blog da Cultura

informações sobre ações culturais de base comunitária, cultura periférica, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Vamos fazer Sarau? Uma das maneiras de enfrentarmos a onda reacionária, regressiva e retrógrada que ameaça muitos de nossos avanços civilizatórios.

O projeto abaixo  pode ser utilizado por outros educadores e/ou agentes culturais,   de preferência adaptado, aprimorado, melhorado e etc., citando a fonte, com repasse de uma cópia para o endereço, zezitodeoliveira@gmail.com, afim de que o autor e outros possam tomar conhecimento e usufruir dos melhoramentos. 
I- Título do Projeto
SARAU MULTICULTURAL NO COLÉGIO EDÉLZIO.
Abril – “A arte denuncia a ditadura e anuncia a necessidade da justiça, da liberdade e da igualdade.” ( 3º ano) – 5 de abril de 2017
Junho – Conhecendo o nordeste com Luiz Gonzaga (turmas de 1º ano). Conhecendo o nordeste com Dominguinhos. (turma de 2º e 3ºano).
Novembro – Consciência Negra.

1) Coordenador - Professor José de Oliveira Santos “Zezito”

Sarau
Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio da promoção dos grêmios estudantis, escolas e coletivos/organizações culturais de juventude e/ou de periferia. (do site Wikipédia)


II - Objetivos do Projeto a) Geral
-Criar um espaço de produção de conhecimento que articule conteúdos programáticos de História, Artes e Novas Tecnologias, visando colaborar no desenvolvimento intelectual, artístico e humano dos alunos (as), através de atividades de pesquisa, criação e apresentações artísticas em uma programação cultural no formato conhecido como Sarau. 


b) Específicos
Realização de três saraus temáticos contendo recitação de poesia, apresentações musicais, artes cênicas (dança, teatro), artes plásticas e etc.. Assim como apresentações artística ou informativas utilizando suportes tecnológicos como vídeo, powerpoint e etc.

Oportunizar um espaço de experimentação, criação e fruição estética para o corpo discente e docente.
Ampliar o repertório cultural e humanístico do corpo discente e docente.
Estimular através do envolvimento do corpo discente no planejamento, na execução e avaliação do projeto , a realização do projetos de Saraus em outros situações de espaço/tempo na cidade.

III - Justificativa
Dentre as principais demandas colocadas pelos alunos do Colégio Dr. Edélzio Vieira de Melo, como das outras escola em geral, destaca-se a criação de mais momentos e oportunidades que possibilitem aprender conteúdos curriculares integrados com a criação artística. Por outro lado, a criação de oportunidade para práticas pedagógicas que contenham componentes artísticos é de grande valia para os alunos, em razão da cidade de Santa Rosa de Lima, quase não ofertar locais e/ou programas que favoreçam a aprendizagem ou a fruição de linguagens artísticas.

Para os professores, há também necessidade da criação de estratégias metodológicas que possam dar conta das duas necessidades apontadas acima, em razão do reconhecimento de que os métodos tradicionais de ensino não são suficientes para atender as expectativas das novas gerações, em especial o protagonismo juvenil, no planejamento e desenvolvimento das ações do processos de ensino-aprendizagem, possibilitando a formação de espaços/oportunidades que oportunizem a discussão de questões relacionando o conteúdo programático com questões do cotidiano e/ou temáticas que estejam na ordem do dia, além de espaços/ oportunidades de interação mais criativa com colegas, professores e comunidade.
Como facilitador para a utilização de novas estratégias metodológicas, temos os recursos oferecidos pelas novas tecnologias e pelas redes sociais, não apenas pelas possibilidade de acesso, como também da produção de conteúdos pedagógicos e/ou artisticos.
No caso do acesso, temos o enorme manancial de informação ofertados pela internet, seja em forma de textos ou de imagens, como de áudio ou audiovisual. No caso da produção, temos os programas de computadores que copia, grava, edita e etc., assim como os suportes tecnológicos que armazenam e reproduzem os frutos da criação/produção de um número cada vez maior de pessoas.
Toda o quadro descrito acima, foi vivido pelo corpo docente e discente do Colégio Estadual Dr. Edélzio Vieira de Melo em meio a preparação e realização de alguns projetos desenvolvidos nos últimos anos, como Feira das Nações, São João, Show de Talentos e Música e Consciência Negra. Este último, realizado pela primeira vez no ano de 2015, dispõe de um relatório de avaliação, baseado em questionário respondido pelos alunos com o objetivo de medir o alcance dos resultados e recolher sugestões para projetos com características semelhantes.
Nesta perspectiva de avanço, com vistas a atender aos anseios e expectativas de alunos e professores descritas acima, estar-se-á convidando colegas e alunos do Colégio Edélzio a contribuírem com sugestões visando melhorar o que está proposto no projeto Sarau Multicultural na Escola, cuja diferencial proposto em matéria de produção, está sustentado no principio da participação colaborativa discente e docente e no estimulo a articulação dos conteúdos programático de História para o 3º anos, assim como de disciplinas, apresentado com base em aprofundamento por meio de pesquisas escolares e práticas artísticas e culturais.

IV - Metodologia
Estratégias de ação
• Distribuição de cópias do projeto para análise visando agregar sugestões de colegas e alunos.
• Redação final com os acréscimos realizados
• Envio do projeto para análise da direção e coordenação pedagógica.
• Definição dos professores e matérias que farão adesão a proposta.
• Encaminhamento prático através de roteiro, com as estratégias pedagógicas especificas, discutidas e escolhidas no processo de consulta, além das estratégias gerais apresentadas nesse texto.
• Definição de data e programação da apresentação da primeira edição temática do projeto e das demais subsequentes.
• Distribuição do questionário de avaliação e posterior publicação dos resultados.
• Avaliar possibilidade para apresentação do projeto e de seus resultados no (Feira de Arte, Ciências e Tecnologia – CIENART)

Estratégias metodológicas (gerais)
Quanto as linguagens, pretendemos utilizar música, poesia, teatro, dança, artes visuais, artes plásticas e audiovisual (mostra de vídeos).
Em termos de articulação dos temas, cada apresentação nas respectivas linguagens deverá observar as ligações apropriadas. Dessa maneira, o Sarau temático cujo tema é , “A arte denuncia a ditadura e anuncia a necessidade da liberdade e da igualdade.”, será realizado com a apresentação de produtos culturais que façam referências diretas ao tema e/ou que tenham sido produzidos no período.
Uma forma mais simples pode ser esta, utilizando somente a obra artistica, sem preocupação em dar um maior destaque a biografia dos autores, como fizemos no dia da consciência negra de 2015.
Porém, nos saraus que trabalharão com os temas referentes a produção cultural no periodo da ditadura (1960/1970), São João e Consciência Negra, a forma mais apropriada é pesquisar e apresentar além das obras artisticas, também biografias, considerando que há uma grande produção artistica e autores relevantes ligados a estes temas.
No caso do primeiro Sarau, cujo tema é ligado a luta em favor da democracia no período de 1964 a 1985 trabalharemos com artistas de grande importância no período da luta e da resistência contra a ditadura civil-militar. No caso da música, Chico Buarque, Milton Nascimento, Geraldo Vandré, Caetano Veloso e Gilberto Gil e até mesmo artistas da chamada música brega como Odair Jose, que embora não tenha estabelecido um confronto direto com a ditadura, também foi perseguido pela censura ou no caso de Roberto e Erasmo Carlos que não tiveram problemas com a censura, mas que foram muito populares no período e objeto de algumas controvérsias. Assim pode ser com poetas, artistas plásticos, dramaturgos, cineastas e etc. Desta forma quem escolher apresentar determinada obra, também pesquisa e apresenta a vida do autor. Alguns autores de destaque no periodo, dentre outros, no caso do cinema: Ruy Guerra, Gláuber Rocha, Nelson Pereira dos Santos. Teatro: Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, José Celso Martinez Correa, Amir Haddad. Poesia: Vinicius de Moraes, João Cabral de Melo e Neto, Ferreira Gulart. Artes Visuais: Henfil. Artes Plásticas: Hélio Oiticica, Sérgio Ferro, Alipio Freire, Cláudio Tozzi
Responsabilidades pela execução do projeto.
Por ser um projeto de área de humanas e de linguagens, a proposta tem maior aderência destas áreas, porque se propõe articular conteúdos programáticos, artes e novas tecnologias. Neste caso, as disciplinas de História, Sociologia, Artes, Português, Literatura, Filosofia e Redação oferecem um campo bastante vasto para fazer a articulação.
O que não impede, e é também desejável, que as matérias da área de exatas busquem conteúdos próprios que possam fazer a articulação com os temas,

Como isso pode precisar de algum tempo, a proposta é realizarmos os primeiros saraus fazendo a interdisciplinaridade com as matérias afins ou trabalhar com as três matérias que oferecem maior facilidade para fazer ligações ou pontes, tanto entre si, assim como em relação aos conteúdos programáticos e os temas dos saraus..
V - Orçamento Detalhado
A proposta orçamentária tem como base alguns equipamentos que a escola já dispõe,o que não implicará em gastos extras .São eles:
Caixa de som; datashow; microfones; computador; acesso a internet, máquinas para xérox
Em termos de material de custeio, primeiramente precisaremos realizar o planejamento especifico de cada sarau para definir o quanto será necessário para a compra de material como papéis de diversos tipos, tecidos como TNT etc. Neste caso, teremos que aguardar por uma discussão das escolhas que os alunos (as) irão fazer em termos de produção de cartazes/painéis, esquetes teatrais, coreografias e etc.

Estimamos inicialmente um valor aproximado de R$500,00 para o custeio do material pedagógico, produção da arte do cartaz e etc..
VI - Assinatura

Ao disponibilizarmos o projeto em tela, pensamos na possibilidade de estimular a criação de  uma rede de professores e alunos de escolas públicas, aliados com coletivos e/ou organizações  de cultura e de juventude.

Quem quiser colar,  é só entrar em contato através das redes sociais ou telefone. 


Sob Licença Creative Commons. CC-BY-SA
 Para saber mais sobre Creative Commons. AQUI 

Para saber mais sobre os Saraus Multiculturais no Edélzio que já foram realizados. AQUI

 Os  SARAUS de São Paulo. AQUI
Postado por AÇÃO CULTURAL às sexta-feira, fevereiro 17, 2017
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Lives 2024 da Ação Cultural

Lives 2024 da Ação Cultural
clique na imagem

Frutos da Lei Paulo Gustavo

Frutos da Lei Paulo Gustavo
clique em cima da imagem para ler as postagens

#cinerealidade2024

#cinerealidade2024
clique na imagem para acessarr as postagens sobre a retomada do Cine Realidade

MEMÓRIA DA AÇÃO CULTURAL - 20 ANOS

MEMÓRIA DA AÇÃO CULTURAL - 20 ANOS
clique na imagem

#abril1974+50

#abril1974+50
série de postagens sobre o cinquentenário da revolução dos cravos em Portugal

#1964+60

#1964+60
#1964+60 - Série de postagens sobre a luta pela memória em defesa da democracia e contra a ditadura militar instalada em 1964.

Blog parceiro

Blog parceiro

Pesquisar este blog

Refundação da Ação Cultural

#acaocultural Refundação da Ação Cultural

A Ação Cultural é uma organização da sociedade civil pioneira no trabalho com dança moderna, audiovisual, cineclube e hip-hop, junto e mistu...

Arquivo do blog

  • ►  2025 (134)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (40)
    • ►  março (36)
    • ►  fevereiro (34)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2024 (671)
    • ►  novembro (44)
    • ►  outubro (52)
    • ►  setembro (50)
    • ►  agosto (64)
    • ►  julho (56)
    • ►  junho (79)
    • ►  maio (58)
    • ►  abril (67)
    • ►  março (76)
    • ►  fevereiro (74)
    • ►  janeiro (51)
  • ►  2023 (543)
    • ►  dezembro (45)
    • ►  novembro (36)
    • ►  outubro (46)
    • ►  setembro (62)
    • ►  agosto (53)
    • ►  julho (60)
    • ►  junho (41)
    • ►  maio (44)
    • ►  abril (28)
    • ►  março (44)
    • ►  fevereiro (41)
    • ►  janeiro (43)
  • ►  2022 (354)
    • ►  dezembro (34)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (25)
    • ►  setembro (30)
    • ►  agosto (38)
    • ►  julho (27)
    • ►  junho (32)
    • ►  maio (32)
    • ►  abril (35)
    • ►  março (27)
    • ►  fevereiro (18)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2021 (83)
    • ►  dezembro (19)
    • ►  novembro (15)
    • ►  outubro (18)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (3)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (15)
  • ►  2020 (240)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (21)
    • ►  setembro (21)
    • ►  agosto (19)
    • ►  julho (43)
    • ►  junho (22)
    • ►  maio (27)
    • ►  abril (26)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2019 (161)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (11)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (13)
    • ►  abril (15)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (26)
    • ►  janeiro (23)
  • ►  2018 (194)
    • ►  dezembro (17)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (10)
    • ►  setembro (23)
    • ►  agosto (27)
    • ►  julho (30)
    • ►  junho (27)
    • ►  maio (14)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (11)
    • ►  janeiro (7)
  • ▼  2017 (40)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (5)
    • ▼  fevereiro (2)
      • Vamos fazer Sarau? Uma das maneiras de enfrentarmo...
      • CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE PRODUZIR ARTE E CULTUR...
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2016 (63)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2015 (144)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (11)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (27)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (24)
    • ►  janeiro (12)
  • ►  2014 (191)
    • ►  dezembro (18)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (15)
    • ►  junho (40)
    • ►  maio (17)
    • ►  abril (19)
    • ►  março (32)
    • ►  fevereiro (21)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2013 (534)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (21)
    • ►  setembro (16)
    • ►  agosto (45)
    • ►  julho (82)
    • ►  junho (62)
    • ►  maio (64)
    • ►  abril (90)
    • ►  março (80)
    • ►  fevereiro (37)
    • ►  janeiro (31)
  • ►  2012 (301)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (25)
    • ►  outubro (41)
    • ►  setembro (22)
    • ►  agosto (19)
    • ►  julho (13)
    • ►  junho (42)
    • ►  maio (48)
    • ►  abril (17)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (25)
    • ►  janeiro (29)
  • ►  2011 (158)
    • ►  dezembro (37)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (31)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (10)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2010 (48)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (5)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (6)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2009 (12)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2008 (43)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (4)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (20)

Translate

O QUE É E O QUE FAZ AÇÃO CULTURAL

  • O QUE É E O QUE FAZ A AÇÃO CULTURAL
  • DANÇAS CIRCULARES
  • LIVRO AMABA/PROJETO RECULTURARTE
  • AGENDA DE EVENTOS DA AÇÃO CULTURAL 2015
  • PROJETO ECARTE
  • FÓRUNS POPULARES DE CULTURA
  • FÓRUM DE LITERATURA DE SERGIPE
  • AGENDAS E GUIAS CULTURAIS DE SERGIPE
  • PONTO DE CULTURA: JUVENTUDE E CIDADANIA
  • CINECLUBE REALIDADE
  • CARAVANA CULTURAL LUIZ GONZAGA VAI A ESCOLA - 2012 e 2013
  • MOVIMENTO PRÓ FESTIVAL DE ARTE DE SÃO CRISTÓVÃO
  • LIVES DA AÇÃO CULTURAL
  • ESTATUTO DA JUVENTUDE, CF 2013, JMJ, JORNADA DE LUTAS DA JUVENTUDE E ETC..
  • RÁDIO WEB DA AÇÃO CULTURAL - CANÇÕES QUE FAZEM UM PAÍS.
  • PROJETO JORNADA ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE
  • O BRASIL QUE QUEREMOS

Seguidores

Arquivo do blog

  • ►  2025 (134)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (40)
    • ►  março (36)
    • ►  fevereiro (34)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2024 (671)
    • ►  novembro (44)
    • ►  outubro (52)
    • ►  setembro (50)
    • ►  agosto (64)
    • ►  julho (56)
    • ►  junho (79)
    • ►  maio (58)
    • ►  abril (67)
    • ►  março (76)
    • ►  fevereiro (74)
    • ►  janeiro (51)
  • ►  2023 (543)
    • ►  dezembro (45)
    • ►  novembro (36)
    • ►  outubro (46)
    • ►  setembro (62)
    • ►  agosto (53)
    • ►  julho (60)
    • ►  junho (41)
    • ►  maio (44)
    • ►  abril (28)
    • ►  março (44)
    • ►  fevereiro (41)
    • ►  janeiro (43)
  • ►  2022 (354)
    • ►  dezembro (34)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (25)
    • ►  setembro (30)
    • ►  agosto (38)
    • ►  julho (27)
    • ►  junho (32)
    • ►  maio (32)
    • ►  abril (35)
    • ►  março (27)
    • ►  fevereiro (18)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2021 (83)
    • ►  dezembro (19)
    • ►  novembro (15)
    • ►  outubro (18)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (3)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (15)
  • ►  2020 (240)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (21)
    • ►  setembro (21)
    • ►  agosto (19)
    • ►  julho (43)
    • ►  junho (22)
    • ►  maio (27)
    • ►  abril (26)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2019 (161)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (11)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (13)
    • ►  abril (15)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (26)
    • ►  janeiro (23)
  • ►  2018 (194)
    • ►  dezembro (17)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (10)
    • ►  setembro (23)
    • ►  agosto (27)
    • ►  julho (30)
    • ►  junho (27)
    • ►  maio (14)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (11)
    • ►  janeiro (7)
  • ▼  2017 (40)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (5)
    • ▼  fevereiro (2)
      • Vamos fazer Sarau? Uma das maneiras de enfrentarmo...
      • CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE PRODUZIR ARTE E CULTUR...
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2016 (63)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2015 (144)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (11)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (27)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (24)
    • ►  janeiro (12)
  • ►  2014 (191)
    • ►  dezembro (18)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (15)
    • ►  junho (40)
    • ►  maio (17)
    • ►  abril (19)
    • ►  março (32)
    • ►  fevereiro (21)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2013 (534)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (21)
    • ►  setembro (16)
    • ►  agosto (45)
    • ►  julho (82)
    • ►  junho (62)
    • ►  maio (64)
    • ►  abril (90)
    • ►  março (80)
    • ►  fevereiro (37)
    • ►  janeiro (31)
  • ►  2012 (301)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (25)
    • ►  outubro (41)
    • ►  setembro (22)
    • ►  agosto (19)
    • ►  julho (13)
    • ►  junho (42)
    • ►  maio (48)
    • ►  abril (17)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (25)
    • ►  janeiro (29)
  • ►  2011 (158)
    • ►  dezembro (37)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (31)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (10)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2010 (48)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (5)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (6)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2009 (12)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2008 (43)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (4)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (20)

Quem sou eu

Minha foto
AÇÃO CULTURAL
Aracaju, Sergipe, Brazil
A Ação Cultural é uma organização da sociedade civil pioneira em Sergipe no trabalho com dança moderna, audiovisual, teatro, cineclube e hip-hop, junto e misturado, voltado principalmente às crianças e adolescentes e jovens residentes na periferia de Aracaju e Região Metropolitana. Foi criada no ano de 2004 por artistas e produtores culturais emergentes, além de educadores envolvidos com atividades de ação cultural. Se organiza buscando empoderar agentes e grupos culturais que atuam na periferia realizando de forma colaborativa reuniões, pesquisas de diagnóstico, oficinas de elaboração de projetos, produção de artigos/release, divulgação on-line, organização de portfólios, promoção de fóruns de debates, oficinas e mostras artísticas. Mais informações: insta @acaoculturalse e email - oscacaocultural@gmail.com
Ver meu perfil completo

Acessos

LINKS SUGERIDOS

  • AGÊNCIA DE NOTICIAS BRASIL DE FATO
  • BLOG DO JORNALISTA THIAGO PAULINO
  • BLOG DO PRODUTOR CULTURAL INDEPENDENTE
  • BLOG DO TEÓLOGO LEONARDO BOFF
  • CULTURA E MERCADO
  • ERNESTO NAZARETH 150 ANOS - IMS
  • FREI BETTO
  • http://blogoosfero.cc/comculturanacamara
  • http://consorciocultural.blogspot.com
  • http://opluralismo.blogspot.com.br/
  • http://porvir.org/
  • http://projetoecarte.blogspot.com
  • http://www.cese.org.br
  • http://www.jblibanio.com.br/
  • http://www.marcelobarros.com/
  • http://www.overmundo.com.br
  • http://www.polis.org.br/polisdigital/
  • IHU - UNISINOS
  • ITAÚ CULTURAL
  • PROGRAMA VAI - SP
  • RÁDIO BATUTA IMS
  • RÁDIO BRASIL ATUAL
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
  • RÁDIO E TELEVISÃO CULTURA - SP
  • RÁDIO USP
  • RÁDIO WEB JORNAL DO BRASIL AM
  • RÁDIOS EBC
  • REDE BRASIL ATUAL
  • www.observatoriodaimprensa.com.br

Postagens populares

  • ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL
    ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL - VERSÃO REVISADA E ATUALIZADA EM ASSEMBLÉIA GERAL REALIZADA EM 29 DE JUNHO DE 2024 CAPITULO PRIMEIRO DA...
  • CENA INDEPENDENTE Lucas Santtana defende rádios públicas como projeto nacional
    (foto . Pedro Cup ertino) Um dos nomes mais aclamados pela crítica na contemporaneidade, o irreverente Lucas Santtana se dest...
  • Veta Dilma!!
    Veta Dilma: chegou a hora! ASSINE A PETIÇÃO À Presidenta Dilma Rousseff: Estamos fazendo um apelo à V. Ex.ª, pedindo-lhe que tome medidas im...
  • A influência de Fernando Pessoa na música e na cultura brasileiras
    Cultura Nádia Faggiani e Gilberto Costa - Repórteres do Radiojornalismo e da Agência Brasil ...
  • ZÉ VICENTE. Quem é este cantor?
    ALI ADIANTE Zé Vicente Tantos caminhos andados tantos shows realizados tantos olhares brilhantes tantos abraços trocados tant...
  • Festa junina na escola e qualidade na educação
    Crianças da EC 18 de Taguatinga dançam com os pais e as mães. 1 EdQue · Brasília, DF 1/7/2007 ...
  • Financiamento cultural sem comprometer a autonomia
    Plataformas de crowdfunding começaram a se espalhar pelo Brasil desde o início deste ano. A ideia nada mais é do que a reinvenção contempo...
  • Especial ECA 21 Anos
    As contribuições do ECA à noção de direito à educação Salomão Barros Ximenes Salomão Barros Ximenes é advogado e coordenador de pro...
  • Modelos de projetos para celebrar o Dia da Consciência Negra
      https://www.educacaoetransformacao.com.br/projeto-dia-da-consciencia-negra/ Nesta postagem selecionamos para vocês algumas sugestões de  ...
  • Playlist - Contra a intolerância religiosa - canções brasileiras de matriz afro.
    Há diversas formas de prevenir/combater a intolerância religiosa. O nosso   cancioneiro popular fornece uma bom acervo de canções. A esc...

Marcadores

  • Abilio-Neto
  • ação cultural
  • Ainda Estou Aqui
  • Análise de Conjuntura
  • antirracismo
  • Arte e Teologia da LIbertação
  • Arte na Escola
  • Brasil
  • campanha da fraternidade
  • Carnaval
  • CEBs
  • CF2024
  • Chico Alencar
  • Chile e Allende
  • cine-circular
  • cine-realidade
  • cineclube
  • comunicação alternativa
  • contracultura
  • crônicas-musicais
  • Cuba
  • Cultura em Sergipe
  • cultura-periférica
  • Dia-de-Santos-Reis
  • Dom Hélder
  • Ecologia
  • educação-popular
  • educação-pública
  • eleições 2024
  • Escola Pública
  • FASC
  • Festival de Arte de São Cristóvão
  • Flores do Jardim
  • FOLIT
  • FórumdeLiteratura
  • Glossário
  • guerra-cultural
  • Igreja
  • Indústria Cultural
  • IPES
  • JMJ
  • jornada-ecologica
  • Jornada-Mundial-da-Juventude
  • Juventude
  • Lei Aldir Blanc
  • Lei Paulo Gustavo
  • Leis de Fomento
  • Literatura
  • LIves da Ação Cultural
  • Livro-Amaba-Projeto Reculturarte
  • Luiz Gonzaga
  • memória histórica
  • militares
  • MPB
  • mulheres
  • Narcizo Machado
  • Natal
  • Observatório Ação Cultural
  • outras midias
  • paixão-de-cristo
  • Papa Francisco
  • Paulo-Freire
  • play-list
  • play-list-consciência-negra
  • Politica
  • politicas-culturais
  • Programa VAI
  • revolução-dos-cravos
  • São Romero
  • sarau
  • sarau-arte-na-garagem
  • sarau-multicultural
  • Sergipe
  • Teologia da Libertação
  • trabalho de base
  • Violência nas Escolas
  • viver de arte

Translate

Translate

Total de visualizações de página

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tema Simples. Tecnologia do Blogger.