sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ponto de Cultura apresenta técnicas de audiovisual para jovens


Depois de sete meses de aulas, um grupo de adolescentes participantes do projeto do Ponto de Cultura ‘Juventude, Cultura e Cidadania’ está se preparando para o lançamento do resultado da oficina de audiovisual, que consiste na produção de três vídeos e uma seleção de fotos produzidos ao longo do curso. Os jovens, proveniente de bairros carentes de Aracaju, Socorro e São Cristóvão, tiveram um primeiro contato com o universo da produção audiovisual a partir dos encontros coordenados pelo diretor e produtor Marcel Magalhães.
Ao longo desses encontros, os jovens conheceram um pouco do discurso cinematográfico com a linguagem audiovisual, envolvendo assim o estudo de história do cinema, roteiro, fotografia, som, produção, comunicação visual e manipulação digital de imagens. Além do contato com toda a teoria, eles tiveram a oportunidade de colocar os conhecimentos adquiridos em prática. O resultado desse trabalho poderá ser conhecido em breve com o lançamento dos produtos finais da oficina.
Segundo o coordenador do Ponto de Cultura, Zezito Oliveira, os jovens estão trabalhando na finalização do material e a expectativa é que seja lançado no mês de maio. Ainda de acordo com Zezito, essa primeira etapa da oficina de audiovisual foi muito proveitosa. “As aulas foram um verdadeiro laboratório para os jovens onde eles puderam ter conhecimento sobre a produção de vídeo e fotos e fazer experimentos práticos. Para nós do Ponto de Cultura, também foi muito gratificante porque nós sempre tivemos vontade de realizar uma oficina com esse foco e só conseguimos graças a essa parceria com o Ministério da Cultura e Secult”, declara.
De acordo com Zezito, numa segunda etapa da oficina o objetivo será aprofundar os conhecimentos dos jovens sobre as técnicas e trabalhar também com animação. Além disso, segundo o coordenador do projeto, a partir desse primeiro contato com o universos do audiovisual a expectativa é de que alguns desses jovens possam despertar o interesse nessa área e quem sabe possam trilhar esse caminho profissionalmente.
Ponto de Cultura
O Ponto de Cultura ‘Juventude, Cultura e Cidadania’ é uma iniciativa da ONG Ação Cultural que desenvolve atividades com jovens e crianças de bairros carentes da Grande Aracaju. O projeto faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da cultura (MinC) e conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). 

Nenhum comentário: