O SINTESE abre inscrições para as oficinas continuadas de o
Projeto “Palco na Luta”, , voltado para filiados e filiadas
interessados em aproximar a comunidade da escola através do teatro. Teatro do Oprimido d
A proposta é criar um espaço de diálogo teatral entre os moradores,
alunos e professores sobre problemas vivenciados no cotidiano da
comunidade local e/ou nas escolas, como violência doméstica, gravidez
precoce ou discriminação social.
A Estética do Oprimido enriquece o diálogo, que se baseia, para além da dimensão verbal, em dimensões sensoriais vastas, contribuindo para percepção da realidade por diferentes ângulos, por diferentes imagens do cotidiano. Construímos então um espaço político que se expressa através de cenas teatrais, danças, músicas, esculturas, pinturas e outras formas de expressão artística, que contribuem para a compreensão crítica e transformação da realidade escolar e comunitária.
O projeto acontecerá durante os sábados. Durante dois sábados no mês os professores estarão em curso teórico-prático em Aracaju, poderão trabalhar com a metodologia em seu contexto escolar e/ou pessoal, com o intuito de ampliar o olhar para as opressões vividas diariamente construindo produções artísticas que serão compartilhadas com a comunidade e com as escolas através de eventos e apresentações em espaços públicos, culminando em um Festival Estadual da Estética do Oprimido, com Teatro-Fórum, Exposição de Esculturas, Poesias e Pinturas, que acontecerá durante o Congresso Estadual do SINTESE em outubro de 2015.
A Estética do Oprimido enriquece o diálogo, que se baseia, para além da dimensão verbal, em dimensões sensoriais vastas, contribuindo para percepção da realidade por diferentes ângulos, por diferentes imagens do cotidiano. Construímos então um espaço político que se expressa através de cenas teatrais, danças, músicas, esculturas, pinturas e outras formas de expressão artística, que contribuem para a compreensão crítica e transformação da realidade escolar e comunitária.
O projeto acontecerá durante os sábados. Durante dois sábados no mês os professores estarão em curso teórico-prático em Aracaju, poderão trabalhar com a metodologia em seu contexto escolar e/ou pessoal, com o intuito de ampliar o olhar para as opressões vividas diariamente construindo produções artísticas que serão compartilhadas com a comunidade e com as escolas através de eventos e apresentações em espaços públicos, culminando em um Festival Estadual da Estética do Oprimido, com Teatro-Fórum, Exposição de Esculturas, Poesias e Pinturas, que acontecerá durante o Congresso Estadual do SINTESE em outubro de 2015.
Certificação: Os certificados serão emitidos pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Breve Currículo dos Professores:
Aldo Rezende de Melo
Ator e Diretor Teatral, Psicólogo, Professor de
Yoga, Especialista em Psicodrama, Formado pelo
Centro de Teatro do Oprimido do RJ
Helen Oliveira Fontes Aragão
Psicóloga, Atriz e Multiplicadora em Teatro do
Oprimido pelo CTO-Rio, Professora de Yoga,
Especialista em Psicodrama.
OBJETIVO GERAL
Criar uma rede articulada dos professores que utilizam o Teatro do Oprimido como ferramenta de comunicação e busca de alternativas concretas para os problemas reais da comunidade, facilitando assim as condições para o empoderamento popular, para o protagonismo social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver formas alternativas e criativas de comunicação entre os professores, familiares e estudantes da rede pública de ensino, especialmente no que tange a compreensão e resolução de conflitos sociais.
Criar um momento coletivo de vivência, formação, solidariedade e ludismo entre os participantes do curso de teatro.
Criar uma rede articulada dos professores que utilizam o Teatro do Oprimido como ferramenta de comunicação e busca de alternativas concretas para os problemas reais da comunidade, facilitando assim as condições para o empoderamento popular, para o protagonismo social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver formas alternativas e criativas de comunicação entre os professores, familiares e estudantes da rede pública de ensino, especialmente no que tange a compreensão e resolução de conflitos sociais.
Criar um momento coletivo de vivência, formação, solidariedade e ludismo entre os participantes do curso de teatro.
METODOLOGIA
Introdução Teórica: Origens e fundamentos do Teatro do Oprimido
Arsenal básico de jogos e exercícios
Técnicas de Imagens, Sons e Palavras.
Contar, escolher e improvisar histórias escolhidas.
Construção de cenas de Teatro-Fórum a partir de temáticas cotidianas.
Apresentações públicas das cenas dos grupos em eventos para diálogo com a sociedade.>
Introdução Teórica: Origens e fundamentos do Teatro do Oprimido
Arsenal básico de jogos e exercícios
Técnicas de Imagens, Sons e Palavras.
Contar, escolher e improvisar histórias escolhidas.
Construção de cenas de Teatro-Fórum a partir de temáticas cotidianas.
Apresentações públicas das cenas dos grupos em eventos para diálogo com a sociedade.>
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