segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Festival de Cinema Infantil chega a Aracaju dia 19






Foto: Vinicius FontesFoto: Victor BaldeFoto: Vinicius FontesAlunosDeyse_Rocha
Aracaju receberá mais uma vez o Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici). De 19 a 28 de outubro, os pequenos espectadores sergipanos poderão assistir a filmes de vários países, exclusivamente na Cinemark Jardins, a preço único de R$7. O evento é realizado pela Copacabana Filmes e Produções e tem a produção local da Casa Curta-SE. Em dez edições, Sergipe participa pela nona vez.


A 10ª edição do festival trará para Aracaju mais de 40 filmes, entre longas e curtas-metragens. Além disso, a cidade recebe pelo segundo ano consecutivo o evento de abertura, que será realizado no dia 20 (sábado), a partir das 10h no Cinemark, que este ano, será aberto ao público pagante. Durante o evento, seis salas do Cinemark estarão destinadas aos filmes infantis. A abertura contará com DJ, palhaços, pernas de pau, além das sessões paralelas em seis salas.


Na véspera da abertura, os espectadores já poderão conferir algumas das atrações do festival. Na sexta-feira, 19, o festival terá a sessão de ‘O Pequeno Jornalista’ às 10h30 e às 14h. Após assistirem ao filme, os espectadores debaterão o tema com um profissional de comunicação. Já no dia 26, nos mesmos horários, acontecem as sessões ‘O Pequeno Cientista’.


A sessão Prêmio Brasil, que exibe curtas selecionados em mostras competitivas, ocorre em três horários no dia 19: às 11h, 13h e 15h. Os filmes são divididos em Mostra Teen, Histórias Curtas e Histórias Animadas.


“No dia 20 e 21, também teremos as oficinas de animação, que já são tradicionalmente esperadas pelo público infantil e fazem parte do programação há cinco anos. Elas são gratuitas para as crianças que forem assistir aos filmes desses dias e serão realizadas no hall da Cinemark ”, lembrou a produtora local do evento, Deyse Rocha. Em uma das oficinas, as crianças escolhem os personagens que querem representar e montam o roteiro do seu próprio filme. Elas fazem interpretações em um fundo infinito enquanto são filmadas. Depois de uma semana, é disponibilizado um DVD com a gravação no youtube.


De 22 a 25 de outubro, o festival traz o projeto ‘A Tela na Sala de Aula’. Destinado exclusivamente às escolas públicas, o projeto leva gratuitamente, milhares de crianças ao cinema. As escolas interessadas em agendar, devem entrar em contato pelo telefone 3302-7092/3041-8563 ou pelo email: agendamentofici.aju@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Festival
O FICI chega à 10ª edição este ano. Do começo modesto, com apenas 15 filmes de nove países,o festival já soma hoje 450 filmes exibidos até 2011 e um público total superior a 1,2 milhão de espectadores. Somente neste ano, a programação reunirá 100 filmes de 24 países – cerca de 70% inéditos –, que serão exibidos com exclusividade nas salas de cinema da Rede Cinemark, agora em dez cidades brasileiras.


A mostra já passou pelo Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas, Santos, Natal. Chega no mesmo perído em Aracaju e Salvador e termina em Brasília e Belo Horizonte.


Apoio
Incentivado pela Lei Rouanet, o festival tem patrocínio do BNDES, Petrobras, Skin, Cinemark, com produção da Copacabana Filmes e realização do Ministério da Cultura. A produção local é da Casa Curta-SE

Mais:
 AQUI  

Programação Completa  AQUI e AQUI

Nenhum comentário: