domingo, 15 de julho de 2018

Conversando sobre a produtora cultural colaborativa com representantes do Sarau Ensaio Secreto.


No dia 13 de julho de 2018,   tivemos uma reunião para discutir a proposta da produtora cultural colaborativa (ColabSE), com um grupo de três  agentes/ativistas  culturais ligados ao “Sarau Ensaio Secreto”, Jean Victor, Paulinho Araújo e Luana Lima. Participou pela ColabSE, este que escreve, Zezito de Oliveira e Maíra Ramos. A reunião foi na sede da Ação Cultural.

Aqui eu não vi o futuro repetindo o passado”, diferente do que disse  Cazuza. O que pude perceber/sentir é o que    propôs Taiguara “Que o passado abra os presentes pro  futuro, que não dormiu e preparou o amanhecer”.

Fico pensando o quanto fizemos e estamos  fazendo para objetivamente fazer isso acontecer.  Falo aqui não apenas como sujeito individual,  enquanto agente cultural, mas também como sujeito coletivo, junto com os companheiros (as), integrantes da organização  Ação Cultural e do coletivo Colaborativa Serigy.  

Fico feliz por não estar sozinho, por saber que tanta gente espalhada por esse país afora, é parceiro disso. Inclusive alguns que estão candidatando-se para as  eleições  2018. Eleições que as elites nacionais e internacionais querem fraudadas, candidatos  que precisam estar em um lugar que também precisamos ocupar mais, para poder fazer o que Gilberto Gil fez  a frente do Ministério da Cultura, nos oito anos do  governo  do presidente Lula. Na linha do que propôs Taiguara “Que o passado abra os presentes pro  futuro, que não dormiu e preparou o amanhecer”. (outra versão)

Também espero que mais pessoas, com  mais ou menos tempos de caminhada,  e em outras lugares ou papéis,  não apenas como executivos ou parlamentares,  possam entender o quão importante é a força da juventude , da cultura e da mulher.  Juntas, elas podem  espalhar e fazer explodir sementes e frutos de revolução, revolução permanente e na potência maior, para além dos espasmos ou fogueiras que acontecem quando os opressores não conseguem mais sufocar os gritos e sussurros dos oprimidos. 

Mas,  para espalhar e fazer explodir essas sementes,  a juventude precisa da compreensão  e colaboração de quem tem mais tempo  no percurso, sabendo que não é para repetir o passado, mas  para recriá-lo ou reinventá-la.

Zezito de Oliveira.



Fotos acima: Maíra Ramos
 Artistas sergipanos se reúnem no Ensaio Secreto




Evento é realizado todas as segundas-feiras em Aracaju
Em novembro de 2015 dois amigos se encontraram em um delicioso espaço de Aracaju chamado ‘Jardim Secreto’. 

Entre conversas, o músico Paulinho Araújo e o poeta João Victor Fernandes, tiveram a ideia de criar um sarau naquele lugar em plena segunda-feira para que muitos artistas da cena sergipana pudessem se encontrar neste dia que possivelmente é a folga de muitos que trabalham na noite, possibilitando um encontro de diversidades musicais e artísticas de uma forma geral, uma espécie de aglutinador onde diferenças pudessem dialogar, se perceber. 

E que esse espaço pudesse ser também um momento de ensaio de bandas, lugar para pintar uma tela, escrever alguma ressonância ou apenas experimentar o novo. Daí surgiram parcerias inéditas, sonoridades e inúmeros projetos. O ‘Ensaio Secreto’ oficialmente nasceu em dezembro de 2015.

Além de ser um sarau multi-artístico é também um evento com finalidade beneficente. “A cada edição arrecadamos alimentos, brinquedos, livros, roupas, itens de higiene pessoal. Separamos cada tipo de doação para ações sociais artísticas ao qual levamos um pouco do ensaio – música, poesia e sentimento – para casas de acolhimento, asilos, grupos assistências, famílias que necessitam e assentamentos”, explica Paulinho Araújo.

É uma forma de gratidão às experiências incríveis que vivenciamos todas segundas-feiras. Acreditamos que gera um ciclo virtuoso que transcende a arte, ou os entendimentos usuais da arte, tendo em vista a função social da arte e o poder de mudar as coisas”, completa.

Sucesso
 
O evento cresceu e se tornou itinerante passando a ser realizado em diversos jardins, bares e centros culturais de Aracaju. “Cada Ensaio é único dada essa circulação do evento. Costumamos adaptar a atração ao local ou vive-versa. Acontece também de alternarmos edições mais agitadas e outras mais contemplativas, tudo isso de forma orgânica”, detalha João Victor Fernandes.

Os ensaios são realizados todas as segundas-feiras, sem exceção, e o local só é divulgado no Instagram @ensaiosecretoaju e através do grupo de WhatsApp no próprio dia, algumas horas antes do evento.

A segunda é um dia de ‘descanso’ ou dia ‘livre’ para muitos artistas que trabalham na noite. Mas também foi escolhido porque precisamos viver bem e felizes todos os dias da semana e não apenas a partir da sexta”, justifica a colaboradora Luana Lima.

O evento é aberto ao público. “Qualquer pessoa amante da arte e curiosa pode participar para descobrir o novo. É uma grande oportunidade para começar a semana muito bem. Porque esperar a sexta-feira para ser feliz? Venha alimentar sua semana com arte, venha descobrir sua arte, venha ajudar se ajudando. O ensaio é secreto e o maior segredo é se permitir. Permita-se” convida Paulinho.

Caldeirão musical
 
Os ensaios contam com diversos artistas sergipanos. “A escolha dos artistas acontece de diversas formas. Muitos são frequentadores do ensaio, e assim o convite acontece de maneira muito orgânica. Alguns nos procuram quando têm um trabalho novo e estão afim de experimentar com um público amigo, em um ambiente acolhedor. Frequentadores assíduos também descobriram em si a arte, ou se sentiram acolhidos para serem atrações. Um dos nossos papéis é também despertar, descobrir e encorajar novos talentos”, orgulha-se João Victor Fernandes.

“Hoje em dia com as nossas redes sociais é que as portas estão se abrindo para novos músicos que nunca foram ao ensaio, então geralmente os artistas que chegam até nós dessa forma nos mostram um pouco do seu trabalho e depois disso marcamos uma data”, destaca Luana.

Também acontece com frequência de recebermos artistas nacionais e internacionais que estão de passagem pela cidade, eles acabam ouvindo sobre o ensaio secreto através dos amigos ou do público do ensaio, fazem o contato e o resultado é uma troca muito linda. Vem acontecendo também de alguns ficarem sabendo em suas cidades, muitas vezes longe do circuito regional, através de outros artistas ou público que esteve conosco e assim nos procuram. Mas, definitivamente, o fato de hoje se poder acompanhar o ensaio quase que em tempo real pelas redes sociais tem levado a informação artística para lugares inusitados. A nossa grande diferença é que não divulgamos nos nossos cartazes os nomes das atrações, mas construímos charadas onde o público pode tentar adivinhar quem irá tocar na noite”, diverte-se Paulinho.

O Ensaio secreto é um evento que tem na sua essência a multiplicidade. “Ou seja, é para absolutamente todas as pessoas. O nosso público-alvo são todos aqueles que sabem da importância da arte para a vida, ou os que desejam descobrir qual a sensação de começar a semana com a “alma alimentada”, como nós gostamos de falar. Nosso público são aqueles que estão dispostos a se abrir para o inesperado numa segunda à noite”, finaliza João Victor.

Nenhum comentário: