sexta-feira, 27 de julho de 2018

Arte pela democracia e contra a barbárie no Festival #LulaLivre





"Está chegando a hora. Neste sábado (28), a partir das 14h, no Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa, região central da cidade, o Festival Lula Livre reunirá artistas e intelectuais latino-americanos em ato cultural e político em defesa da democracia e contra a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os mais de 40 nomes da música brasileira confirmados, estão Chico Buarque, Gilberto Gil, Jards Macalé, Ana Cañas, Beth Carvalho, Chico César, Noca da Portela, Nelson Sargento, Odair José, e Manno Góes, assim como artistas da nova geração, como Filippe Catto, Tomaz Miranda, Cecilia Todd, Marcelo Jeneci, Lyza Milhomem, Marcos Lucenna, Maria Rivero e MC Carol."
leia mais aqui 

A realização  do Festival Lula Livre será a consagração  de duas idéias, a de que  Lula é uma  das melhores criações da raça brasilis, e  que é através da arte que os brasileiros  expressam melhor seus ideais e sentimentos por um mundo mais justo, democrático, diverso e plural,  além de ser um dos mais importantes, senão o mais importante canal de formação de consciência, afetos e mobilização popular que temos em nosso país. 

Mas para isso, as artes e os artistas precisam ser bem nutridos com orçamento maior e políticas públicas construídas  com participação e controle social. Isso porque ao contrário do que muitos pensam, as artes e os artistas precisam de uma base material, a qual em termos primários é o próprio corpo do artista, corpo que nasce e cresce em um dado território e que carrega uma carga de memórias ancestrais que são fontes para a convivência, inspiração e criação.

Regar ou cuidar disso tudo,  com as políticas públicas gerais que vicejaram no  governo Lula, e setorialmente sob abatuta dos geniais Gilberto Gil e Juca Ferreira é o que nos faz reafirmar: Lula é umas das melhores criações da raça brasilis. Daí, podemos adaptar o famoso verso de uma antiga canção, transformada em bordão:  “Lula maravilha, nós gostamos de você.”



Abaixo três  play lists, a primeira tem a criação artística e a produção  cultural como tema, mote ou metalinguagem,  a segunda canções que clamam pela liberdade de Lula e a terceira canções de luta produzidas nestes tempos sombrios ou TEMERosos.

Play list - A arte de viver da arte.     sexta-feira, 1 de maio de 2015

 Canções por democracia e liberdade! Pelos direitos dos trabalhadores livres! Por Lula livre! segunda-feira, 25 de junho de 2018

 "A arte e a cultura são potentes armas contra a alienação, a ignorância, a barbárie. Há tempos muitos estão  na luta  com estas armas. Desse jeito! Ocupemos mais as ruas, as praças, as escolas, as igrejas, os meios de comunicação e as redes sociais. Com canções e artes de luta, de resistência, de paz, de justiça."
 

Nenhum comentário: