segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Como foi a 2ª Sessão do Cineclube Realidade com filmes da 2ª Mostra Mercosul Audiovisual na Igreja São Pedro Pescador em Aracaju?


Rápidas palavras das impressões dessa  noite de 19 de novembro de 2025 , até pelo adiantado da hora, 22h30. Começo com uma palavra que o Padre Soares gosta de utilizar muito. Espetacular! Tanto a escolha dos filmes pela equipe que fez a curadoria da 2° Mostra Mercosul Audiovisual, assim como a presença e contribuição ao debate por parte dos participantes destas duas primeiras sessões de retomada do Cine Realidade na Igreja São Pedro Pescador, a do dia 8 de novembro e a  deste dia,  sem falar do trio que forma a produção e mediação das sessões de exibição como componente da atividade matriz da Ação Cultural como Ponto de Cultura, o Cineclube Realidade. O trio formado por  Iasmin, Denisson e este que escreve..

Uma participação especial a destacar é a da juventude, mesmo com a timidez e dificuldade para se expressar em um ambiente com maior grupo de pessoas, porém participar e prosseguir, vai criando condições para superação dessa dificuldade e de outras, o que é necessário  para o  protagonismo  e também para o rejuvenescimento dos mais velhos e das iniciativas e/ou organizações sociais e culturais, os/as quais precisam entender a importância de empoderamento dos mais jovens. 

A realização dessa sessão  também acontece com a Ação Cultural contemplada com o  projeto do Cineclube Realidade apresentado a seleção pública através do  Edital de Chamamento Público nº 11/2024 – Rede Municipal de Pontos de Cultura de Aracaju, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Política Nacional Cultura Viva com participação da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju).

O projeto em tela prevê,  além da sessões de cinema mensal, oficina de audiovisual com celular (março-abril-2026), oficina de teatro popular (abril-maio-2025), mostra cultural (maio-2026), seminário introdutório de educação popular, ação cultural e participação social (junho-2026) e transmissão aberta de formação cultural no youtube (agosto-setembro-outubro 2026).

Abaixo o  relatório produzido por Iasmin Feitosa, agente jovem cultura viva e assistente de produção do Ponto de Cultura Ação Cultural e responsável pela elaboração das perguntas e condução do debate pós filme.

Zezito de Oliveira


Local: Paróquia São Pedro Pescador

Horário: 19:00

Data: 19/11/2025

Público presente: 16 pessoas (com a produção)

[Primeiro Filme – Mita'i Churi]

Pergunta: “O que foi mais impactante para você?”

Respostas/opiniões de alguns convidados:

• O impacto da realidade. Recrutam os jovens, lhe dão prêmios, e uma sensação de falso poder, uma ilusão de heroísmo, sem esses jovens terem noção da realidade da coisa.

• A realidade de como são criadas as guerras, inclusive as guerras urbanas.

• A sociedade que leva muito dos jovens, os mandam desiludidos para a guerra, e quando retornam, se voltam, carregam um trauma para a vida toda.

• Quando os jovens do filme percebem o discurso de guerra, as medalhas, o povo admirado com os soldados, se iludem rapidamente por aquela ideia sem terem noção da realidade cruel da guerra. Tudo em relação à poder.

• A reação das pessoas, apenas sorrindo, recebendo somente aquele informação ilusionista, o povo simplesmente deixa passar, também perdendo a noção da realidade da situação.

[Iasmin] - A transição do momento em que o menino-soldado, cercado pelos olhares de admiração do povo, enxerga pela primeira vez os soldados feridos/mortos. A cena é devastadora porque a desilusão veio como um golpe. Se vê nos olhos dele o exato instante em que a farsa do heroísmo desaba, e a realidade crua da guerra entra no lugar. A tragédia do menino é individual, mas a da sociedade é coletiva: ela corrompeu seu instinto de proteção e perpetuou um ciclo que sacrifica seus jovens.

Traducción al portugués o español: MITôI CHURI

Director: ELIAN GUERIN

País: Argentina - Paraguay

Idiomas hablados: Sin dialogo

Formato: Cortometraje

Género: Drama Histórico.

Duración: 06:05

Año: 2024

Calificación por edad: SAM13

Sinopsis en español: Al perder todos sus soldados, el ejército recluta niños en los pueblos cautivando a sus habitantes con promesas de gloria y patriotismo

Sinopsis en portugués: Ao perder todos os seus soldados, o exército recruta crianças nas aldeias, cativando seus habitantes com promessas de glória e patriotismo.

Premios y reconocimientos:

Mención Honorífica RECAM en FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul)

Link a trailer: https://youtu.be/duNu6ia3EIE?si=VYtsY55YACAX0txq 

Redes sociales (película y/o realizadorxs): https://www.instagram.com/zetstudiospy/ https://www.instagram.com/2527_estudio/ 

[Segundo Filme – La tierra sin mal]

Pergunta 1: “Comparando a realidade dessas pessoas com a que nós vivemos. O que vocês viram como grande diferencial?”

Respostas/opiniões de alguns convidados:

• Somos urbanos. E o fato de sermos urbanos, nos torna muito cegos. Nos faz enxergar que somos um povo superior, com uma cultura superior. A vida urbana nos arranca das nossas raízes, nos fez perder nossas raízes. Nos cegou.

• Olhando pelo lado crítico, não podemos desprezar um, e endeusar o outro. Mas também há ilusão, pois nem tudo o que é moderno, é bom. Principalmente em sua maioria prejudicando o meio ambiente, e destruindo suas belezas naturais. Não suportamos o próprio lixo que fazemos.

Director: Pablo Pintor/ Sebastián Vecchione

País: Argentina

Idiomas hablados: Español/ Mbya guarani

Formato: (Corto/Medio/Largometraje) corto

Género: Documental

Duración: (en minutos) 9.30

Año: 2023

Calificación por edad: atp

Sinopsis 

(en portugués y español)

O mito dos Guarani sobre sua busca incessante pela TERRA SEM MAL é hoje prejudicado pelo avanço do desmatamento incontrolável

El mito de los guaraníes sobre su búsqueda interminable de LA TIERRA SIN MAL se ve hoy obstaculizada por el avance de la deforestación incontrolable

Primer premio FIDBA 22, Primer premio CINE.AR 22, Primer premio en Best Short competition 22, Premio mejor diseño sonoro iberoamericano ÁNCASH 22, Premio Recam-Festival VIVA EL CINE 23

Competencia Cinemambiente Awards 22, Cine Las Américas 22, FINCA 22, Festival Cine de

Maracaibo 22, Premio Gato Negro 22, SUNCINE 22, Festival Jujuy cortos 22

Premios y reconocimientos

Ig @pablo.pintor

Ig @sebastianvecchione

Redes sociales (película y/o realizadorxs)

trailler



Pergunta 2: “Você acredita que esse ‘lugar’ existe dentro de nós ou é algo que a sociedade ainda precisa construir?”

Respostas/opiniões de alguns convidados:

• A gente tem que ter cuidado de reconstruir. Talvez tenhamos de fato uma "terra sem males" em nós, mas também é algo que a sociedade precisa construir. Há importância em ambos.

• Há esse lugar em nós, que é a nossa essência. No entanto, ela vem sendo desvirtuada pelas aparências. O melhor para nós vem da natureza, e infelizmente está sendo destruída para que essas aparências se mantenham.

Sobre a sessão do dia 08 de novembro de 2025, abaixo: 

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Próximas exibições do Cineclube Realidade - 2ª Mostra Mercosul Audiovisual. 

1ª sessão - 08 de Novembro (sábado) Igreja São Pedro Pescador - Avenida João Rodrigues, 425, bairro Industrial  – Aracaju – às 16h30. Realizada com êxito

2ª sessão 19 de Novembro (Quarta-Feira) – Igreja São Pedro Pescador - Avenida João Rodrigues, 425, bairro Industrial  – Aracaju – às 19h. Realizada com êxito

3ª sessão 02 de dezembro (Terça-Feira) - Instituto Federal de Ensino (Socorro) - Av. Perimetral B, s/n, Conj. Marcos Freire I, Nossa Senhora do Socorro - Sergipe.- 8 às 12 h

4ª sessão - 05 de dezembro  (Sexta-Feira) - Sede do Instituto Piabinhas no município de Nossa Senhora do Socorro, localizado no povoado São Braz, rua Vereador Deoclides Vasconcelos, n°44. - às 15h.


Nenhum comentário: