VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

sábado, 17 de maio de 2014

Sergipe se prepara para participar da TEIA dos Pontos de Cultura em Natal


Entre os dias 19 e 25 de maio a cidade de Natal (RN) receberá expressões artísticas de todo o país. É que nesta data acontece a TEIA, um evento que reunirá representantes e integrantes de Pontos de Cultura das cinco regiões do país. Entre as premissas deste encontro nacional estão a ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação de um Brasil a se revelar.

O evento acontece desde 2007, mas Sergipe participará pela primeira e será representado por 14 delegados que foram eleitos através de votação. Essa escolha aconteceu durante o Fórum dos Pontos de Cultura de Sergipe, realizado no mês de março. Gleide Chagas, do Ponto de Cultura ‘Dançando com arte: resgate, história e tradição do Reisado da Barra dos Coqueiros’, foi uma das escolhidas e não esconde sua ansiedade pela participação no evento.

“A expectativa é grande, pois será um momento de troca, onde interlocutores de vários Pontos estarão presentes e poderemos vivenciar o que eles passam e como estão atuando em suas comunidades pelo Brasil a fora”, afirma. Gleide informa ainda que o grupo de Reisado, criado a partir do Ponto de Cultura, foi selecionado para se apresentar nas mostras culturais da TEIA. Além dele, o grupo de dança do Ponto de Cultura Albertina Brasil, de Nossa Senhora da Glória, também se apresentará nas mostras artísticas.

Durante a TEIA os delegados eleitos e demais participantes estarão incluídos em uma vasta programação, que contém seminários, palestras, minicursos, fóruns, exposições, debates, rodas de conversa, intercâmbios, intervenções urbanas, além de shows e apresentações culturais. Os debates serão norteados por diversos eixos que prometem contribuir para a integração e engrandecimento dos Pontos de Cultura do país.

O coordenador do Ponto de Cultura Ação Cultural, de Aracaju, Zezito Oliveira, participará de um eixo-temático que tratará da sustentabilidade, pois acredita que instituições como Pontos de Cultura podem trabalhar para superar a dependência dos recursos públicos. “A TEIA é um momento ímpar para nós que trabalhamos a cultura em nossas comunidades, pois será um momento de encontro, aprendizado e troca. Espero poder aprender bastante e também contribuir para o crescimento dos Pontos e desta política público criada pelo programa Cultura Viva”, enfatiza.

Secult presente
O poder público também marcará presença durante o evento. O Governo do Estado de Sergipe será representado por duas colaboradoras da Secretaria da Cultura (Secult): Celiene Lima, que é diretora do Núcleo de Produção e Difusão Cultural, e Tiara Camera, que é coordenadora dos Pontos de Cultura na Secult. Elas participarão do Encontro de Gestores de Pontos de Cultura, que acontecerá dentro da TEIA, e será fundamental para o programa avançar na formulação de indexadores que qualifiquem o planejamento e a avaliação dos Pontos em todo o país.

“Vamos contribuir com informações sobre a realidade dos Pontos de Cultura de Sergipe com o objetivo de avançar na adequação dos marcos regulatórios do programa à nossa realidade regional, além de buscar informações sobre a realidade do programa para prestar atendimentos mais qualificado aos nossos Pontos”, explica Tiara Camera.

Sobre a TEIA
A Teia é o encontro dos Pontos de Cultura do Cultura Viva e das representações da Diversidade que integram o Brasil Plural. Em sintonia com as estratégias e diretrizes gerais do Plano Nacional de Cultura, a Teia Nacional da Diversidade 2014 inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários de grupos, coletivos, comunidades, Pontos de Cultura e iniciativas que integram os Programas Cultura Viva e Brasil Plural.

A TEIA da Diversidade tem o objetivo de consolidar o Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural – Cultura Viva (PCV) como o programa de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura. Também é um espaço que se propõe a refletir criticamente sobre: a  proposta de realinhamento do novo PCV para um programa de base comunitária, a partir da Portaria 118 de 30 de dezembro de 2013; O processo de integração de programas, projetos e ações do Sistema MinC ao Cultura Viva; E sobre as contribuições da TEIA 2014 para o desenvolvimento do Programa.

Confira a lista de delegados sergipanos que irão à TEIA
Jaquelene Linhares -Ponto de Cultura Axé Ô;
Gleide Chagas – Ponto de Cultura Dançando com arte: resgate, história e tradição do Reisado da Barra dos Coqueiros;
Rui Marcelo – Arte Lutheria do Agreste Sergipano;
Thiago dos Santos – – Ponto de Cultura Clube das Mães de Tomar do Geru;
Aldemir José – Ponto de Cultura Casa de Cultura Zumbabus;
Messias Cordeiro – Ponto de Cultura Albertina Brasil;
Sérgio Lima – Ponto de Cultura Circolando;
José Alves - Ponto de Cultura Umbaúba Cultura e Arte: Uma alternativa às drogas e à violência;
Marina Ribeiro – Ponto de Cultura Batuque de Algola;
José Messias - Ponto de Cultura Rendar a Arte Com Fios da Cultura;
Kassem Afif – Ponto de Cultura Caixotes da Memória;
Zezito Oliveira – Ponto de Cultura Juventude e Cidadania - Ação cultural;
Michelle Ferreira - Ponto de Cultura Raízes da Cultura;
Rosineilde Silva – Ponto de Cultura Som da África.

Nenhum comentário: