de suas comunidades, que será lançado no dia 15 de dezembro, no Centro Cultural da Light, Av. Marechal Floriano, 168, Centro do Rio de Janeiro, a partir das 17h.

“Este mapa/guia expressa o olhar de um grupo específico de jovens sobre a sua comunidade e nos convida a conhecê-la percorrendo circuitos que evidenciam suas características, riquezas e tradições culturais”
, avalia Angela Nogueira, uma das
coordenadoras do projeto Intercâmbios JuventudeArte.

Cada mapa apresenta opções de circuitos que podem ser percorridos pelas pessoas interessadas. As publicações divulgam ainda o histórico das comunidades, além de informações sobre cada um dos 100 pontos culturais listados que incluem artistas locais, pontos históricos e de encontro, projetos educacionais, culturais ou esportivos empreendidos por moradores, trilhas ecológicas e locais de onde se têm vista da cidade. O guia também divulga o contato de antigos moradores, grandes conhecedores da história local e fomentadores de iniciativas.


O projeto Intercâmbios JuventudeArte é uma ação do programa Juventude Transformando com Arte, idealizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) e patrocinado pela Light e pelo Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Entre os parceiros da iniciativa estão: Instituto de Arte Tear, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi/PUC-Rio), Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e UPPSocial, além da participação especial da Ação Educativa, de São Paulo.

O que é o Programa Juventude Transformando com Arte?
Ações integradas que visam contribuir para identificação, fortalecimento e divulgação de grupos e instituições que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros, com foco na transformação social. Coordenado pelo CEPP, o programa é composto das seguintes ações e produtos:
Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura:
Região Nordeste – 2007 Região Sudeste - ES, SP e RJ - 2009/2010
Mostra Brasil (Rio de Janeiro): 2006, 2008, 2010
Revista Juventudearte: 2007 e 2009
Revista Mapa da Mina: resultados do mapeamento São Paulo, 2010
juventudearte@juventudearte.org.br
www.juventudearte.org.br


 

Um comentário:

Ivo Korytowski disse...

Quem não pôde ir ao lançamento na Light como faz para conseguir esses mapas? Tenho um blog sobre o Rio, o Literatura & Rio de Janeiro, e gostaria de abordá-los no blog.Meu e-mail para contato: ivokory@gmail.com