Cursistas visitam Centro Cultural da Juventude e participam de aula de forró

Na tarde da quarta-feira (8), os cursistas do 27º do Curso de Verão visitaram o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso ( CCJ), no bairro da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital de São Paulo.A atividade cultural foi proposta pelo Centro Cultural da Juventude (CCJ), representado pelo diretor do CCJ e também militante da Pastoral da Juventude, Alexandre Piero, em parceria com o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), como atividade cultural e de lazer para os jovens.
DSCF0079
Para Alexandre Piero, a atividade foi proposta aos cursistas por entender que a missão do CCJ se identifica com a temática do Curso de Verão deste ano: Juventudes e políticas públicas. Além da visita monitorada para explicar os espaços e a metodologia de trabalho do centro cultural, também foi oferecida aos jovens uma aula especial de forró, para dialogar com a tradição do Curso de Verão.
Durante a visita conduzida por jovens monitores foi feita uma integração e ao mesmo tempo uma discussão sobre as realidades da juventude e as atuais políticas públicas deste setor.
O grupo era misto, composto em sua maioria de jovens e alguns adultos, das mais diversas regiões do Brasil. Conduzidos pelo professor de dança Luis Antonio Carneiro, aos poucos o grupo, que estava tímido, foi se soltando e ao final todos estavam animados e embalados ao som do tradicional forró pé –de- serra.
DSCF0103
O jovem Douglas Pitter Sales, da Pastoral da Juventude de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, era um dos mais animados na aula e avaliou como positiva a atividade oferecida pelo Curso de Verão. “Adorei conhecer o CCJ, me encantei com o teatro de Arena. Estou muito feliz, pois até aprendi a dançar forró”.
A atividade também permitiu uma maior interação com os participantes através da expressão corporal e da música.  Apresentando também aos jovens a realidade da comunidade local da periferia da zona norte de São Paulo, que frequentam o centro cultural.
O CCJ é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, sendo o maior centro público dedicado aos interesses da juventude paulistana. O espaço oferece aos jovens: biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, internet livre em banda larga, laboratório de idiomas, laboratório de pesquisas, estúdio para gravações musicais, ilhas de edição de vídeo e de áudio, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência. Todas as atividades são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população.
 (Renata Moraes – Assessoria de Comunicação Curso de Verão 2014)

FOTOS DO CURSO DE VERÃO 2014 NO FLICKR  AQUI


APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT (pps) DAS ASSESSORIAS DO CURSO DE VERÃO 2014 - AQUI


---------------------------------------------

Juventudes em foco: por políticas públicas inclusivas em trabalho, educação e cultura. Curso de Verão – Ano XXVII é novo lançamento da PAULUS.
No livro, textos produzidos pelos professores que proferiram as palestras no curso  de verão 2014. 

9788534937818 Ficha Técnica
Para adquirir, clique AQUI
Título: Juventudes em foco: por políticas públicas inclusivas em trabalho, educação e cultura – Curso de Verão – Ano XXVII
Autores: José Oscar Beozzo e Cecília Bernadete Franco (orgs.)
Coleção: Teologia Popular
Acabamento: Costurado
Páginas: 144
Dimensões: 15 cm x 22 cm
Área de interesse: Teologia Popular
O Brasil vive um novo tempo, tendo os jovens como protagonistas. Em sintonia com este momento, a PAULUS lança a obra Juventudes em foco: por políticas públicas inclusivas em trabalho, educação e cultura – Curso de Verão – Ano XXVII, que neste triênio de 2013 a 2015, vem focada no tema da juventude e de seus desafios no mundo atual.
“Os textos já estavam prontos para a Editora, quando foi preciso parar, pensar e levar em conta novos acontecimentos que irromperam na cena social e política brasileira”, diz padre José Oscar Beozzo referindo-se aos milhões de jovens, motivando outros segmentos da população, que foram para as ruas, por todo o país, em junho de 2013.
Em julho, 3,5 milhões de jovens participaram da celebração de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco. E, para quem achava que a juventude estava mergulhada apenas no consumismo e alheia a tudo no campo social, político e religioso, esses momentos de 2013 mudaram totalmente a percepção.
Dividida em três seções: Sociocultural: mapeando a realidade das juventudes nos movimentos sociais; Políticas públicas para a juventude em trabalho e educação; Bíblia, teologia e pastoral, a obra quer aprofundar esse momento rico e desafiador, e participar da construção de um futuro melhor para os jovens, para sua comunidade de fé e para o país.
José Oscar Beozzo, com formação em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e História Social, é vigário da paróquia São Benedito em Lins, membro da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina (CEHILA) e coordenador geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP). Autor, entre outros livros, de A Igreja do Brasil no Concílio Vaticano II (São Paulo: Paulinas/EDUCAM/UVA, 2005) e Tecendo memórias e gestando futuro – História das Irmãs Negras e Indígenas Missionárias de Jesus Crucificado – MJC (São Paulo: Paulinas, 2009. Livro preparado conjuntamente com Ir. Maria Raimunda R. Costa, Ir. Maria Fidêncio Espírito Santo e Ir. Geralda F. Silva).