domingo, 19 de março de 2023

PROPOSTAS DA CADEIA PRODUTIVA DA LITERATURA PARA OS EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO.

 

Acima, diretoria técnica da Funcap-SE. Pascoal Maynard, Grazzy Coutinho, Francisco Diemerson e  

Lucas Viana.

Documento preparado pelo fórum de literatura,  com base nas conversas presenciais e reuniões virtuais realizadas em janeiro e fevereiro de 2023,  e apresentado na oitiva de  literatura promovida pela  FUNDAÇÃO de CULTURA e ARTE APERIPÊ de SERGIPE  (FUNCAP)  no dia  08 de Março de 2023 no Museu da Gente Sergipana.

 Acima os responsáveis pela apresentação do documento pelo Fórum de Literatura. Da esquerda para a direita. Zezito de Oliveira, Cecè Vieira e Cris Souza.

Diagnóstico rápido dos editais da Lei Aldir Blanc

*A Lei Aldir Blanc (LAB) 1 foi extremamente relevante em relação à contemplação de projetos de artistas nas diversas áreas culturais, principalmente no período pandêmico.

*É importante ressaltar que a referida Lei foi além das questões financeiras, pois

proporcionou sonhos, esperanças, alento emocional. Mesmo em nossas prisões residenciais e interiores, fomos capazes de criar e tecer ideias. Foi uma verdadeira terapia.

*Por outro lado, a divulgação da LAB 1 para muitos realizadores culturais de Sergipe, só era vista nas mídias de âmbito nacional, não existiu a contento, uma divulgação local do processo.

*Essa situação levou a falsa compreensão, como por parte de um escritor, que pensou ser a LAB 1 voltada exclusivamente para propostas no campo do audiovisual, fora os que nem tiveram conhecimento da própria LAB 1.

*Os prazos de inscrições e de entrega das obras foram curtos, deixando os artistas

meio desesperados. Isso criou uma ansiedade terrível com implicações no ato criativo.

*Por outro lado, para contemplar um número mais alto de contemplados muitos editais tiveram valores pequenos, o que trouxe prejuízo a quem quis produzir um produto final melhor elaborado.



 SUGESTÕES PARA O EDITAL DA LEI PAULO GUSTAVO (LPG)

1.1 Ampliar o percentual de recursos destinados para a área da Literatura pela LPG, considerando a necessidade de atender ao ciclo completo de:

1 – Publicação. 2 - Formação de Público. 3 - Divulgação. 4 - Circulação.

 Sendo que: 1 - Publicação, como indicado, fomento a publicações.

2 - Divulgação, se refere ao fomento em formato jornalístico da divulgação em diversos meios, internet inclusive, acerca de livros impressos , ebooks, áudio livros e eventos diversos ligados a literatura.

3 - Formação de Público, significa atividades relacionadas a oficinas , rodas de conversa e saraus literários.

4 – Circulação, significa o fomento a feiras, festivais literários e similares.

 1.2 – É necessário garantir maior acessibilidade ao edital, o qual deve ser publicado contendo uma linguagem para fácil entendimento dos artistas, escritores e realizadores culturais das diversas linguagens e expressões culturais . Considerar a realidade da região ou território para a redação do edital.

1.3 – O site do Mapa Cultural é muito complexo, especialmente para quem não possui habilidades tecnológicas, o que torna necessário fazer revisão do formato para simplificar as inscrições.

1.4 - Ampliar o conceito de livro que vem sendo aplicada nos últimos editais, garantindo o protagonismo cultural do setor e/ou paridade com outros setores, visando o norte de projetos editoriais contemporâneos, afinados com as demandas culturais tecnológicas irrefreáveis, garantindo assim um melhor aproveitamento da verba de fomento e um produto competitivo no mercado literário. Assim sendo, este fórum entende o livro, já assimiladas e além das definições tradicionais, como uma plataforma midiática de acesso, conexão de conhecimentos e transversalidade com outras linguagens artísticas e didáticas. Por exemplo: edição de livro sobre música popular sergipana e demonstração de célula rítmica em vídeo disponível em plataforma, acessado pelo disponível em qrcode. Livro didático com conteúdo extensivo de video aulas acessadas por qrcodes. Livro com link em qrcode para acesso ao audiolivro. Propõe também ampliar o conceito de publicação de livros para além do tipo escrito-físico, considerar o fomento a publicação de ebook, audiolivros, incluindo nestes dois casos, livros já publicados, livros em braile e livros para pessoas com baixa visão, atendendo o quesito ‘acessibilidade’ presente essencialmente no uso das verbas públicas destinadas à editais. Considerando o público de necessidade especial e atentos às formas de consumir literatura das juventudes, ao qual as tecnologias e meios digitais são os caminhos predominantes para acesso de conhecimento, lazer e serviços.

 1.5 - Edital que possa direcionar recursos para realização de oficinas de escrita literária com saída de campo para laboratório de personagens e descrição de lugares.

 1.6 – Observar o percentual de livros destinados como contrapartida. Houve prefeituras que colocaram no edital a necessidade de destinação de 30% do total de livros publicados para isso. A proposta que trazemos é de 10%, sendo que a lista dos locais onde os livros serão distribuídos, deverá ser publicada no mapa cultural e na seção de noticias do site do órgão gestor e por outros meios que favoreçam o conhecimento público.

1.7 – O dinheiro liberado para publicações considere as diferenças para a produção de um livro de literatura (poesia, contos, romances e crônicas) e de outros livros baseados em projetos de pesquisas do campo da história, antropologia e etc , o que inclui mais tempo e custos para revisão, fotos, diagramação e etc. Sendo assim, a proposta é que livros oriundos de projetos de pesquisa recebam o valor do prêmio acrescido de 20% . Também considerar a necessidade de aplicação de um percentual maior de 20% para os livros infanto-juvenis, face aos altos custos do ilustrador, design gráfico, tipo de papel e etc.. Este ítem foi retirado dos versões mais novas do documento em tela,  após manifestação contraria por parte de diversos integrantes da cadeia produtiva da literatura.. 

 1.8 - Abrir processo de seleção pública para a contratação de profissionais, mediante análise de formação escolar/acadêmica, como também na experiência prática, solicitamos que a equipe seja formada por profissionais que dominem os aspectos técnicos e específicos de cada linguagem, incluindo a literatura. Estes profissionais deverão orientar na elaboração e inscrição dos projetos no mapa cultural, também deverão orientar os realizadores de cultura na produção do currículo cultural e do portfólio e na prestação de contas..

1.9 - Que seja colocado como critério classificatório, porém não eliminatório, de avaliação de propostas/projetos para o edital, aqueles com abordagem de aspectos ligados à memória histórica e cultural sergipana, visando estimular o conhecimento e a valorização de personagens, acontecimentos, lugares de memória, etc.., que estão/são marginalizados e/ou invisibilizados pela cultura hegemônica já posta como universal e central.

 





 

Nenhum comentário: