sexta-feira, 12 de abril de 2013

Edital para diretores e produtores negros reabre inscrições e aumenta premiação


 Fonte: Teia Cultural Minas - Nº 14 - 11 de abril de 2013 - Ano IX
Edital para diretores e produtores negros reabre inscrições e aumenta premiação
As inscrições no Edital Curta-Afirmativo foram estendidas até o dia 19 de abril, às 18 horas. A reabertura do processo seletivo deu-se em decorrência da grande receptividade da proposta afirmativa, o que gerou volumoso número de inscrições e contínua procura por informações, mesmo depois de encerrado o prazo de inscrição. A inscrição é realizada apenas pelo sistema online Salicweb. A quantidade de obras a serem apoiadas passou de 10 para 30 curtas-metragens, a partir de 10 minutos, dirigidos ou produzidos por jovens negros, de 18 a 29 anos. A temática é livre, podendo ser ficção ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação. O proponente já inscrito e que queira fazer alguma alteração na proposta já enviada, poderá solicitar a devolução desta até o dia 15 de abril de 2013, pelo e-mail concurso.sav@cultura.gov.brficando a homologação de sua inscrição condicionada ao reenvio da sua proposta pelo Salicweb. Confira AQUI o Edital com as alterações da seleção do Curta-Afirmativo.
 
 
SCDC e Representantes do MinC nos Estados
Os representantes do Ministério da Cultura nas cinco regiões do país participaram no último dia 09/04 de uma reunião na Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, com o diretor Pedro Vasconcelos e a equipe técnica da Secretaria. O encontro foi para tratar de diversas pautas como a realização das Teias Regionais e a criação das novas redes municipais para Pontos de Cultura. A reunião discutiu ainda uma proposta de planilha unificada de base de dados, a exemplo do que já acontece em São Paulo. "O objetivo do encontro foi o de alinhar as ações com as Representações Regionais, principalmente com as novas bases e a ampliação do Programa Cultura Viva", justificou o diretor da Cidadania e da Diversidade cultural, Pedro Vasconcellos. Participaram da reunião os chefes das Representações do MinC, em São Paulo, Valério Bemfica, em Minas Gerais, Cesaria Macedo, da Região Sul, Margarete Moraes, do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o chefe substituto, Fábio Silva, da Região Nordeste, Gilson Matias, da Região Norte, Delson Cruz, na Bahia e Sergipe, Mônica Trigo e a chefe do escritório do MinC no Acre, Neyla Morais.
  
 

1encontro.JPGI Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura

Entre os dias 1 e 3 de setembro acontece em São Paulo o I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. Com o tema "Pesquisa e produção do conhecimento para além da universidade", o encontro busca reunir pesquisadores de todo país para debater e organizar o campo da pesquisa em cultura no Brasil. O objetivo é reunir pesquisadores que investigam a área da cultura, dentro e fora da universidade e que estão dispersos no território nacional, nas diferentes disciplinas e em diferentes contextos sociais. Com o encontro, esperamos fomentar o diálogo entre campos, instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração. As inscrições estão abertas até 15 de abril. Leia mais

 EDITAIS EM ANDAMENTO


Editais amplos
 

BNDES seleciona eventos culturais - para projetos com início entre 1º de agosto e 31 de dezembro deste ano. Inscrições até o dia 30 de abril. Os patrocínios são destinados aos segmentos Cinema, Música, Literatura e Dança. No segmento Cinema, a seleção é aberta a festivais e mostras de filmes com ênfase na exibição de produções de longa-metragem e na apresentação de filmografias de realizadores prioritariamente brasileiros. Clique aqui para acessar o regulamento.

 

Entidade britânica - Clore Leadership Programme  - oferece bolsa para líderes na área da cultura. Inscrições abertas até 12 de abril. Para participar, é necessário ter no mínimo cinco anos de experiência de trabalho remunerado no setor cultural, seja como empregado, autônomo ou freelancer. O regulamento especifica alguns atributos que a Clore espera dos participantes, como visão estratégica, criatividade e integridade. Os candidatos também terão que cumprir os requerimentos do programa global de bolsas de estudo do governo do Reino Unido. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da Embaixada Britânica e enviá-lo para o e-mail webmaster@uk.org.br. 

 
Cursos de Extensão da Fundação Clóvis Salgado - entre os meses de abril e julho, a Fundação Clóvis Salgado, por meio da Diretoria de Ensino e Extensão, realiza quatro cursos, abertos à comunidade. São eles: Improvisação para Teatro – Jogos Teatrais, Música e Criatividade VII - Inserção da Arte na Sociedade, Depoimentos em Cena: do Cinema à Sala de Aula e, ainda, Quadrinhos, Linguagem e História. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail extensao@fcs.mg.gov.br. Saiba mais AQUI
 
 
Artes Cênicas
 
Prêmio Fundação Clóvis Salgado de Estímulo às Artes Cênicas 2013 - incentiva a criação teatral e de dança, por meio do apoio à montagem e à circulação de espetáculos. As inscrições vão até o dia 17 de maio. Acesse o edital no site fcs.mg.gov.br.
 
 
Artes Visuais
 
Editais Funarte para ocupação de galerias no Rio, São Paulo, Belo Horizonte Brasília e Recife
A Fundação Nacional de Artes – Funarte está com inscrições abertas em todo o território nacional, até 29 de abril, para cinco editais do Prêmio de Arte Contemporânea 2013. Vinte e um projetos de exposições de artes visuais serão selecionados para ocupar galerias e espaços culturais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife. O investimento total é de mais de R$ 1,7 milhão. Não podem participar desta seleção aqueles contemplados na última edição do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, em 2012. A portaria foi publicada nesta quinta-feira, 14 de março de 2013, no Diário Oficial da União. Acesse os editais AQUI
 
Trocas Contemporâneas – Interações Artísticas Regionais
Com o objetivo de promover o intercâmbio de projetos no campo das artes visuais e suas diversas linguagens, o Trocas Contemporâneas – Interações Artísticas Regionais lançou um edital para a seleção de propostas das cinco regiões do Brasil.  O projeto, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, pretende potencializar fluxos convergentes de experimentações, através de ações artísticas que se darão a partir de deslocamentos geográficos e da utilização da web como suporte. O edital está dividido em dois segmentos. O primeiro é direcionado a ações que se deslocarão geograficamente pelo país, contemplando cinco projetos que se expressem através das seguintes linguagens: performance, videoinstalação, instalação artística e  grafite. Já o segundo segmento do edital contemplará 10 projetos para a web, que se expressem através da videoarte e/ou webarte.Podem participar artistas de todas as regiões do Brasil. Inscrições até 11 de abril. Mais informações: http://www.fase10.com.br/#!/c219l
 
Audiovisual
 
15º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte -  inscrições para o 15º Festcurtas BH  abertas até 7 de junho de 2013 pelo site shortfilmdepot.com.O Festival acontece de 20 a 29 de setembro no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias (Palácio das Artes). Saiba mais AQUI.

Ancine abre editais de coprodução com 4 países -  inscrições para três editais de coprodução com a Argentina, Uruguai e Portugal, além de um edital de desenvolvimento de projetos em parceria com a Itália estão com inscrições abertas até o dia 2 de maio de 2013. Os regulamentos dos concursos, os formulários e toda a documentação necessária para a inscrição podem ser consultados no site da Agência Nacional do Cinema.

 

Festival Internacional de Cinema de Brasília  - Estão abertas as inscrições para o BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília, que acontece entre os dias 13 e 23 de junho, na capital federal. As inscrições terminam no dia 20 de abril e podem ser feitas pelo site www.biffestival.com.

 

Prêmio Adicional de Renda - inscrições abertas até 20 de maio de 2013, destinado às empresas brasileiras de produção, distribuição e exibição de obras cinematográficas de longa-metragem. Veja no edital os detalhes sobre as inscrições.

 

11º DocLisboa - festival sediado na capital portuguesa entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro de 2013. O evento seleciona obras brasileiras em três categorias da Competição Internacional. São aceitos curtas, com duração máxima de 40 minutos; longas-metragens, com duração mínima de 40 minutos; e Investigações, filmes que retratem situações críticas do presente e do passado, apresentando novas visões sobre a história. As inscrições terminam no dia 15 de maio de 2013 e podem ser feitas no site www.doclisboa.org.

 

Festival Internacional de Filmes Curtíssimos  - o evento  integra a programação do Festival de Internacional Très Court, que acontece simultaneamente em mais de 80 cidades de 15 países. Os realizadores podem inscrever filmes com, no máximo, três minutos de duração, amadores ou profissionais, realizados em qualquer parte do Brasil e em qualquer data. As inscrições são gratuitas  e podem ser feitas até 22 de abril de 2013. Saiba mais em http://filmescurtissimos.com.br

 

Festival Visões Periféricas - o  Festival é composto pelas mostras Visorama, Fronteiras Imaginárias e Ibero-americana, com filmes de até 30 min e pela mostra Tudojuntoemisturado, com vídeos de até 5 min.  Quem pode participar:  mostra Visorama: alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação audiovisual; mostra Fronteiras Imaginárias: realizadores independentes e coletivos de audiovisual; Ibero-americana: escolas livres e coletivos de audiovisual localizados nos países ibero-americanos, exceto Brasil; mostra Tudojuntoemisturado: aberta a qualquer realizador. Inscrições até 19 de abril, exceto para a mostra Ibero-americana que vai até 10 de maio. Mais informações: http://www.visoesperifericas.org.br/2013/index.html.

 

Festival de Cinema Latino-americano de La Plata - inscrições abertas até  5 de julho. O Festival chega à sua oitava edição entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro e tem o Brasil como país convidado. Saiba mais: Festival de Cinema Latinoamericano de La Plata - FESAALP

 

9ª edição da Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga - a Mostra acontece na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, e tem inscrições abertas até o dia 5 de abril (para ocumentários em curta ou longa-metragem, desde que sejam relacionados ao tema deste ano - “O Cinema da Paz em Tempo de Guerra”). Para saber mais informações, acesse www.cinedocumenta.com.br.

 

Festival de Curtas-metragens Silhouette - acontece entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro em Paris, na França. As obras inscritas devem ter sido concluídas após setembro de 2011, e devem ter duração máxima de 59 minutos – com exceção dos documentários, cuja duração deve ser, no máximo, de 35 minutos.   As inscrições vão até 17 de maio e devem ser feitas pelo site Shortfilmdepot. Fonte:
 
Concurso Internacional de Produção de Vídeo: “Minha Cidade, Nosso Patrimônio Mundial”
Inscrições até 14 de junho de 2013. Informações:
 

4º Festival Internacional de Cinema pela Equidade de Gênero  -  acontece entre os dias 7 e 11 de maio de 2013 na cidade argentina de Buenos Aires. Inscrições abertas até o dia 20 de dezembro. Saiba mais sobre o 4º Mulheres em Foco - Festival Internacional de Cinema pela Equidade de Gênero em seu site oficial.

 
Festival Internacional de Cinema de Santiago, no Chile  - inscrições para a 9ª edição, que acontece entre os dias 23 e 31 de agosto de 2013, até 24 de maio de 2013. Leia mais.

 

Fundo Setorial do Audiovisual - As inscrições para a Chamada Pública das linhas de fluxo contínuo do Fundo Setorial do Audiovisual – Prodecine 02 (Linha C: aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens nacionais); Prodecine 03 (Linha D: comercialização de longas-metragens nacionais no mercado de salas de cinema); Prodecine 04 (Linha A, Modalidade Complementação: produção de longas-metragens nacionais independentes), e Prodav (Linha B: produção de obras audiovisuais para o mercado de televisão) – foram prorrogadas até  31 de maio de 2013. Para inscrever um projeto é necessário preencher e finalizar a inscrição eletrônica específica para cada um dos processos de seleção, todos disponíveis no portal do BRDE.

 

Circo, Dança e Teatro

 
II FESTA - Festival de Teatro de Rua de Araçuaí - inscrições abertas até 31 de maio as inscrições para FEstival que acontece de 06 a 12 de outubro de 2012. Acesse o regulamento em http://icarosdovale.blogspot.com.br/

 

Livro, Leitura e Literatura
 
Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura -  inscrições abertas até o dia 17 de junho. A iniciativa pretende eleger o melhor romance em língua portuguesa publicado nos últimos dois anos, no período entre junho de 2011 e 31 de maio de 2013. Além de escritores brasileiros, o Prêmio tradicionalmente recebe obras de autores de outros países de língua portuguesa, como Moçambique e Portugal. Para mais informações, acesse www.jornadasliterarias.upf.br. Fonte: Publishnews
 
Museus
 

Prêmio Memória do Esporte Olímpico - inscrições até 9 de maio. Serão premiadas até 12 iniciativas de preservação da memória do esporte olímpico brasileiro, com R$ 35 mil cada uma . Podem concorrer ao prêmio tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas de direito público e privado sem fins lucrativos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo Sistema SalicWeb.

 

Música
 
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos
A Funarte publicou portaria que institui o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos (2013), no dia 18 de março de 2013, segunda-feira, no Diário Oficial da União – Seção 1 – pág. 34. O edital é direcionado à realização de concertos didáticos em diferentes escolas da rede pública, por duos, trios, quartetos quintetos ou sextetos, vocais e/ou instrumentais, e/ou conjuntos corais. Os grupos podem ser formados por músicos brasileiros ou radicados no país há, no mínimo, dois anos. Cada contemplado receberá um prêmio no valor de R$ 23.500,00 (sujeito à tributação prevista em lei). A Funarte direcionou um valor total de R$ 1 milhão para este edital. Inscrições até 02 de maio. Leia mais
 

Ibermúsicas

O Ibermusicas – Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, que tem como objetivos apoiar a formação de novos públicos para espetáculos musicais ibero-americanos, as residências artísticas e a mobilidade de artistas ibero-americanos na região, promove, nesta edição, quatro convocatórias. Lançadas em março de 2013, o Programa está recebendo inscrições até 30 de março de 2014, nas seguintes categorias: 1) Ajudas a residências artísticas de compositores – Inscrições abertas até 31 de julho de 2013; 2) Ajudas à mobilidade de solistas e grupos ibero-americanos na região – inscrições abertas até 31 de julho de 2013; 3) Primeiro Concurso Ibero-americano de Composição Sinfônica “Ibermúsicas 2013” – Inscrições abertas até 30 de setembro de 2013; 4) Primeiro Concurso Ibermúsicas de Composição para Banda Sinfônica “Ibermúsicas-Oaxaca 2014” – Inscrições abertas até 30 de março de 2014. Podem participar os residentes nos países membros, entre os quais o Brasil. O representante do programa no país é a Fundação Nacional de Artes – Funarte. Leia mais
 
Jovem Músico e Jovem Instrumentista BDMG - até o dia 30 de abril, músicos mineiros, ou residentes no estado de Minas Gerais há mais de dois anos, com até 25 anos de idade, poderão se inscrever nos programas realizados pelo BDMG Cultural. Informações:  www.bdmgcultural.mg.gov.br.
 
Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira 2013 - inscrições até  30 de abril de 2013. Informações: www.ibvc.org.br.
 
Patrimônio
 
Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural/IPHAN - serão oferecidas 20 bolsas de estudo para profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. O curso, com 24 meses de duração, associa as práticas de preservação nas unidades do IPHAN, distribuídas em todo território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril de 2013 e o início das atividades dos selecionados será dia 1º de agosto de 2013.Consulte o Edital AQUI
 
Patrimônio Cultural Afrodescendente - edital para seleção de projetos com a finalidade de apoiar manifestações e práticas culturais relativas ao patrimônio imaterial de populações afrodescendentes. As atividades dos projetos deverão envolver ações de mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual; ações educativas, formação, capacitação e transmissão de saberes; apoio à organização e à mobilização comunitária, à promoção da utilização sustentável dos recursos naturais, entre outras que se relacionem ao universo da música, canto e dança e contribuam para a continuidade da existência de bens culturais imateriais e/ou para a gestão participativa e autônoma da preservação de práticas tradicionais referenciais de comunidades afrodescendentes no território brasileiro. É necessário que o projeto envolva ações que articulem elementos da música, do canto e da dança ou de um desses aspectos de forma específica. Outra recomendação para esse edital é que projeto se desenvolva em comunidades de pequeno ou médio porte, localizadas em território específico, para garantir que a execução, acompanhamento e monitoramento do projeto sejam compatíveis com a sua natureza. Leia mais

 

Nenhum comentário: