terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Como foi a Plenária Cultura Sergipe rumo ao Fórum Social Mundial em Salvador?

 Fotos: Maíra Ramos





Um pequeno passo para a cultura sergipana, um grande passo para o avanço do espirito  Fórum Social Mundial em Sergipe.
Parafraseando a frase do astronauta Neil Armstrong, ao desembarcar na lua, inicio o relato do que retive na memória acerca da plenária da cultura sergipana rumo ao Fórum Social Mundial. (FSM), realizado na tarde do último domingo, 28 de janeiro de 2018
Em termos de quantidade, contamos com a participação de 18 pessoas, quase atingindo a meta mínima de participação esperada de 20 participantes.
Contamos com uma boa distribuição de pessoas com perfis diferentes, o que contribuiu bastante para a riqueza da troca de experiências. Pessoas de idade que variaram entre 13 a 56 anos; Formação do nível básico fundamental até o pós doutorado; Equilíbrio de gênero, metade mulheres e metade homens; Residentes em bairros da periferia, centro expandido de Aracaju e zona sul; Residentes em três municipios, Aracaju, Socorro e Barra dos Coqueiros; Que nunca ouviram falar do Fórum Social Mundial ,os mais jovens e/ ou residentes nas áreas mais periféricas, até pessoas que participaram de todas as edições do Fórum Social Mundial no Brasil e uma no exterior, em Mumbai na India.
A fala inspiradora/instigadora do professor Romero Venâncio, foi sustentada em cima de três conceitos - resistência, transcendência e organicidade - os quais estão presentes nos fundamentos da ação artística, cultural e social de quem estava presente na sala. No decorrer da explanação, ele foi interligando os conceitos com a experiência no chão da realidade.
Em termos de continuidade após a plenária, a sugestão do facilitador da reunião, professor Zezito de Oliveira, foi que o pessoal do teatro organizasse uma plenária ou uma conferência livre de teatro, para reunir os mais experientes e os mais novos, no sentido de reunir os conhecimentos de quem tem uma trajetória mais consolidada com a de quem está começando. 
Uma conferência livre de teatro, com a  perspectiva de colaborar  para tornar conhecidos os caminhos que não resultaram em boas obras ou que se constituíram em fracassos retumbantes. Assim como prosseguir naqueles e naquilo que proporcionaram algumas conquistas e avanços, mesmo que poucos e/ou limitados.
Essa sugestão foi realizada, a partir da fala de alguns presentes, diante de uma discussão sobre a cena teatral sergipana que por alguns momentos polarizou e concentrou a discussão. A Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania se propôs a apoiar a atividade como parceiro.
Além dessa proposta, foi sugerido uma ação conjunta AÇÃO CULTURAL, TAMPA e outros coletivos/organizações afins, para a realização de um seminário sobre auto-sustentabilidade. Uma das prioridades discutida e aprovada na primeira assembleia geral da Ação Cultural, realizada neste mês de janeiro de 2018.
Outras conquistas mais imediatas e importantes da realização da plenária da cultura sergipana rumo ao FSM, foi o contato inicial que algumas pessoas tiveram com o espaço cultural TAMPA, o qual já está quase na reta final para a inauguração oficial.
Assim como o conhecimento que todos puderam ter acerca dos trabalhos e dos conhecimentos uns dos outros. Isso no caso do movimento Hip-Hop , a MC Iza Negratcha , tem um bom tempo de caminhada em termos de produção artística, como escritora e ativista social e cultural e pode conhecer pessoalmente Graziela , uma menina que está começando muito bem na cena cultural da periferia, com talento próprio de escritora, atriz e MC, enriquecido com a participação nas oficinas de teatro e rap da Ação Cultural/Ponto de Cultura.
Da mesma maneira, a Manu que faz poesia e é MC, conheceu David que é MC e instrutor da oficina de Rap e Graziela. Assim como ficamos sabendo de um Slam (batalha de poesia) , realizado no bar do Roque (centro de Aracaju) conforme informado pelo professor Romero Venâncio e reforçado por Manu que participa do mesmo.
Por tudo isso, o professor Zezito de Oliveira ressaltou que o investimento realizado pela Ação Cultural no planejamento e mobilização dessa plenária, integrando o GT de Cultura do coletivo organizador sergipano rumo ao Fórum Social Mundial, estava valendo a pena, porque o fim último não se resume a viagem em março para Salvador, mas o encontro, o aprendizado, a troca de experiências, as possibilidade de formação de novos arranjos ou articulações visando trabalhos ou ações conjuntas e colaborativas.
Como preparação rumo a ida para o FSM em Salvador, foi apresentado um curta didático sobre o conceito e realização do primeiro Fórum Social Mundial em Porto Alegre no ano de 2001. Sobre como foram realizados os Fóruns Sociais Mundiais, como acontece e etc., tivemos as falas bem informativas e contextualizadas do músico e agente cultural Caducha, com base de atuação sociocultural no municipio da Barra dos Coqueiros e do professor Romero Venâncio, os quais participaram de diversos FSMs.
Em termos de ida para Salvador, apenas três dos presentes se manifestaram interessados,  e uma pessoa poderá participar com apresentação de atividades artísticas.
Todos os presentes foram convidados para a plenária geral do coletivo organizador sergipano rumo ao Fórum Social Mundial, a qual acontecerá no dia 30 do corrente às 18 horas no Sintese (Sindicato dos Professores) e da atividade geral do dia 01 de Março na Seides (secretaria da inclusão e desenvolvimento).
Sobre esta atividade foi solicitado aos interessados que participassem, mas não foi informado maiores detalhes sobre a mesma, porque isso estava a cargo  de outra pessoa que não pode comparecer.
Todavia, foi informado que todos os detalhes sobre as atividade do dia 1º de fevereiro serão fornecidos na reunião geral do dia 30 de fevereiro, inclusive para tratar da inclusão de participação na programação cultural deste dia.
A lamentar, a ausência do representante do Grupo de Trabalho dos facilitadores do coletivo organizador do FSM Sergipe . O mesmo informou pelo whatzapp na metade da reunião que passou mal e por isso não pode comparecer.
Em termos de linguagem/expressões artísticas, contamos com uma presença majoritária de pessoas ligadas ao teatro e ao hip-hop. O grupo minoritário era formado por pessoas ligadas ao universo do audiovisual (três pessoas), música (uma pessoa) e dança (uma pessoa).
Ao final da reunião, todos os presentes foram informados sobre a programação do seminário de Filosofia da Cultura, a ser apresentado pelo professor Romero Venâncio no Centro Cultural de Aracaju, o qual apresentará uma sequência de debates sobre temas muito caros a quem pretende fortalecer o espirito de formação politica e cultural do FSM. (flyer abaixo)
Agradecimentos especiais a Cris Alves, ligada a Rede dos Pontos de Cultura de Salvador e Rede de Produtoras Culturais Colaborativas, apoiadas pela organização ITEIA-INTERCIDADANIA, pela solidariedade em fornecer algumas informações sobre o processo de organização das atividades culturais nos dias de realização do FSM em Salvador.
Quem participou da plenária e quiser enviar mais anotações e impressões pode fazer isso. Ficará muito legal poder publicar mais textos para animar/estimular a quem participou e a quem não pode se fazer presente.
Zezito de Oliveira

Nenhum comentário: