A Política Nacional das Artes terá o tamanho do Brasil! Em audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, a presidenta da Funarte, Maria Marighella, anunciou: a PNA será a política que organiza em definitivo as práticas artísticas como direito do povo brasileiro. As artes são riqueza – e, portanto, precisam ser protegidas, promovidas e distribuídas.
Representando a sociedade civil, compuseram o debate a filósofa, artista e professora Denise Ferreira da Silva; a atriz e multiartista Tânia Farias; o dançarino e educador Hugo Oliveira; o gestor cultural, pesquisador e professor Guilherme Varella; a produtora cultural Sara Loiola; a produtora e gestora cultural Karla Martins; e o fundador do Museu de Arte a Céu Aberto, Kleber Pagu – pessoas que atestaram a relevância da presença das artes na vida, no bem-viver e na democracia de nosso país.
Brasil soberano é Brasil das Artes!
Você pode assistir ao vídeo da transmissão na íntegra no canal de YouTube da @camaradeputados. Acesse também o texto-base “Brasil das Artes” no site da Funarte
O texto-base “Brasil das Artes: Uma Política Nacional” tem como objetivo apresentar os principais conceitos que embasam a formulação da Política Nacional das Artes (PNA). Ele foi produzido a partir das discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho do Ministério da Cultura, instituído pela Portaria MinC nº 113, de 5 de março de 2024, pela Ministra de Estado da Cultura, com objetivo de produzir subsídios para a elaboração e implementação da Política Nacional das Artes, coordenado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC)
Acesse aqui o texto-base
Nenhum comentário:
Postar um comentário