informações voltadas ao fortalecimento das ações culturais de base comunitária, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"
sábado, 8 de janeiro de 2022
Sucupira é aqui!! O Brasil arcaico volta a ocupar o palco principal a partir do golpe de 2016
Nos tempos do auge da modernização conservadora, época da ditadura militar e que moldou o Brasil que temos, não o Brasil que queremos, os brasileiros que podiam ter acesso a televisão, riam das peripécias de Odorico Paraguassu, prefeito de uma cidade fictícia do interior, ficticia mas nem tanto.
O Bem Amado, é o nome da novela em que Paulo Gracindo brilhou no papel principal acompanhado luxuosamente por outros brilhantes colegas de profissão.
Quase cinquenta anos depois o Brasil descobre que tem uma pessoa na presidência da república pior que Odorico Paraguassu. O Bem Amado começou a ser exibida no ano de 1973
Assim, não é somente a realidade que imita a ficção, mas a ideia do Brasil que quer ser moderno ainda ter um longo passado pela frente..
Assistindo o vídeo abaixo, se descobre até um atentado fake planejado e executado por Odorico Paraguassu contra si mesmo.
Assistamos e reflitamos sobre o Brasil mostrado em algumas novelas. Vale também para universidades e cursos de formação do MST e congêneres
É preciso compreender os interesses reais que estão por trás da disputa.
Brasil em disputa!! Democracia em expansão, com criação de oportunidades para a inclusão, redução das desigualdades e respeito ao diferente. "Ninguém é feliz sozinho". Brasil Estocolmo ou Compenhague X Democracia reduzida a eleições, promoção de amenidades e futilidades via meios de comunicação de massa, visando fortalecer o individualismo, o consumismo, os preconceitos e as discriminações. "Cada um por si, Deus por todos." Brasil Sucupira ou México.
A corrupção é só uma desculpa, do contrário quem estaria julgando a presidente Dilma, não seria um bocado de bandidos oficiais, juramentados e de papel passado, como diria Odorico Paraguassu, prefeito de Sucupira.
Romero Venâncio
2020
E A HISTÓRIA PARECE QUE SE REPETE...
No Brasil as ironias históricas acontecem e nos fazem pensar... Falo aqui da novela "O bem amado" de 1973 (data simbólica de uma ditadura que vinha desde 1964!!!). Novela que tem como centro o prefeito Odorico Paraguaçu - um político demagogo e corrupto que ilude o povo simplório da pequena Sucupira, no litoral baiano, com seus discursos inflamados e verborrágicos. No capitulo 33, o prefeito com o intento de inaugurar um cemitério que precisa de mortos, rouba um carregamento de vacinas contra o tifo e numa cidade que tava se precipitando para uma epidemia. Era preferível que as pessoas morressem e se mantivesse a loucura do prefeito... A primeira já era uma farsa novelística (mas que dizia muito da ditadura de plantão)... A segunda em 2020, continua a farsa, sem novela e com sacrifícios humanos a olhos vistos. Com um adendo: Odorico Paraguaçu tem mais dignidade que bolsonaro e seu grupo.
Zezito de Oliveira
2021
O episódio dos empréstimos na caixa econômica, intermediados por Michele Bolsonaro para alguns de seus amigos, me fez ver a necessidade de assistir a novela O Bem Amado. Quando passou em meados da década de 1970, era pré adolescente e devo ter assistido a um ou outro capítulo. O box com a novela foi comprado há alguns anos, mas nunca parei para assisti-la. Muitas obras de arte são fundamentais para nos ajudar a entender o imbróglio em que estamos metidos, aqui tratando de novelas de um tempo em que podiam ser consideradas como obras de arte de primeira grandeza. Me chamou a atenção, os planos com duração mais longas, portanto com mais tempo de duração de cena, a trilha sonora esmerada e produzida diretamente para a novela e com um bom encaixe com as cenas, muitas das canções no formato instrumental. A interpretação magistral dos atores. Lembro em alguns momentos ter percebido a marcação e um jeito teatral na representação. Fica a dica!!!
André Pamplona Silveira Santos
2021·
Dias Gomes foi indiscutivelmente um gênio e,quem sabe,até mesmo um profeta. Além do caso da epidemia de tifo e das vacinas na novela "O Bem-Amado",de 1973,já amplamente compartilhado em vídeos pela internet afora,nove anos depois,ele provavelmente deveria estar vislumbrando ou até mesmo prevendo algum acontecimento,quando mandou Odorico Paraguaçu,Dirceu Borboleta,Zeca Diabo e as irmãs Cajazeiras para Nova York,no episódio "I Love Sucupira",da série homônima.
Canções tambem não podem faltar, sempre acompanham este escriba. A primeiro abaixo ajudou a inspirar o titulo desse post.
Chico César - "Prosa Impúrpura do Caicó" (Aos Vivos/1995)
Nenhum comentário:
Postar um comentário