sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Play list - Odair José "legítimo representante da MPC - música que o povo canta."

  

 

 

Facebook -  https://www.facebook.com/odairjosemusical

 https://www.facebook.com/odairjoseoficial

------------------------------

 A carreira do cantor e compositor que no auge do sucesso dividiu palco com Caetano Veloso.

Eduardo Weber 11/09/13 17:23 - Atualizado em 11/09/13 17:35

Detalhe da capa do LP "Odair José" (1989). (Reprodução)
Odair José nasceu em Morrinhos no interior de Goiás, mas foi no Rio de Janeiro que, nos anos 70, se tornou um legítimo representante da MPC – música que o povo canta. Dono de hits que deixaram a censura de cabelo em pé, ele ficou conhecido, entre outros títulos, como o Bob Dylan da Central do Brasil. Mas sempre derrubando preconceitos.

Odair José de Araújo, seu nome de batismo, foi um dos compositores mais visados pela censura federal durante o regime de 1964. Não por razões políticas, mas o motivo era por questões comportamentais, caso da música “Uma vida só”, popularmente conhecida pelo refrão: “Para de tomar a pílula, porque ela não deixa nosso filho nascer”.

A música de Odair José que tanto sucesso fazia no rádio, também incomodou a Igreja, chegando a ser excomungado pela canção “O filho de José e Maria”.

O Estúdio F focaliza a carreira do cantor e compositor que no auge do sucesso dividiu palco com Caetano Veloso, a pedido desse, e anos depois teria suas músicas gravadas por bandas alternativas, como a Vexame, e mais recentemente regravações produzidas por Zeca Baleiro.

No repertório do programa estão “Essa noite você vai te que ser minha”, “Viagem”, “Minhas coisas” e “Eu vou tirar você desse lugar”.

_________________
Estúdio F
Odair José

Apresentado na Rádio Cultura Brasil em 24 de agosto de 2013
Apresentação: Paulo César Soares
Produção: Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Ouça AQUI 

--------------------------------





Nenhum comentário: