Nas primeiras leituras que tenho lido sobre a Campanha da Fraternidade
de 2022, isso fica perceptível pelos argumentos iniciais apresentados abaixo. Baseio no primeiro
material que li , destinados aos jovens , ainda farei a leitura
do texto base, mas já dei uma primeira olhada.
A primeira vista estranho o pouco espaço dado ao conceito de
educação popular, o qual teve em agentes pastorais, educadores e intelectuais
católicos, um dos seus principais atores
de formulação de práxis, reflexão a partir
da prática e com nova intervenção na realidade a partir disso..
Só para ficar em dois exemplos, podemos citar o Movimento de
Educação de Base (MEB) e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Com relação ao
primeiro, a arquidiocese de Aracaju teve papel importante no nascimento, crescimento
e sofreu duramente a perseguição provocada pelos militares que tomaram o poder
em 1964.
Sobre o MEB, pode-se consultar o link abaixo:
https://acaoculturalse.blogspot.com/2020/04/cinquenta-anos-sem-dom-tavora.html
Outro aspecto que me chamou a atenção é o pouquíssimo destaque
no primeiro livreto que li, o subsidio destinado a juventude, ao programa
Scholas Ocurrentes ( Escola de Encontros
ou Escola de Vizinhos) e ao Pacto Educativo Global proposto pelo Papa
Francisco.
Sobre o Programa Scholas Ocurrentes, pode-se consultar o
link abaixo:
https://acaoculturalse.blogspot.com/2018/12/relato-sobre-visita-de-celio-turino.html
Sobre o Pacto Educativo Global
https://www.youtube.com/watch?v=TNk_SZY3d3Q
APRESENTAÇÃO DO TEXTO-BASE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022
https://www.youtube.com/watch?v=ZFnKgBPmZGE
Especial - CNBB lança texto-base para Campanha da Fraternidade 2022
https://www.youtube.com/watch?v=8fG3xlgn_7U
Hino oficial da Campanha da Fraternidade 2022!
https://www.youtube.com/watch?v=ZWX7Iad3fGA
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