quarta-feira, 18 de julho de 2018

Economia da Cultura e Economia e Solidária.



Fundação
Casa de Rui Barbosa
www.casaruibarbosa.gov.br
  Pontos de cultura e economia      solidária:
aproximações e possibilidades
Luana Vilutis
  Resumo
   Este artigo aborda práticas de economia solidária dos Pontos de Cultura e traça um histórico do programa Cultura Viva voltado às ações de fomento à economia da cultura.
O programa é situado dentro da diretriz política do Ministério da Cultura de articular a dimensão simbólica da vida social, a dimensão da cultura como economia e a compreensão de cultura como direito de cidadania. Este trabalho aponta para algumas análises sobre a prática dos Pontos de Cultura pesquisados na segunda etapa da avaliação do programa Cultura Viva realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. O foco de
abordagem está voltado às ações de sustentabilidade socioeconômica dos Pontos de Cultura e suas contribuições para a autonomia da Rede Cultura Viva.
   Palavras-chave:
Pontos de Cultura; Economia Solidária; Programa Cultura Viva; economia
da cultura; sustentabilidade socioeconômica.

Aqui


ZONZON.M. Economia Solidária da Cultura: Estratégias de Gestão para a sustentabilidade de Grupos culturais. 130 f. il.
2017. Dissertação (Mestrado em gestão e Desenvolvimento Social)
Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2017.
RESUMO:
A temática da sustentabilidade dos empreendimentos e grupos culturais têm sido recorrente nas discussões do campo cultural, seja no âmbito das políticas públicas de cultura, seja na esfera da sociedade civil. Confrontados a um cenário econômico regido pela lógica mercadológica cada vez mais competitiva, muitos grupos culturais encontram grandes dificuldades de manter suas atividades. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo contribuir com a discussão acerca da sustentabilidade de grupos culturais, propondo modelos de análise e estratégias de gestão
cultural. Nesse sentido, desenvolvem-se, de forma simultânea e complementar, duas abordagens: uma reflexiva, voltada para a ressignificação dos conceitos de sustentabilidade (multidimensional) e de economia, baseada em princípios e práticas da Economia Solidária e Economia Plural; a outra, propositiva, por meio da elaboração de instrumentos e estratégias de gestão cultural. O método de pesquisa adotado foi o estudo de casos múltiplos, realizado junto   a três grupos culturais situados na Chapada Diamantina, Bahia, além de um estudo de caso realizado em instituição cultural francesa.

Palavras Chave: Sustentabilidade, Grupos Culturais, Gestão Cultural, Economia Solidária, Economia Plural.

 Aqui

Nenhum comentário: