terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Informes 01 - Secretaria da Cidadania e da Identidade Cultural (MInistério da Cultura) - Articulação em Redes



A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC) iniciou o 2015 com o pé na estrada. Está percorrendo o Brasil profundo, (re)conhecendo, dialogando e aprendendo com os Pontos de Cultura. Nestas visitas, a Caravana Cultura Viva está circulando o Brasil e fazendo o mapeamento sensível das realidades locais.
“Somos, cada um de nós, um Ponto de Cultura”, diz Ivana Bentes na Bienal da UNE
A SCDC participou de atividades em quatro estados brasileiras. No Rio de Janeiro esteve presente no Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, no Fórum Permanente de Cultura do Rio de Janeiro, na Bienal da UNE e também o Ponto de Cultura Rural, no município de Bom Jardim (RJ). No sul do país, participou da #TEIACatarina, que aconteceu nos dias 29,30 e 31 de janeiro em Florianópolis (SC), e reuniu Pontos de Cultura de todo o estado. Em São Paulo, esteve no Encontro da Juventude de Terreiro, em Campinas, e em Minas Gerais acompanhou a programação do Encontro da Universidade das Culturas, em Sagarana.


As atividades, de diferentes formatos e públicos, foram oportunidades para aproximar a SCDC da sociedade civil. Em todas elas o diálogo e os espaços de troca possibilitaram o mapeamento sensível das demandas dos grupos, organizações e artistas. A proposta é que a caravana siga caminho entre outros eventos e atividades, bem como pelos pontos de cultura, conhecendo a realidade de cada um.
Quer sugerir uma agenda para a SCDC participar? Envie a proposta detalhada para agenda.scdc@cultura.gov.br
A SCDC abre as portas para o diálogo e para a sociedade civil. Sediada no Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília, tem espaço aberto não só para reuniões institucionais, como também para a realização de atividades dos movimentos socioculturais e de Pontos de Cultura. Durante os primeiros dias da nova gestão as salas foram ocupadas por dezenas de encontros e conversas para dar andamento às demandas da SCDC.

Por uma outra cultura jurídica

A SCDC sabe que uma das principais demandas dos Pontos de Cultura é a aplicação da Lei Cultura Viva. Para isso, é preciso finalizar seu processo de regulamentação com a publicação de uma instrução normativa. Para agilizar ao máximo o processo, bem como garantir o interesse dos Pontos na aplicação da Lei, a SCDC tem participado de agendas com a Consultoria Jurídica do MinC e com a Controladoria-Geral da União (CGU).

Conexões interministeriais


A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural também está participando do grupo de trabalho do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, uma ação integrada no governo para avaliação, diagnóstico, elaboração e instituição de políticas públicas para a saúde da população negra, combate ao racismo em suas diversas faces, desenvolvimento sustentável e econômico das comunidades, reconhecimento dos saberes e tecnologias, práticas ambientais, entre outros conhecimentos de sua cultura.
.

Integração latinoamericana

O intercâmbio cultural latino-americano se fortalece nas artes, identidades culturais e tradições, e também com a construção de um repertório comum para as políticas culturais no continente.
A secretária Ivana Bentes participou de duas atividades em Bogotá, Colômbia, representando o Ministério da Cultura e a SCDC. Esteve, junto a 30 lideranças do continente, no encontro "Cenários Transformadores para a América Latina". Também se reuniu com o Ministério da Cultura da Colômbia para debater e apresentar a Política Nacional de Cultura Viva, que, inclusive, já inspirou políticas públicas nas cidades de Medellín, Cali e Bogotá.
Uma das propostas para a ampliação do diálogo com a sociedade civil é a inclusão de pautas e agendas dos movimentos sociais e culturais nos veículos da SCDC.
A partir de uma convocatória aberta, a Secretaria está divulgando atividades, editais e notícias sugeridas por e-mail. Envie sugestões para comunica.scdc@cultura.gov.br

Cultura e Comunicação estão no centro do debate político do país. Desde a indicação de Juca Ferreira para o Ministério da Cultura a repercussão na mídia só cresce. Dentre as notícias, as notícias giram em torno de mudanças estruturantes no Ministério, incluindo a participação social e a democracia como eixos centrais da nova gestão. A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural também defende a reestruturação da pasta e acredita no projeto político defendido pelo Ministério.
Leia na íntegra as matérias de Theófilo Rodrigues, do blogueiro Luis Nassif, de Jotabê Medeiros no portal Exame e a entrevista de Ivana Bentes na EBC.

Uma série de ações e projetos da SCDC está em curso. Acompanhe as novidades pela página da Secretaria Cidadania e da Diversidade Cultural e veja os editais em aberto para os próximos dias:
Seleção de artigos e ensaios que farão parte do livro/coletânea do 1º Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT.
Saiba mais
Cursos de especialização em Acessibilidade Cultural, em nível de pós-graduação.
Saiba mais

Nenhum comentário: